perigo energéticos coração
Crédito: Pexels
em

O perigo dos energéticos para o coração

Excesso da bebida pode causar danos cardiovasculares sérios!

Publicidade

Red Bull pode até te dar asas, mas cuidado: exagerar no energético é um perigo para o coração e você pode parar no céu de outra forma! Estudos comprovam que o excesso de consumo da bebida tem relação direta com o surgimento de arritmias atriais e ventriculares, principalmente entre os mais jovens.

O público que consome energéticos quer aumentar a sensação de energia, ter mais disposição física e reduzir o cansaço mental; a alta concentração de cafeína presente na bebida proporciona exatamente isso, e, mais ainda, se misturar a uma bebida alcoólica. O coração que lute para dar conta de tanta energia!

Por ser um psicoestimulante, age no sistema nervoso central deixando a pessoa mais eufórica, alerta e concentrada. Pode parecer bom nos primeiros momentos, mas o efeito não dura muito e você logo precisará de mais uma dose do estimulante.

Considerando que o consumo aceitável de cafeína para adultos é de até 400 mg por dia, bastam 4,5 latinhas de energético para extrapolar a quantidade limite. E quatro latinhas na balada não é nada, né? Bebem que nem sentem.

Publicidade

É aí que mora o perigo! 250 ml de energético contêm entre 80 e 90 mg de cafeína, que liberam adrenalina e noradrenalina no organismo, causando contração dos vasos sanguíneos, e, consequentemente, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Nessa fase, é comum haver pico hipertensivo, irritação do miocárdio e arritmia. A longo prazo, o coração pode sofrer uma sobrecarga energética e até infartar. Esse é o pior dos cenários, mas antes de cair duro, exagerar na cafeína ainda causa insônia, problemas gástricos, desequilíbrios intestinais, ansiedade, tremedeira, intoxicação e nervosismo. Ou seja: só ladeira abaixo.

Por isso, cuidado ao consumir a bebida. A saúde do seu coração vale muito mais do que passar noites em claro à base de energéticos.

Publicidade

Veja também: 5 melhores energéticos naturais para estimular o ânimo no dia a dia

Como evitar acúmulo de sabão em pó na máquina Como evitar acúmulo de sabão em pó

Como evitar acúmulo de sabão em pó na máquina de lavar

Ninfomania: saiba como é o vício em sexo