em

Como prevenir olheiras

Aprenda a prevenir olheiras e fique com um ar mais descansado, até mesmo ao final do dia
prevenir olheiras
Crédito: Wikimedia Commons

As olheiras podem ter vários formatos e causas, desde o escurecimento da região abaixo dos olhos, até aprofundamento da mesma dado o formato do rosto ou até mesmo a formação de bolsas, que fazem sombra e escurecem a região. Muitas pessoas tentar prevenir olheiras e até disfarçá-las no dia a dia.

Elas têm grande ligação com o histórico genético. Então se os pais têm, ela pode desenvolver também, pois trata-se do comportamento de um pigmento, assim como a cor dos olhos ou dos cabelos.

E existem outros fatores que podem levar a desenvolver as olheiras que normalmente podem ser evitados com coisas simples, que já poderiam fazer parte da sua rotina.

10 Dicas para prevenir olheiras

prevenir olheiras dicas
Crédito: The Conversation

Mais do que uma questão de autoestima, cuidar bem da sua pele é fundamental para a saúde, pois – como tudo no seu corpo – ela faz parte de um organismo vivo e sistêmico, então muitas coisas podem favorecer ou prejudicar. Veja então essas dicas para manter seu rosto sempre com aspecto de descanso, nutrido e prevenir olheiras.

1. Use protetor solar

Use o protetor solar diariamente, que seja adequado ao seu tipo de pele, mesmo que o período exposto ao sol não seja tão grande, evitando assim o acúmulo de pigmentos escuros na base dos olhos.

Se você se expõe ao sol sem proteção, está estimulando a sua pele a criar uma camada de proteção contra a radiação, composta de melanina. Se você tiver tendência a ter olheiras, elas certamente se concentrarão lá.

2. Evite coçar os olhos

Sofre com rinite ou outras infecções respiratórias de cunho alérgico? Pois saiba que ficar secando ou coçando os olhos pode causar olheiras.

Isso acontece pois causa do atrito com os vasinhos que ficam sob a pele, fazendo com que esses se dilatem e fiquem mais visíveis, formando aquela sombra entre o marrom e o roxo, na base dos olhos.

3. Pratique a respiração consciente

A falta de oxigenação adequada pode também levar ao escurecimento da região, visto que se não há a oferta adequada do mesmo no tecido, ele tende a pigmentar. A região debaixo dos olhos contém diversos pequenos vasinhos, que podem não estar irrigados o suficiente.

Para melhorar essa condição, experimente fazer exercícios respiratórios, inalando e exalando o ar de forma consciente, sempre pelo abdome. Veja alguns exercícios que você pode começar a fazer agora:

4. Durma o suficiente

Enquanto você dorme, seu corpo continua realizando funções importantes, na realidade, fundamentais para a volta das atividades, durante o dia. Uma delas é a drenagem na pele, inclusive debaixo dos olhos.

Se você não dorme bem ou dorme muito pouco, certamente aparecerá essa mancha escurecida na base dos olhos, dada a falta de drenagem, que deveria ter sido feita durante as horas de descanso, mas foram negligenciadas. Então, procure dormir o suficiente, ok?

5. Não force a visão

Forçar muito a vista, seja lendo livros, estudando, escrevendo ou até mesmo realizando as ações exigidas pelo seu trabalho, em computadores e celulares, pode causar olheiras.

Para prevenir olheiras, dê um descanso aos seus olhos. Se ao chegar em casa você decidir assistir um pouco de televisão, atualizar as redes sociais ou até mesmo aquela série no computador, vai continuar forçando os olhos, prejudicando seu corpo.

6. Pare de fumar

O vício do cigarro e outras formas de fumo certamente fazem muito mal ao seu corpo, dada a quantidade absurda de veneno que entra na sua corrente sanguínea, sendo as olheiras um mal secundário, porém ainda incômodo.

Elas são um pedido de socorro do seu corpo, que está tendo que lidar com muito monóxido de carbono e está sem oxigênio para funções vitais e até para o básico, como lhe fornecer energia para as atividades diárias.

7. Cuide da alimentação

Se sua alimentação não está balanceada, podem surgir olheiras escuras, na tonalidade entre marrom e roxo, dada a falta de nutrientes e oxigenação. Um exemplo é a falta de ferro, que causa a anemia.

Quando seu corpo sofre dessa doença, reduz a produção de hemoglobina – os famosos glóbulos vermelhos – responsáveis por transportar nutrientes e oxigênio para as células, deixando assim a região menos irrigada e mais propensa à formação de olheiras.

8. Hidrate-se

Assim como a falta de nutrientes pode levar ao aparecimento das olheiras, a falta de água no organismo também tem sua participação. A desidratação leva a um menor fluxo de nutrientes entre as células, causando também as olheiras.

Para evitar que isso aconteça, beba pelo menos 2 litros de água por dia, aumentando a quantidade em dias muito quentes ou quando fizer atividades físicas que te façam suar. Aposte nas águas aromatizadas, água de coco, frutas suculentas e afins.

9. Pratique atividade física

Outro fator que favorece a circulação sanguínea e consequente oxigenação das células do seu corpo é a prática de atividades físicas aeróbicas, que aceleram os batimentos cardíacos, irrigando o seu corpo com maior eficiência.

Quando você faz alguma atividade aeróbica, o seu corpo tende a acelerar os batimentos, bombeando maior quantidade de sangue para os vasos, o que melhora o aspecto das olheiras, reduzindo-o sensivelmente, principalmente se for uma prática diária.

10. Use cremes e máscaras

Claro que nutrir sua pele, fazendo com que ela fique menos fina, transparente, muito mais hidratada, vai ajudar a evitar o aparecimento e até mesmo eliminar as olheiras.

Veja nesse vídeo, dicas naturais, dadas por uma esteticista, para acabar com as olheiras em casa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
insolação
Insolação: o que é, sintomas e como tratar
Argila para gordura localizada
Argila para gordura localizada: benefícios e como usar