Crédito: Freepik
em

Como acabar com o mau hálito

8 dicas e 1 receita infalíveis!

Publicidade

Já conversou com alguém que tem mau hálito, o famoso bafo? Você não sabe o que é mais constrangedor: ter que avisar ou ficar esperando que termine o processo de decomposição na boca da pessoa.

mau hálito

A situação é tão embaraçosa, que, pior que isso, só se o bafo vier de você mesma. E as causas podem ser as mais variadas: boca seca, doenças bucais, bebida, cigarro, falta de higiene correta, alimentação, problemas gástricos, etc.

Caso tenha se identificado, ou conheça aquela pessoa que gosta de falar bem de pertinho, temos dicas certeiras para acabar com o mau hálito. Anota e repassa para as amigas:

Publicidade

Evite ficar muito tempo sem comer

A falta de atividade gástrica aumenta a produção de ácidos e gases estomacais, que podem subir e causar mau odor. Tenha sempre uma garrafinha de água na bolsa, para hidratar a boca e o esôfago; ou uma maçã – ela limpa a superfície dos dentes e ajuda na boa digestão, evitando que cheiros ruins cheguem à boca.

Escove os dentes após as refeições

Criando esse hábito, evita-se o acúmulo de bactérias que causam tártaro e cárie, e consequentemente, o mau hálito. Por isso, não deixe de levar sua escova de dentes e pasta para o trabalho! Como ficamos muitas horas fora de casa, não é legal passar tanto tempo sem higienizar a boca.

Não coma alho e cebola crus

É meio óbvio, né? Além da famosa murrinha, esses alimentos contêm enxofre, que provocam gases menos cheirosos. Mas se você gosta muito, não se prive! Coma o quanto quiser e invista no “combo da limpeza pesada” depois: escovação – fio dental – enxaguante bucal. E claro, torcer para ninguém falar com você nas próximas horas.

Publicidade

Beba água

Ajuda a aumentar a produção de saliva, mantendo a boca e as mucosas hidratadas. Mais garantia de hálito fresco! Insistimos: leve sempre uma garrafinha de água na bolsa! Faz bem para o hálito, para a pele, para o cabelo, para os rins…

Use fio dental

Os restinhos de alimento que ficam presos nos dentes são um dos maiores causadores de bafo. Talvez você até tenha o hábito de escovar sempre os dentes, mas esquece do fio dental – o resultado não vai ser o mais completo! Use uma vez por dia, pelo menos, para evitar tártaro, placa bacteriana e mau hálito.

Publicidade

Escove a língua

Já notou que às vezes a língua apresenta a superfície esbranquiçada? O nome disso é saburra lingual – uma massinha que se forma devido ao excesso de bactérias, muco e resto de alimentos. Por isso, inclua a língua e a parte interna das bochechas na sua rotina de escovação. Se possível, compre um raspador de língua, para a higiene ficar mais completa.

mau hálito

Use enxaguantes bucais

O líquido chega até onde a escova e o fio dental não alcançam. E graças à função bactericida, ajuda a eliminar bactérias causadoras do mau hálito. O produto é caro? Sim, mas isso não quer dizer que sua higiene não possa ser a melhor possível: aprenda a fazer enxaguante bucal caseiro e não use mais essa desculpa 😉

Publicidade

Consulte seu dentista

É importante visitar o dentista uma vez ao ano, pelo menos, para verificar como anda sua saúde bucal. Caso não possa pagar pela assistência de um profissional, procure os serviços de saúde da sua cidade. Acompanhamento odontológico faz parte das atribuições das Secretarias de Saúde em todo o Brasil.

Veja também: Como dizer para alguém que está com mau hálito

Se nada disso funciona e o bafo insiste em te incomodar, se liga nessa receita caseira para acabar de vez com o mau hálito.

Publicidade

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de água;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de sal

Faça bochecho com a mistura durante 2 minutos, 2 ou 3 vezes por semana.

Veja também: Remédios caseiros para mau hálito: 10 opções poderosas

Publicidade

Caso o problema persista e afete seu convívio com outras pessoas, não hesite em procurar ajuda médica!

Peso ideal: como calcular com base no índice de massa corporal

Receita de quinhapira: o prato do Norte feito no MasterChef