em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Como plantar babosa com a folha ou broto (muda)

Veja um rápido passo a passo de como plantar babosa em casa, seja no solo ou em vasos

plantar babosa
Crédito: PxHere

Plantar babosa (aloé vera) em casa é muito simples e fácil de cuidar. Trata-se de uma planta da família das suculentas e existem mais de 200 tipos diferentes. As mais comuns são a aloe arborensis e a aloe barbadensis.

Quando se fala em benefícios da babosa, a primeira referência é para dar brilho e força aos cabelos, por meio de hidratação. Mas não é só isso! Ela pode ser utilizada também na pele, para hidratar, tratar problemas de acne, queimaduras e até mesmo celulite. Para a saúde, preparar o suco da babosa para tomar pode ajudar a melhorar o sistema digestivo, ajudar a emagrecer e potencializar a saúde do coração.

E não se preocupe com os cuidados necessários após plantar babosa em casa. Ela resiste muito bem ao sol forte, pode ser plantada em qualquer tipo de terra e necessita ser regada apenas uma vez por semana!

Como plantar babosa passo a passo

plantar babosa
Crédito: Facilicismo

O primeiro passa para plantar babosa (ou qualquer outro tipo de planta) em casa é escolher o local do plantio e comprar os materiais necessários. Se você tiver um quintal ou jardim para plantá-la, certifique-se que ela terá espaço para crescer. O mesmo é válido para a opção de plantá-la em vaso. Opte pelo tamanho médio ou grande.

Importante! O vaso deve ter furos na base para que a água possa escorrer e não acumular no fundo do vaso. O ideial é forrar com pedras antes de jogar a terra, para que a água passe com mais facilidade. Você pode optar também por compra rum saco (pequeno) de adubo (prefira os orgânicos e não os químicos) para que a terra fique mais saudável e propícia para o crescimento e desenvolvimento da planta.

Independente de se plantar a babosa em vaso ou no chão, você deverá fazer um buraco na terra (no centro do local escolhido para o plantio) utilizando uma pá de jardineiro ou as mãos (coloque luvas para evitar que entre terra debaixo das unhas ou que você se machuque no processo).

Plantar babosa a partir do broto

plantar babosa
Crédito: Thiago Tadeu Campos

Essa é a forma mais prática e certeira para plantar babosa em casa! Se você conhece alguém que tenha a suculenta em casa, peça a ela um pequeno broto, que nada mais é do que algumas folhas com raiz. Em alguns casos, nem é preciso retirar da planta principal, pois ela própria produz protos (mesmo dentro de vasos) ao seu redor.

Se não for o caso de conseguir um broto com o vizinho, familiares ou amigos, procure floriculturas, hortos ou até mesmo compre pela internet.

  1. O broto geralmente é bem menor do que a planta principal, podendo medir cerca de um quinto do tamanho;
  2. Retire todo o broto da terra, com ajuda de uma faca afiada. Tenha cuidado para não se cortar  ou danificar as folhas e raizes (se achar mais fácil, retire toda a planta, corte a parte que irá usar e faça o replantio);
  3. Caso queira comprar algum tipo de terra específica (não é necessário), busque por aquelas com indicações para suculentas ou cactos;
  4. Para plantar a babosa agora, basta colocá-la no buraco que foi feito no solo ou no vaso. Certifique-se que a profundidade é suficiente para tampar apenas as raizes;
  5. Jogue terra ao redor, sem pressioná-la. Apenas preencha o espaço criado para o broto de babosa;
  6. Regue o suficiente para que o solo fique úmido (cuidado para não enxarcá-lo), caso contrário a planta pode apodrecer.

Plantar babosa a partir da folha

plantar babosa
Crédito: Al Sumaria

Utilizar uma das folhas para plantar a babosa também é possível, porém, as chances de sucesso são muito menores. Isso por se tratar de uma suculenta, no qual suas folhas possuem uma espécie de gel.

Ao colocar a folha dentro da terra (exatamente igual ao processo a partir de um broto), as chances dela apodrecer antes de criar raízes são muito mais elevadas. Porém, não custa nada tentar.

  1. Corte com uma faca afiada 1 folha da babosa que seja grande o suficiente para ser plantada (cerca de 8-15 centímetros);
  2. Deixe esta folha exposta em um local quente (mas não diretamente ao sol), para que na base cortada seque. Ficará com o aspecto de um “filme plástico” na sua base. O processo pode levar de 15 a 20 dias;
  3. Após concluir esse processo, enfie ⅓ da folha dentro do buraco realizado para plantar babosa;
  4. Coloque terra ao redor, novamente sem pressionar, apenas o suficiente para cobrir o pedaço necessário para o plantio;
  5. Coloque a planta em local ensolarado e regue com atenção. Não enxarque o solo, apenas deixe-o úmido. Pode acontecer da folha encolher ou secar durante o processo de desenvolvimento das raizes, não se preocupe, é normal.
  6. Geralmente, ao plantar babosa a partir da folha leva-se 4 semanas para que ela desenvolva as raizes.

Dicas para cuidar

Depois que você plantar babosa vai ser muito fácil cuidar da planta, uma vez que ela se adapta bem a jardins, hortas, vasos e jardineiras. O segredo está em não regar a planta em excesso. Basta deixar o solo úmido e, sempre que necessário, repetir. O ideal é que esse procedimento seja realizado logo no início do dia ou à noite, para que a água em contato com o sol não queime as folhas (molhe a terra e não as folhas para evitar esse problema).

Babosa gosta de sol ou sombra?

A babosa é uma planta que gosta de sol para manter-se viva e vistosa. Porém, se a sua cidade é muito quente (mais do que 30ºC), não a deixe totalmente exposta ao longo de todo o dia. O excesso também pode queimar suas folhas e fazer com que a planta morra.

Plantar babosa no Brasil é vantajoso, pois esta suculenta é original da África, ou seja, adapta-se a climas quentes e secos. Além disso, suas folhas também armazenal água. Mas, mesmo sendo uma planta de clima quente, ela também adapta-se a climas amenos, como o de Santa Catarina, no sul do Brasil.

Como colher

plantar babosa
Crédito: Dedo Verde

Se o seu objetivo ao plantar babosa é o de colher a folha para usufruir do seu gel para tratamentos, deverá cortá-la depois que a planta já tiver atingido pelo menos 8 centímetros. Além disso é preciso considerar retirar a folha 5 dias depois de ter sido regada, para que os nutrientes da terra sejam absorvidos pela planta. Corte sempre rente a base (solo) para aproveitar todos os benefícios.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cebola, alho e mel

Benefícios do xarope de cebola, alho e mel

malefícios do álcool

Saiba quais são os malefícios do álcool