em

Como plantar melancia

Veja o passo a passo para plantá-la na terra e no vaso

Crédito: Pxhere

A melancia é um fruto apreciado em todo o mundo, com sua polpa doce e suculenta, sendo rica em nutrientes essenciais para a saúde. Ela pode ser comprada facilmente em feiras e mercados, mas a versão mais gostosa vai ser sempre a orgânica. Você pode tê-la em casa se plantar melancia.

Que tal experimentar e plantar sua própria melancia em casa e ainda deixar seu jardim mais bonito?

Como plantar melancia em terra passo a passo

plantar melancia na terra
Crédito: Revista Globo Rural

Plantar melancia é muito simples. É uma planta de fácil cultivo e manejo, quando em local apropriado. Para deixar seu jardim mais criativo e funcional, experimente plantar parte da melancia no solo e outra em vasos, criando uma decoração vertical e de forração. Acompanhe o passo a passo.

Veja também: como fazer suco de melancia

1. Escolher o local

A melancia precisa de pelo menos 2m² para crescer de forma saudável, com solo rico em matéria orgânica e com exposição plena ao sol.

É fundamental fazer uma barreira de contenção para que ela não invada todo o jardim. Isso pode ser feito de forma simples com borda para jardim em plástico ou até mesmo com charmosos tijolinhos ou tocos de madeira.

Já coloque os vasos nos seus locais definitivos e faça caminhos em pedras com borda para você poder transitar entre os frutos, adubar, regar e, é claro, colher.

2. Fazer a sementeira

A sementeira deve ser feita no início da primavera, em temperaturas acima de 21ºC para germinar adequadamente.

Basta colocar terra rica em material orgânico em saquinhos próprio para mudas, ou até copos descartáveis, e depositar a semente, cobrindo com uma camada de 1 cm, sem compactar.

Regue a cada dois dias ou quando a terra estiver seca, sem encharcar. As mudas começam a aparecer em 15 dias. Quando estiverem com a altura de 10 cm, pode transplantar para o vaso ou para o solo.

3. Preparar a terra para o plantio

A terra deve ser revirada, recebendo uma boa quantidade de material orgânico, como a terra vegetal, humus de minhoca e esterco de boi.

Misture bem e deixe curtir por uma semana, antes do plantio, regando diariamente e eliminando quaisquer ervas daninhas que aparecerem.

4. Fazer o plantio

Para transplantar as mudas, faça covas um pouco maiores do que o tamanho do torrão de terra, com distância de 50 cm entre elas.

Coloque humus de minhoca ou outro adubo de sua preferência, misturado com terra vegetal em cada cova. Tire o saquinho ou copo descartável e mantenha o torrão intacto, plantando imediatamente. Feche com a mistura de terra e adubo.

5. Colheita e cuidados

A rega deve ser moderada, evitando molhar as folhas e frutos. Não encharque, mas também não deixe a terra ficar ressacada.

A manutenção da melancia plantada no chão é muito simples: o principal é retirar folhas velhas e conter o crescimento.

Como plantar em vaso

plantar melancia no vaso
Crédito: Morflora

A mente humana é realmente fantástica. Se há alguma planta que parece ser impossível de se plantar em vasos, essa é a melancia, mas há, sim, um jeito. Dá trabalho, mas o resultado compensa.

1. Escolher o vaso

Para plantar melancia em vaso é necessário que você tenha uma base realmente larga, para suprir a necessidade de nutrientes, quando a planta estiver adulta. Isso significa que o vaso deve ter ao menos 1 metro de largura e 60 cm de altura. Isso é necessário também para suportar a estrutura.

O material ideal é o cimento ou similares, devendo ser evitado o vaso de plástico.

2. Preparar a estrutura de suporte

A estrutura consiste em um eixo largo central, na altura desejada, que dará suporte à planta. Esse suporte central terá anéis em torno dele, fixados com tiras de madeira, que transpassam o eixo central.

Você deve fixar a base no vaso com cimento, para que ela fique firme e suporte o peso das melancias. Passe também travas diagonais de segurança, que fixem o tronco às bordas, também transpassando a madeira.

Os anéis superiores serão utilizados para fixar os suportes das melancias, quando elas estiverem crescendo, melhor detalhados no item de colheita e cuidados.

3. Preparar a terra

A terra deve ser muito rica em material orgânico, como o plantio no solo, porém, irá requerer uma maior quantidade de adubagens ao longo do tempo.

Ela deve estar fofa e úmida, sem encharcar, dando o espaço de 50 cm entre cada muda, colocando no máximo três mudas por vaso, para que a mais forte seja cultivada.

4. Plantar

O plantio se dá exatamente como no solo, então basta seguir aquele passo a passo, lembrando de colocar somente três mudas, com espaçamento de 50 cm entre elas.

5. Colher e cuidar

O caule da melancia não suporta o peso, pois ela é uma planta rasteira. Dessa forma, você deve prender um suporte nos anéis afixados no tronco, como se fossem uma rede para a melancia.

Esse processo se chama ensacamento e pode ser feito dessa forma, como uma rede na base, ou com telas presas ao anel superior. Nessa hora, basta usar a criatividade, lembrando de usar materiais que permitam o contato direto com o sol.

Veja o passo a passo no vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

10 Melhores alimentos para limpar o cólon

tirar cera do ouvido

Como tirar cera do ouvido