fazer low poo e no poo
Crédito: Freepik
em

Low poo e no poo: métodos para lavar o cabelo com menos químicos

Sabia que é possível deixar de usar xampu no cabelo e mesmo assim mantê-lo bem limpinho? Conheça esses métodos

Quase todo mundo usa xampu para lavar os cabelos, mas a verdade é que esse produto, geralmente, contém químicos que agridem os fios a longo prazo. Para livrar os fios da agressão, surgiram os métodos de lavagem low poo e no poo. Nesse caso, “poo” é a abreviação de shampoo, então, “low poo” quer dizer menos xampu e “no poo” quer dizer lavar o cabelo sem usar xampu. Saiba em mais detalhes no que consistem esses tratamentos.

Veja também: maneiras de fazer cachos no cabelo

O que é low e no poo?

As técnicas de low e no poo foram desenvolvidas por uma cabeleireira inglesa co-fundadora de uma fábrica de de xampus sem químicos agressivos na composição. Embora seja comum pensar que cabelos oleosos são sempre sujos e que xampus que fazem muita espuma limpam mais, são informações enganosas.

O fato é que nem sempre o xampu com mais espuma é melhor, somente contém mais química. Também, fios oleosos nem sempre são sujos, do contrário, como ficariam as pessoas que têm cabelos oleosos mesmo poucas horas após a lavagem?

Então, esses conceitos são quebrados com o uso das técnicas de low e no poo que consistem em lavar os cabelos de forma eficaz, mas sem remover completamente a oleosidade que traz consigo muitos nutrientes importantes para a saúde dos fios.

A diferença entre as duas técnicas é o tipo de produto a ser usado. No “low” você vai usar um xampu e demais produtos que tenham uma composição própria para essa técnica. Já para fazer o “no”, você vai deixar de usar qualquer tipo de xampu e vai usar apenas um condicionador chamado de co-wash que também tem uma composição especial, sem os químicos que fazem mal aos fios.

Como fazer em casa

Para se tornar um adepto dessas técnicas e ter cabelos livres dos químicos que os xampus comuns contêm, é preciso comprar os produtos próprios para isso. Mesmo que decida não usar mais xampu, a lavagem dos fios deve ser feita com um condicionador especial, que nesse caso você vai chamar de co-wash.

Como fazer low poo

Os produtos que você vai precisar para ingressar no método “low” são muito parecidos com os tipos que você já usa para as lavagens normais, só que a composição deles é bem menos agressiva aos fios. Poderá escolher usar xampu sem sulfatos (do tipo para low poo), máscara liberada, condicionador liberado e finalizador liberado.

O primeiro passo para começar nesse novo método de lavagem de cabelo é fazer uma limpeza geral nos fios. Para isso, uma última vez você irá lavar o cabelo com um xampu que contenha sulfatos e seja livre petrolatos, o seu xampu normal.

A ideia é que os sulfatos irão remover todos os resíduos remanescentes de outros tratamentos. Essa limpeza não é feita em todas as lavagens, só na primeira, a menos que vá passar por algum tratamento químico.

Depois de fazer essa lavagem é só iniciar a lavagem com os demais produtos. Não é obrigatório usar todos eles. A listinha acima é uma sugestão para você substituir os produtos que usava antes pelas versões sem químicos.

Como fazer no poo

O no poo é a técnica na qual você vai abandonar o uso de xampu, até mesmo o tipo usado na técnica “low”. É recomendado que antes de passar para o no poo você fique um tempo acostumando seu cabelo com o low poo.

Então, para começar, você vai fazer uma última vez a lavagem com xampu para “low” e depois vai passar a usar apenas um condicionador para no poo, chamado de co-wash, e demais produtinhos feitos para a técnica no poo. Simplesmente isso, sem mais regras.

Produtos para low e no poo

Os produtos adequados são encontrados nos supermercados, farmácias e lojas especializadas em produtos cosméticos. São diversas opções, então o melhor a fazer é escolher um ou dois e passar um tempo usando para testar e ver como fica no seu cabelo. Veja algumas sugestões de marcas mais recomendadas por usuários na internet:

Xampus liberados para low poo

O mais importante produto para fazer o “low” é o xampu. Escolha sentindo o aroma, com base no seu estilo de vida (há muitos tipos veganos) e fazendo testes para sentir o resultado na prática.

xampus para low poo

Condicionadores liberados para low poo

Na técnica do low poo o condicionador continua sendo usado, desde que seja uma marca própria, sem os químicos proibidos. Opções não faltam para testar.

condicionadores para low poo

Máscaras liberadas para low poo

Veja algumas das marcas que oferecem máscaras para usar tranquilamente durante a sua rotina low poo, junto com outros produtos permitidos.

mascaras para low poo

Finalizadores liberados para low poo

Até mesmo para dar o acabamento desejado aos fios é necessário manter a regra dos produtos liberados, então essas marcas abaixo são alguns bons exemplos para experimentar.

finalizadores para low poo

Produtos para co-wash

O co-wash, como já mencionado, é o condicionador usado na técnica do no poo, aquela na qual você não vai mais usar xampu, apenas o condicionador especial, que pode ser uma dessas opções ou outras, conforme for testando e conhecendo melhor.

produtos co-wash

Crédito das imagens: Cacheia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como fazer cachos no cabelo

Como fazer cachos no cabelo: 7 técnicas para mudar o visual

horta vertical

Como fazer uma horta vertical em casa: 7 modelos lindos