escova de dente
Crédito: Freepik

Por que não devemos dividir escova de dente com outra pessoa?

A escova de dente é um objeto de uso pessoal, e devemos ensinar isso às crianças desde cedo

Publicidade

A escova de dente é um utensílio pessoal, que não deve ser compartilhado. Isso porque a função dela é remover as placas bacterianas dos nossos dentes, e quando fazemos isso, a escova fica com resíduos de germes, mesmo ao ser enxaguada.

Ou seja: se você compartilhar sua escova de dente com outra pessoa, estará compartilhando também as bactérias e outros micro-organismos existentes na boca de cada um de vocês.

Cuidado com a contaminação cruzada

Aí você pode estar pensando: mas que diferença faz se eu compartilhar a escova com a pessoa que beija minha boca todos os dias?

Verdade, faz sentido. Mas, faz diferença do mesmo jeito. Isso porque, através do beijo na boca, bactérias e vírus podem ser transmitidos, mas não necessariamente os mesmos que podem ser transmitidos pelo compartilhamento da escova, ou com a mesma gravidade.

Publicidade

Por exemplo, no caso de uma das pessoas estar com algum problema dentário que não é transmitido pelo beijo, esse problema pode ser transmitido se a escova compartilhada causar alguma pequena lesão na gengiva e o micro-organismo entrar no sangue. Isso não aconteceria apenas com um beijo.

E a situação pode ser mais grave na pessoa que recebeu a bactéria do que na pessoa que transmitiu, caso o seu sistema imunológico seja mais fraco.

Alguns exemplos de doenças transmitidas dessa forma são herpes, mononucleose, endocardite bacteriana e cândida.

Aproveite e veja: Hábitos errados que você tem com sua escova de dentes

Publicidade

Dividir escova de dente pode transmitir cáries?

Parece bem óbvio que, entre as doenças que podem ser transmitidas pela escova de dente, esteja a cárie.

De fato, as cáries contêm bactérias e vão ser passadas de uma boca para a outra. Mas, não é porque você contraiu a bactéria que você vai desenvolver cárie.

Isso porque, para ter cárie, não basta ter as bactérias na boca. É necessário um conjunto de fatores, como falta de higiene bucal adequada e uma alimentação rica em açúcares.

Publicidade

Então, mesmo sendo a pessoa da sua confiança, que você beija na boca, não é uma boa ideia compartilhar a escova de dente.

Veja também: Cárie no dente: conheça o que causa, como evitar e tratar esse problema

PODE GOSTAR TAMBÉM