dicas para plantar louro em vaso
Crédito: Freepik
em

Como plantar louro em vaso: 6 passos simples

Se você cultivar em um vaso grande e com os cuidados adequados, o louro vai ficar bem grande e viçoso

Você adora colocar uma folhas de louro no feijão, nos caldos e outros pratos para ficarem com aquele aroma delicioso? Então pare de comprar e tenha a sua própria plantação de louros em vaso.

Como plantar louro passo a passo

Crédito: Hortas.info

Deixe o vaso na cozinha ou na varanda para que o aroma do louro esteja sempre no ambiente, trazendo a sensação de que sempre vai sair uma comida boa. Veja como é fácil plantar louro em vaso.

1. Escolhendo o vaso

O nome botânico do louro é Laurus nobilis L. Se você cultivar uma muda em um vaso grande, a árvore vai crescer bastante, talvez nem caiba na sua cozinha. Você pode escolher um vaso com uns 50 centímetros de altura para transplantar a muda que comprar, e se for um vaso de barro, melhor ainda. Escolha um vaso com furos na parte de baixo para escoamento da água das regas.

2. Preparando o vaso

Depois de escolher o vaso, é bem importante usar uma boa terra que permita o enraizamento e o desenvolvimento da planta. Mas, antes de colocar a terra no vaso, coloque no fundo uma camada de argila expandida ou pedrinhas para facilitar o escoamento da água das regas, evitando que as raízes da planta fiquem encharcadas e apodreçam. Se o vaso já tiver furos, essa camada de pedras é opcional, porém é mais garantido que a água não vai deixar a terra molhada demais.

Depois de fazer a camada de drenagem, coloque a terra no vaso. Pode comprar uma terra comum para plantio, ou pegar terra no seu quintal. É bom que seja uma terra rica em matéria orgânica, que você pode enriquecer com um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido. Misture também um pouco de areia de rio ou de construção para melhorar a drenagem.

3. Plantando a muda de louro

Depois de fazer a mistura de terra com adubo e areia, coloque essa mistura no vaso até um pouco mais da metade.

Em seguida, transplante a muda, retirando-a do vaso em que veio, limpando um pouco a terra, sem machucar as raízes, e acomodando-a no vaso novo.

Finalize preenchendo com terra até o topo do vaso. Faça uma rega e deixe o vaso no local em que ele vai ficar sempre.

4. Luminosidade

O local que o seu vaso de louro deve ficar precisa ser de meia sombra, ou seja, que pegue no máximo umas 4 horas de sol ao dia sobre a planta. Se pegar menos sol do que isso, é importante que o local seja bastante claro, de preferência em uma varanda ou pertinho da porta em um ambiente interno. A planta não se desenvolve sem bastante claridade.

5. Regas

Cuidado para não encharcar a terra com muita água. Faça uma nova rega quando perceber que a parte de cima da terra já está ficando seca. Coloque água aos poucos, até ver que já está saindo água pelos furos no fundo do vaso, aí chega. Faça essa rega sempre no comecinho ou final do dia, antes de a planta pegar sol.

6. Colheita

Na hora de colher as folhas de louro para usar nas receitas, use uma tesourinha de poda para cortar uma parte do galho. Não arranque as folhas sozinhas, pois assim você dificulta o desenvolvimento da árvore. Quando você corta um pedacinho de galho com folhas, ali vai brotar um novo ramo e sua árvore vai ficar cada vez mais bonita.

folhas furadas o que pode ser

Plantas com folhas furadas? O que pode ser e o que fazer

o que fazer se só consegue dormir com calmante

Só consegue dormir com calmante? Veja o que pode ser e como resolver