melhores temperos para plantar em casa
Crédito: Pixabay
em

Melhores temperos para plantar em casa

Seus pratos vão ficar muito mais saborosos com temperos frescos e orgânicos

Nada melhor do que estar fazendo comida e poder temperá-la com ervas frescas, acabadas de colher. O sabor do alimento fica muito melhor, mais fresquinho e aromático também. Para isso, você só precisa escolher alguns tipos de temperos e começar a cultivar em vasinhos, seguindo algumas dicas importantes. Veja quais são os melhores temperos para plantas em casa.

Hortelã

Com a hortelã você pode fazer de tudo: chás, sucos, sobremesas, bolos e molhos salgados. Essa planta pode ser plantada em uma jardineira, junto com outras ervas semelhantes. Ela não precisa de sol direto, apenas de um ambiente bem iluminado.

A rega deve ser diária, deixando o solo bem molhado. Ao longo do tempo, vá removendo as folhas secas. Quando for colher, escolha os galhos mais altos e verdinhos.

Salsinha

Para a salsa, escolha um vasinho com pelo menos 30 centímetros de profundidade para que a planta consiga enraizar bem. Ela precisa de umas 5 horas de exposição ao sol, pelo menos.

A rega deve ser feita só quando perceber que a terra está seca. Cerca de 60 a 90 dias depois do plantio já poderá colher, deixando 1 centímetro de caule para que volte a crescer.

Alecrim

O alecrim deve ser plantado em um vaso com 30 centímetros de profundidade e 20 centímetros de diâmetro. Ele não gosta de água em excesso, então espere a terra parecer seca para regar. O sol deve ser abundante e, depois de uns 10 dias de plantio da muda, já deve conseguir colher.

Cebolinha

A cebolinha é um tempero que ocupa pouco espaço, então ela se desenvolve bem em vasos junto com outros temperos. O solo deve estar bem adubado antes do plantio.

Ela precisa de água todos os dias e um ambiente com muita luz, mas não precisa deixar o sol bater diretamente sobre ela. Quando plantada desde a semente, cerca e 75 dias depois já dá para colher.

Coentro

O plantio das sementes do coentro deve ocorrer no inverno. O solo para plantio precisa estar bem fértil e a planta precisa de sol direto todos os dias. As regas não precisam ser diárias, mas o solo deve estar sempre úmido. De 30 a 70 dias após a germinação das sementes já se consegue uma colheita.

Tomilho

Esse tempero precisa de um solo com ótima drenagem para não acumular água. A rega só precisa ser feita com o solo já seco. Quando as flores começarem a surgir, cerca de 60 dias depois do plantio, já pode fazer a primeira colheita. Colha com antecedência para usar as folhas secas, como é de costume.

Orégano

O orégano precisa ficar exposto ao sol diariamente. Se o solo estiver bem rico com matéria orgânica, pode chegar a 50 centímetros de altura. As regas devem se manter todos os dias, pois a terra não pode ficar seca. Depois que a planta estiver com uns 20 centímetros de altura dá para fazer a primeira colheita.

Manjericão

O manjericão deve ficar em um vaso sozinho ou então em uma jardineira com espaço de 30 centímetros entre as sementes ou mudas. Plantas com orégano é uma boa opção para manter pragas afastadas. A rega deve ser feita todos os dias, bem como a exposição ao sol. Cerca de 60 dias depois do plantio de sementes já é possível colher.

Crédito das imagens: reprodução

Veja também: Dicas para replantar alimentos

suculenta de vidro

A beleza das suculentas de vidro para decorar a casa e o jardim

moeda rara olimpíadas 2012

Moeda de R$ 1 das Olimpíadas de 2012 pode ser negociada por R$ 160