pasta de dente
Crédito: Freepik

Molhar a pasta de dente com água é certo ou errado?

Como é o seu ritual para escovar os dentes?

Publicidade

Desde criança, aprendemos a colocar um pouco de pasta de dente na escova, dar uma molhadinha com a água da torneira e começar a escovação. Todos os dias é o mesmo ritual, que já fazemos no automático.

Mas, a marca Colgate está disposta a mudar a nossa forma de escovar os dentes. Eles publicaram um tuíte falando que não é recomendável molhar a pasta de dente antes de escovar os dentes. Você sabia disso?

No tuíte, a Colgate faz uma pergunta aos seus seguidores: “Com quantos anos você descobriu que não é recomendável molhar o creme dental antes de escovar os dentes?”

Contando com a surpresa dos internautas, e a agonia só de imaginar colocar a pasta na boca sem estar umedecida pela água, a Colgate explicou que a água prejudica a escovação, pois dilui o creme dental e suas propriedades benéficas, e que muita espuma diminui o atrito da escova com a superfície do dente.

Publicidade

Molhar a pasta de dente é ruim?

Em entrevista para UOL Tilt, Ricardo Belchior, coordenador e professor do Departamento de Engenharia Química da FEI, afirma que o uso de água realmente diminui a abrasividade do creme dental. Com menos atrito entre a pasta e o esmalte do dente, a tendência é diminuir a eficiência da escovação.

Então, parece que realmente devemos nos acostumar a colocar a escova de dente na boca apenas com a pasta, sem dar aquela molhadinha de leve.

Por outro lado, Ricardo também explica que existe um ponto positivo em molhar a pasta de dente, pois a água ajuda a diluir os abrasivos da pasta, o que “permite uma maior penetração do creme dental entre os dentes, melhorando a eficiência da escovação”.

Aproveite e veja: Por que não devemos dividir a escova de dente com outra pessoa?

Publicidade

Um meio-termo é o ideal

Então, existem os dois lados da moeda nessa história. Outro profissional foi consultado pela equipe do UOL Tilt para o tira-teima.

Jaime Aparecido Cury, professor da área de bioquímica da Faculdade de Odontologia da Unicamp, acredita que a água não afeta de forma significativa o resultado.

“A pasta de dente tem propriedades reológicas. Isso quer dizer que as suas substâncias só serão liberadas quando houver algum tipo de fricção, como quando você escova os dentes. Por isso, mesmo se você colocar um pouco de água, não vai perder a eficácia”.

Publicidade

O segredo é não encharcar a pasta com água, e sim, dar uma pequena umedecida nas cerdas antes de colocá-la, só para evitar aquela sensação de colocar a pasta “seca” na boca. E também não precisa desperdiçar creme dental. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha é mais que suficiente.

Veja também: Como escovar os dentes do jeito certo

PODE GOSTAR TAMBÉM