pré-shampoo
Crédito: Freepik
em

Pré-shampoo: saiba como usar e para que serve esse tratamento

Dicas de cuidados com os fios são sempre bem-vindas. Veja como é simples usar essa técnica de proteção do cabelo

O shampoo é um produto que milhares de pessoas utilizam todos os dias para limpar o cabelo. Mas as marcas mais comuns, que não oferecem nada de especial, fazem shampoos com uma composição que é agressiva aos fios. Inclusive por isso que cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas do low poo e no poo. Mas para quem quer continuar usando esse produto, a dica é utilizar o pré-shampoo.

O que é?

O pré-shampoo, como o nome sugere, é um produto para ser aplicado no cabelo antes de passar o shampoo. Ele pode ser em forma de creme, óleo ou próprio para adeptos do no poo e co-wash. As versões em óleo são recomendadas para quem tem cabelos secos, já que pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Para que serve?

A função desse produto é aumentar a nutrição e a maciez dos fios para que eles não sofram tanto com o ressecamento deixado pelo uso dos shampoos comuns que contêm um excesso de químicos desnecessários para a saúde dos fios.

Como usar

o que é e como usar pré-shampoo
Crédito: Freepik

O pré-shampoo é fácil de aplicar em todos os seus formatos, que pode ser em creme, óleo ou próprio para adeptos do co-wash que é um método de lavagem de cabelo sem usar shampoo, apenas aplicando um condicionador próprio para esse método que é menos agressivo aos fios.

Em creme

Para usar o tipo de pré-shampoo creme só precisa aplicá-lo em todo o cabelo, previamente umedecido, da raiz às pontas, 3 minutinhos antes de ir para o banho ou já no banho, mas antes de passar o shampoo. Se quiser pode deixar mais tempo, até meia hora.

Em óleo

A versão em óleo é tipo uma umectação. Você pode aplicar o óleo no cabelo seco ou úmido, separado por mechas, da raiz às pontas. Ele deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes do banho ou pode passar antes de ir dormir para lavar o cabelo de manhã. Esse tipo não é recomendado para quem tem cabelo oleoso. Se o seu cabelo for meio oleoso, evite passar na raiz ou, melhor ainda, use o creme.

Pré-shampoo no método co-wash

Como antes mencionado, o co-wash é uma técnica em que não se usa shampoo para lavar o cabelo, apenas determinados tipos de condicionadores que têm uma composição diferente dos tradicionais. Então, precisará comprar um produto específico para essa técnica. Ele também deve ser aplicado da raiz às pontas do cabelo, massageando bem o couro cabeludo, como faria com um shampoo comum. Depois é só enxaguar e aplicar o condicionador.

Receitas de pré-shampoo caseiro

Para facilitar, você pode comprá-lo em qualquer farmácia, em grandes supermercados ou lojas de produtos cosméticos. Basta escolher o ideal para o seu tipo de cabelo. Mas se você adora receitinhas caseiras, confira essas três recomendadas pelo canal Ficando Gata, cada uma para um objetivo diferente: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

1. Receita para hidratação

Para quem faz cronograma capilar fica mais fácil saber em que etapa do cronograma usar cada tipo de receita. Mas se você não faz, pode usar uma de cada vez, uma vez por semana.

Ingredientes

Mel: 1 colher (sopa);
Soro fisiológico: 1 colher (sopa);
Yamasterol: suficiente para o seu cabelo.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes em um potinho, aplique nos cabelos úmidos ou secos, da raiz às pontas ou da metade às pontas;
  2. Deixe agir durante 30 minutos antes de lavar com shampoo.

2. Receita para nutrição

Essa é uma receitinha bem simples, pois só vai precisar comprar um creme comum para nutrição do cabelo e azeite de oliva que vai proteger os fios. É ideal para aliviar o ressecamento das pontas duplas.

Ingredientes

Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Creme de nutrição: suficiente para o comprimento do cabelo.

Modo de preparo e aplicação

  1. Assim como na receita anterior, só precisa misturar muito bem os ingredientes e aplicar no cabelo úmido ou seco;
  2. Deixe agir de 20 a 30 minutos antes da lavagem normal.

3. Receita para reconstrução

Para o cabelo que está cheio de química, fraco e quebradiço, essa receita vai ajudar na reconstrução dos fios.

Ingredientes

Queratina líquida: 10 espirradas;
Vinagre de maçã orgânico: 1 colher (sopa);
Máscara de reconstrução: suficiente para o tamanho do cabelo.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture bem os ingredientes dessa receita em um potinho;
  2. Depois aplique nos cabelos ainda secos e sujos, deixando agir 20 minutos antes da lavagem.

Aproveite para conhecer tipos de óleos recomendados para misturar com máscara capilar e fazer o seu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

artesanato com isopor

10 Ideias para fazer artesanato de isopor

remédios para má digestão

Remédios para má digestão e gases: 4 receitas caseiras e medicações