sintomas de fibromialgia
Crédito: Freepik

10 Sintomas de fibromialgia

Saiba como identificar essa doença que é bastante comum e provoca dores generalizadas em 18 pontos do corpo

Publicidade

Uma doença caracterizada por promover dores crônicas em diversos locais do corpo. Ela atinge principalmente os tendões e articulações.Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, esse é um problema bem comum e que afeta principalmente as mulheres. Portanto, é muito importante conhecer os sintomas da fibromialgia e saber como tratá-la.

Veja também: o que é e como tratar fibromialgia

Sintomas da fibromialgia

A fibromialgia consiste em uma patologia que afeta diretamente o modo em que o cérebro lida com o processamento das dores. Ela, apesar de ser crônica, possui alta intensidade, deixando o doente muito menos propenso a diversas atividades durante as crises de dor. Portanto, conheça os sintomas desse problema e saiba como identificá-lo.

1. Dor generalizada

Como a pessoa sente dor em até 18 partes do corpo, essa doença sempre se manifesta com dores generalizadas. Mesmo assim, nem sempre essa dor é um dos sintomas de fibromialgia, podendo indicar dengue ou outros problemas. Portanto, atente-se à manifestação de outros sintomas, além dos locais onde as dores surgem.

2. Sensibilidade ao frio

O frio aumenta as dores musculares, já que com a queda de temperatura os vasos sanguíneos ficam mais comprimidos, o que obriga que os músculos se enrijeçam e contraiam, para controlar a circulação nos órgãos mais importantes. Tal reação faz com que fique mais propenso a dores e lesões, principalmente se já portar essa patologia.

Publicidade

3. Insônia

Com o surgimento de dores tão intensas, acaba-se desenvolvendo insônia e não conseguindo ter noites de sono adequadas. Isso se deve ao fato de que tal tensão muscular atrapalha na hora de dormir e diminui os efeitos da melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono.

4. Dor de cabeça

As dores musculares, presentes em diversas partes do corpo, podem refletir em dores de cabeça concomitantemente às crises. Dentre essas dores, as que se localizam na base da nuca, rente à cervical, nas laterais do pescoço e nos ombros deixam a região tensa, o que provoca a dor de cabeça.

5. Dor ao urinar

Para o ato de urinar, você necessita contrair determinados músculos da região pélvica e de suas periferias. Desse modo, se você fizer isso em meio a uma crise, irá sentir dor (mas sem a urina sair ardendo e nenhum fator do tipo).

6. Fadiga

Sentir uma sensação frequente de cansaço é muito comum em pessoas que possuem fibromialgia, já que a luta contra a dor promove muita tensão, o que gasta energia para a contração muscular. Assim, fica-se cansado depois de cada crise, além de ter o cansaço acumulado por conta do sono constantemente interrompido.

Publicidade

7. Dificuldades de concentração

Indivíduos que possuem fibromialgia são bastante propensos a terem problemas de atenção e de memória, o que pode gerar a longo prazo, dificuldade de aprendizado. Isso acontece porque há uma alteração química no sistema nervoso central, responsável pela execução dessas funções.

8. Problemas na imunidade

Até mesmo a imunidade fica debilitada. O surgimento das dores atrapalha o organismo a combater os agentes externos, provocando maior susceptibilidade a alterações hormonais.

9. Susceptibilidade a variações hormonais

O próprio nome já diz tudo! A fibromialgia promove maior susceptibilidade do organismo em relação às variações hormonais. Afinal, com o surgimento de tantas dores, a taxa de cortisol liberada é maior por conta do estresse gerado (físico e psicológico).

Publicidade

10. Síndrome das pernas inquietas

As pessoas que possuem essa doença geralmente sentem um enorme desconforto ao ter que ficar com as pernas paradas na mesma posição, principalmente quando estão deitadas. Isso faz com que tenham movimentos que se assemelham a espasmos para tentar aliviar essa sensação incômoda.

Que médico consultar e quando?

Se você sente esses sintomas e está tendo dores que não são resultados de uma fase, é hora de procurar ajuda especializada, pois tudo indica a presença de fibromialgia. Não desista de procurar um médico adequado, mesmo que desestimulem essa iniciativa, pois a maioria das pessoas não entende como é ter essa doença.

O médico que você deve procurar é um reumatologista, profissional ideal para a correção de problemas que envolvam articulações e todo o tecido conjuntivo. Ele fará o diagnostico corretamente e indicará remédios e práticas para tratar o problema e amenizar as dores.

Publicidade

Veja também: natação pode ajudar a tratar a fibromialgia

Conhecia esses 10 sintomas de fibromialgia? Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM