congelar ovo cozido pode
Crédito: Freepik
em

Pode congelar ovo cozido? Veja as dicas de como fazer

Essas dicas são ótimas para aproveitar uma promoção de ovos frescos e levar uma grande quantidade para casa

O hábito de congelar alimentos traz mais praticidade para a rotina doméstica. Você pode congelar alimentos crus ou cozidos, de praticamente todos os tipos, e fazer com que ele durem muito mais tempo. Mas, e o ovo cozido, já tentou congelar para ver como fica? Se gostaria de tentar, mas não tem certeza se vai dar certo, descubra tudo agora.

Pode congelar ovo cozido?

Você pode sim congelar o ovo cozido. Porém, não é a forma mais recomendada para congelar ovos, pois ao serem descongelados a gema tem grande risco de ficar com uma textura de borracha e o sabor também poderá não ser o mesmo, tão gostoso.

O ideal seria pegar apenas os ovos mais frescos, quebrá-los para retirar a casca e armazená-los no congelador assim mesmo: sem casca e crus. Se congelar os ovos com casca, elas poderão se romper e explodir por causa da pressão, resultando em uma grande sujeira, além de você perder os ovos.

Passo a passo para congelar ovos cozidos

Se mesmo sabendo que essa não é a melhor forma, ainda assim você quiser fazer o teste, tudo bem. Faça o seguinte:

  • Cozinhe os ovos normalmente. Depois, descasque-os e decida como vai congelar:
  • Pode picá-los e misturá-los em outras receitas para congelar junto com outros alimentos e reduzir o risco de perder a textura.
  • Também pode separar as claras das gemas e congelar separadamente. O motivo é que, se não gostar da textura de alguma das partes, não perderá as duas no descongelamento, que as deixa mais unidas.

Como congelar ovos crus

Se não quiser arriscar congelar os ovos cozidos e achar que ficaram ruins depois, a melhor opção é congelá-los ainda crus.

  1. Escolha só os ovos mais frescos;
  2. Quebre as cascas e coloque cada ovo dentro de um pequeno potinho no qual ele caiba inteiro, tipo forminhas de cupcake;
  3. Leve ao congelador por algumas horas para solidificar;
  4. Depois desenforme cada ovo e armazene-os juntos em um saquinho plástico bem fechado para economizar espaço.
  • Para garantir uma melhor textura, tente separar as claras das gemas antes de levar ao congelador. Nesse caso, prefira bater as gemas para ficarem misturadas, e adicionar um pouco de sal ou açúcar, conforme a receita que pretender usar.
  • Se quiser usar os ovos para receitas tipo omeletes, ovos mexidos, tortilhas ou panquecas, que levam os inteiros, pode misturá-los (clara com gema) antes de congelar. Assim fica mais prático de preparar a receita, pois os ovos já vão estar misturados quando descongelarem.

Quanto tempo de congelador?

Como viu, é possível congelar ovos de várias formas: cozidos, crus, com gemas e claras juntas ou separadas, inteiras ou batidas. Mas, também é importante saber por quanto tempo os ovos duram no congelador. Lembre-se de colocar uma etiqueta com a data do congelamento no pacotinho.

  • Claras de ovos frescos, separadas das gemas:  até 12 meses.
  • Ovos crus e frescos: até 12 meses.
  • Ovos cozidos: de 2 a 3 meses.

morte trágica de famosos

A morte trágica desses famosos brasileiros chocou o Brasil nas últimas décadas

legumes salteados chef ravioli

Aprenda a fazer os deliciosos legumes salteados do chef Ravioli