Menu

20 Receitas de bolo sem farinha de trigo para todos os gostos

Confira essas opções para uma alimentação sem glúten e deliciosa

Crédito: Freepik

Publicidade

A farinha de trigo costumava ser o ingrediente indispensável em receitas de bolo, mas atualmente as coisas estão mudando. Com muito mais informação sobre o glúten presente nesse tipo de farinha, e também sobre o processo de refinamento que elimina muitos nutrientes, as pessoas estão adaptando a alimentação com outras opções. Então, se quiser ampliar o seu cardápio de doces, veja ótimas receitas de bolo sem farinha de trigo.

Receitas de bolo sem farinha

Entre as opções de substituição da farinha de trigo, seja ela refinada ou integral, estão a farinha de amêndoa, de coco, de linhaça, de milho, de aveia e outras que talvez você ainda nem conheça, mas vai ter curiosidade de experimentar, pois são todas sem glúten e oferecem resultados surpreendentes às receitas.

Veja também: receitas de bolo de goiaba

1. Bolo de chocolate simples

Um bolo prático, tradicional, escolha certeira para o café da tarde. Para ficar ainda melhor, esse bolo de chocolate não tem glúten porque é feito, simplesmente, sem qualquer tipo de farinha. Ele leva ovos, chocolate em pó, manteiga, sal, açúcar, fermento e coco ralado. A massa cresce, fica úmida e muito fofa, experimente.

2. Bolo sem farinha sabor limão vegano

Como essa receita é vegana, também livre de lactose e de ovo, então esse bolinho delicioso e fácil de fazer pode ser apreciado por pessoas que diversos estilo de vida e com restrições alimentares. Para substituir o trigo comum, esse bolo é feito com farinha de aveia, farinha de arroz e polvilho doce. Mas não é só isso. Confira a lista completa de ingredientes e veja como a chef Susan Martha ensina a fazer:

Publicidade

3. Saudável de casca de tangerina

Esse bolo tem uma receita surpreendente. Ele é saudável, sem glúten, sem lactose e vegano. Leva aveia, polvilho doce, óleo de coco, tâmaras, leite de coco, tangerinas com e sem casca, bicarbonato, vinagre de maçã, essência de baunilha e psyllium. Só escolhas amigas da saúde. Aprenda a fazer.

4. Bolo de nozes recheado fácil

Esse é bolo de festa lindo e saudável. O recheio é de creme de confeiteiro com nozes caramelizadas. É uma boa dica para fazer um bolo especial sem glúten. Leva farinha de arroz, de aveia, polvilho doce e mais outras delícias que você vai acompanhar nesse vídeo da chef Susan Martha:

5. Bolo sem farinha sabor queijadinha

Esse bolo não leva farinha, mas também não é fit, pois a receita pede leite condensado. Se preferir até pode usar adoçante no lugar, mas a consistência pesada e molhadinha não será a mesma. Porém, claro que vale a pena experimentar. Os outros ingredientes são os comuns: ovos, milho, manteiga, coco ralado e fermento. Aprenda a fazer:

6. Bolo sem farinha sabor banana com aveia

Não precisa de farinha de trigo, muito menos de açúcar para fazer essa delícia de bolo. Ele fica docinho por causa das bananas e tem aquele aroma irresistível da canela. Então, leva apenas aveia, banana, fermento, ovos e canela. Vai perder? Confira o passo a passo para se inspirar:

Publicidade

7. Bolo de milho com fubá

Aquela lata de milho que está no seu armário não precisa ser usada só quando for fazer um molho de salsicha. Use-a para preparar um bolo bem docinho, aromático e delicioso, misturando esse ingrediente com fubá, leite, ovos, óleo, açúcar e fermento. Confira no vídeo como fica o resultado.

8. Bolo sem farinha sabor coco

Você já viu algumas receitas que levam coco ralado como ingrediente, mas essa versão é para enaltecer o sabor dessa deliciosa fruta. Fica um bolo ao mesmo tempo leve e consistente, pois não vai farinha de qualquer tipo, mas vai leite condensado, ovos, coco ralado e fermento. Praticamente um beijinho de coco assado. Confira como fazer também a cobertura:

9. Chocolate com chantilly de vinho do Porto

Se você está com vontade de ir para a cozinha preparar algo ao estilo gourmet, esse bolo é uma boa opção de receita a escolher. Ele é bem simples, pois a massa leva apenas chocolate meio amargo, manteiga, ovos e açúcar cristal, ficando tipo um brownie, só que mais leve. O toque especial está no chantilly caseiro feito com creme de leite fresco, açúcar refinado e vinho do Porto.

Publicidade

10. Chocolate com pera

Sim, parece que pera e chocolate fazem uma boa combinação, não custa nada experimentar. Só vai custar os ingredientes que você já vai ter em casa depois de fazer outras opções de bolo sem farinha. A receita dessa massa leva farinha de amêndoas, ovos, açúcar, manteiga, chocolate meio amargo, peras e açúcar de confeiteiro para decorar. Aprenda a fazer:

 

11. Bolo nuvem de chocolate

Esse bolo tem o nome de nuvem por causa da leveza da massa que é aerada e derrete na boca. Ele fica bem molhadinho e fofo, tudo por causa das claras em neve. Também vai precisar de gemas, chocolate ao leite, sal, gotas de vinagre e açúcar de confeiteiro ou coco ralado bem fino para deixar o bolo mais bonito e ainda mais apetitoso.

12. Bolo sem farinha sabor chocolate com framboesas

As framboesas são frutinhas muito bonitas e saborosas, então vão deixar o bolo muito mais apetitoso. A massa de chocolate leva açúcar, chocolate meio amargo, cacau em pó, manteiga, ovos e extrato de baunilha. Pode também usar uma geleia de framboesa para colocar entre a massa e as frutinhas.

Publicidade

13. Chocolate com toque cítrico de laranja

A mistura de chocolate com laranja fica ótima, e é ainda melhor quando o bolo é fácil de fazer. A receita leva chocolate meio amargo, cacau, gemas, claras, manteiga, açúcar e as raspas de laranja que fazem toda a diferença no sabor.

14. Bolo de batata-doce sem trigo

A batata-doce resulta em ótimos bolos, quando misturada com os ingredientes certos. Essa é uma receita sem glúten, mas que não é fitness porque leva leite condensado. Porém, no dia em que se der ao luxo de comer um doce bem fofinho e molhadinho, faça essa versão para provar. Confira a lista completa de ingredientes.

15. Bolo de tapioca sem forno

Gosta de comer tapioca no café da manhã? Então varie a forma de preparo fazendo essa delícia de bolo bem simples e docinho para servir de sobremesa ou no lanche da tarde. Só vai precisar de tapioca, açúcar, leite, coco ralado, leite de coco, leite condensado e essência de baunilha. Se quiser fazer a cobertura, essa opção leva leite condensado, leite de coco e creme de leite. Veja como se faz:

Publicidade

16. Bolo sem farinha sabor cenoura sem glúten, sem lactose e sem ovos

O clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate pode ser saboreado em uma versão livre do glúten da farinha de trigo, também sem leite e sem ovos. Ou seja, é um bolo vegano lindo e maravilhoso que fica difícil resistir ao ver como é feito e o resultado. Confira:

17. Cremoso e com fubá

Esse bolo é para quem gosta de uma massa cremosa, pois leva requeijão, açúcar, leite, óleo, ovos, fermento e queijo parmesão. Veja como é fácil de fazer:

18. Bolo de arroz

Já imaginou fazer um bolo à base de arroz cru? Dá certo sim, fica fofinho e bem gostoso. Além do arroz, vai precisar de fermento, óleo, leite, ovos, açúcar e queijo parmesão ralado. Não precisa de qualquer farinha, nem mesmo a farinha de arroz para comer essa delícia.

Publicidade

19. Fubá com goiabada sem glúten nem lactose

O bolo de fubá pode ser incrementado com o sabor inconfundível da goiabada, que aliás, são dois sabores que combinam muito bem. Essa é uma receita para quem tem restrição alimentar ao glúten e à lactose poder comer sem medo. Leva ovos, açúcar, óleo de coco, farinha de amêndoas, fubá, água, fermento e goiabada.

20. Vegano de cacau com farinha de arroz

Para veganos, esse bolo de chocolate com recheio de beijinho é a verdadeira perdição. A massa é feita com sementes de linhaça, farinha de arroz, açúcar demerara, cacau em pó, sal, óleo, água, vinagre branco e fermento em pó. Aprenda a fazer esse bolo de festa lindo e apetitoso:

Sair da versão mobile