Plantas que mantém as baratas longe de casa
Crédito: Freepik
em

Plantas que mantêm as baratas longe de casa

Além de manter baratas e outros insetos longe, você aproveita para ter uma cozinha mais colorida e cheirosa, e temperos para usar no dia a dia

Publicidade

Muitas plantas são repelentes naturais de insetos, inclusive as baratas, que ninguém gosta de ver dentro de casa. Seja pelo odor forte ou por outras substâncias, essas plantas podem ficar na sua cozinha, na sala ou plantadas em volta da casa para ajudar a manter as baratas longe.

Crisântemo

crisantemo afasta baratas
Crédito: Pixabay

Essa flor faz mais efeito quando está plantada, não apenas em um vaso com água depois de ter sido cortada. Então, mantenha crisântemos no quintal ou em um vaso dentro de casa, pois ele libera uma substância que funciona como inseticida.

Essa é uma planta anual, então precisa ser replantada ao final de cada ciclo de um ano. Ela gosta de sol pleno, mas depois que formar os botões pode ficar dentro de casa. Mantenha regas frequentes e não precisa se preocupar com adubação.

Alecrim

alecrim para afastar barata
Crédito: Wikimedia Commons

Para os humanos, o cheiro do alecrim é muito agradável. Mas, as baratas não gostam, então você pode manter sua bancada da cozinha com um pé de alecrim plantado para repelir esses insetos.

Publicidade

Para plantar você pode escolher um alecrim da feira ou colher em algum quintal e colocar um galho para enraizar na água, perto da janela. Mude de água todos os dias até surgirem pequenas raízes, depois plante em um vaso com terra do jardim. Vá regando conforme a terra for secando, deixando pegar sol ao menos uma parte do dia.

Manjericão

manjericão afasta barata
Crédito: PxHere

O cheiro delicioso do manjericão vai deixar sua cozinha mais perfumada. Mas, como é um cheiro muito intenso para baratas e outros insetos, eles vão preferir manter a distância.

A melhor época para plantar manjericão é no verão, acima de 18 graus. Ele gosta de pegar sol algumas horas do dia, e a terra de plantio deve ser fértil, como a do jardim. Mantenha a terra sempre umedecida, regando quando a superfície da terra começar a secar.

Publicidade

Louro

louro para afastar baratas
Crédito: Hortas.info

No caso do louro, servem as folhas secas mesmo, do jeito que você usa para colocar no feijão e em outras receitas. Separe algumas folhas de louro por diferentes partes da casa onde as baratas podem entrar, e deixe ali para que elas saiam correndo ao sentir o cheiro forte.

Se quiser ter o louro em um vaso na cozinha, escolha um vaso com uns 50 centímetros de altura, pelo menos. Coloque uma terra fértil e plante sua muda. O louro precisa de, no máximo, quatro horas de sol por dia,  as regas devem ser quando sentir que a terra está começando a secar.

Hortelã

hortelã afasta baratas
Crédito: Reprodução

Um pezinho de hortelã na cozinha ou na sala vai deixar a sua casa perfumada e sempre terá folhas frescas para fazer um bom chá. Mas, as baratas não vão gostar nada dessa ideia. A hortelã tem um cheiro bem forte, por isso é um dos melhores repelentes naturais par baratas e outros insetos.

Publicidade

Seu vasinho de hortelã pode ficar na cozinha, onde pega bastante claridade, mas não precisa bater sol direto sobre a planta. Ela gosta de bastante umidade, então pode regar um pouquinho a cada dia, cuidando para não encharcar a terra. Ela pode ficar no mesmo vaso de outros temperos para cultivar em casa.

Como ajudar as crianças a conviver com avós com Alzheimer

Como ajudar as crianças a conviver com avós com Alzheimer

Ex-BBB Marcela McGowan responde pergunta homofóbica

Ex-BBB Marcela McGowan responde pergunta homofóbica