em

Como bater chantilly no ponto certo

Faça deliciosas receitas com esse creme especial, usando como recheio ou cobertura

bater chantilly
Crédito: Pixnio

O chantilly é uma receita de confeitaria usada para recheios e coberturas de vários tipos de doces. É possível comprar ele pronto no supermercado, mas é claro que as receitas caseiras são sempre mais saborosas. Então, se tinha dúvida de como fazer por nunca conseguir acertar quando parar, veja agora como bater chantilly no ponto certo, seja na mão ou na batedeira.

Veja também: receitas com chantilly para todas as ocasiões

Bater chantilly na mão

É muito mais comum, rápido e prático bater chantilly na batedeira, é verdade. Mas também é perfeitamente possível fazer o processo à mão, caso você não tenha batedeira ou não esteja podendo utilizá-la no momento.  Faça da seguinte forma, para render duas xícaras de chantilly:

Ingredientes

Creme de leite fresco (nata): 1 xícara (chá);
Açúcar refinado: 1 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Leia na embalagem do creme de leite fresco se ele pode ir ao congelador e por quanto tempo. Para essa receita, deverá colocar o creme de leite no congelador por 20 minutos antes de bater. Só retire do congelador quando for bater e não deixe ultrapassar esse tempo;
  2. Em seguida, abra a embalagem e coloque o creme de leite fresco em uma tigela. Pegue um batedor de arames que seja de inox ou de alumínio para bater, essa é a ferramenta certa;
  3. Comece a bater chantilly vigorosamente, sempre no mesmo sentido para não desandar. Bater vigorosamente também é importante para que se criem bolhas de ar no creme. Elas ajudam a dar o ponto;
  4. Preste atenção na transformação do creme. Quando ele começar a engrossar, ainda antes de começar a formar os picos moles, já colocando o açúcar aos poucos, mas sem parar de bater. Se for necessário, peça ajuda de alguém. Mantenha-se batendo até que os picos do chantilly fiquem mais firmes. Quando isso acontecer, pare de bater e está pronto.

Na batedeira

É preciso ter muito cuidado ao bater chantilly na batedeira, pois bastam alguns segundo a mais batendo o creme de leite fresco para que ele vire manteiga. É mais rápido do que quando está batendo à mão. Se isso acontecer, não tem como salvar, ainda que, pelo menos, você vai ter uma manteiga fresca para outras receitas.

Mas como agora o objetivo é bater chantilly sem perder o ponto, a dica é simples. Siga o mesmo procedimento que é feito para bater na mão, mas usando a batedeira:

  1. Primeiro coloque o creme de leite fresco no bowl da batedeira, assim que o retirar do congelador;
  2. Ligue a batedeira usando o batedor de arames na ponta e mantenha sempre na velocidade média;
  3. Quando o creme começar a formar os picos moles, vá adicionando o açúcar e mantenha a velocidade até que os picos comecem a ficar mais firmes. Chegando a esse ponto, desligue a batedeira imediatamente.

Depois de pronto, pode usar na hora ou deixar tampado na geladeira até o dia seguinte. Se quiser colocar sabores no seu chantilly, veja como fazer receitas de chantilly de chocolate e como fazer chantilly de leite Ninho.

Confira mais: receitas de chantilly com diferentes ingredientes

receitas de pudim de laranja

Pudim de laranja: receitas fabulosas para experimentar

usar desodorante íntimo

Desodorante íntimo: saiba como usar