exercícios para insônia
Crédito: Freepik
em

10 Exercícios para insônia: posturas de relaxamento

A insônia tira a vida dos eixos. Veja de que forma os exercícios de relaxamento contribuem para acabar com esse problema

A insônia, considerada já uma epidemia da sociedade contemporânea, atinge milhões de pessoas mundialmente. O fato de muitos terem como prioridade o trabalho, levando para casa ansiedades e preocupações, não permite que o sono seja restaurador para todo o organismo. Ocorre a dificuldade de pegar no sono e também de se manter dormindo. Então, uma das soluções é fazer exercícios para insônia.

Possíveis causas da insônia

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, a insônia é uma doença que afeta mais de 73 milhões de brasileiros. Ela é como um sintoma de algum outro problema e saúde. Por exemplo, pessoas que vivem em um ritmo muito acelerado, com compromissos o dia todo, lidando com pressão e estresse, têm mais propensão de terem insônia. Levar todos esses pensamentos para o travesseiro é praticamente expulsar o sono, mesmo estando cansado.

Além desse fator, que é o mais comum, a insônia também está associada a problemas respiratórios, hipertireoidismo, menopausa, excesso de tempo na tela do computador e smartphone. Tudo isso dificulta, ou impede a produção e liberação nos hormônios responsáveis pela indução e permanência do sono.

Então, já dá para saber o que é preciso fazer para curar o problema. Ir ao médico é a primeira atitude, pois é bom ter certeza de que não tem nenhuma outra condição anormal no seu corpo, desencadeando a insônia. Depois, procurar reeducar seu estilo de vida, reduzir ao máximo os compromissos que sobrecarregam. Alimentar-se de forma mais saudável, especialmente comendo pouco à noite e não ingerindo cafeína depois das 18 horas também.

Junto de todas essas atitudes, os exercícios para insônia entram como um preparativo para uma boa noite de sono. É o momento em que vai se desligar do mundo exterior, tomar um bom banho e alongar o corpo, de modo a prepará-lo para descansar profundamente.

Exercícios para insônia: posturas e respiração

Essas posições praticadas na yoga vão ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, responsável pelas ações de desacelerar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão arterial e adrenalina. Ou seja, vão provocar relaxamento e descontração dos músculos.

1. Balasana – Postura da Criança

exercícios para insonia postura um

A intenção do primeiro dos exercícios para insônia é fazer o bumbum encostar nos calcanhares, para conseguir relaxar. Se você não conseguir fazer isso, dobre um cobertor de modo a conseguir se apoiar sem precisar descer tanto. Estique os braços para frente ou deixe repousado para trás. Fique o mais confortável possível. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante. Atenção, se você sofre de dores nos joelhos, não faça esse exercício.

2. Supta Baddha Konasana – Postura da Deusa Reclinada

exercícios para insonia postura dois

Também conhecida como posição borboleta, é super simples de fazer. Deite-se de costas, junte as solas dos pés e deixe os joelhos caírem para o lado. Assim como no exercício anterior, utilize um cobertor para apoiar os joelhos caso não consiga encostá-los no chão. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante.

3. Apanasana – Joelhos no peito

exercícios para insonia postura tres

Deite-se de costas e abrace as pernas. Faça movimentos leves de um lado para o outro. Deixe o corpo bastante relaxado e tente segurar as pernas o mais próximo que você conseguir das canelas. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante.

4. Supta Matsyendrasana – Torção deitada

exercícios para insonia postura quatro

Deite-se de costas e dobre os joelhos, deixando-os cair para um dos lados. Estique os braços no chão e vire a cabeça para o lado oposto dos joelhos. Fique nessa posição por pelo menos 10 segundos, depois, lentamente, mude os joelhos e a cabeça de lado. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante.

5. Matsyasana – Postura do Peixe

exercícios para insonia postura cinco

Deitado de costas, apoie-se nos cotovelos e coloque as mãos (viradas com a palma para baixo) em baixo do bumbum. Deixe sua cabeça cair para trás. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante.

6. Kapotasana – Postura do Pombo

exercícios para insonia postura seis

Esse exercício é um pouco mais avançado, mas com prática você consegue. Sente-se com os joelhos dobrados, apoie as palmas das mãos no chão na frente do seu corpo e transfira o peso para as mãos. Estique uma das pernas para trás, deixando o peito do pé em contato com o chão. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante. Repita o exercício com a outra perna.

7. Meditação

exercícios para insonia postura sete

Use um cobertor dobrado para apoiar o bumbum. Sente-se na beira do cobertor e cruze as pernas no chão para ficar mais fácil de manter a postura das costas. Alongue a coluna para cima e deixe os ombros relaxados. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante. Comece a esvaziar a mente, mantendo-se concentrado em um único pensamento e no momento presente, na sua respiração. Não tem um tempo determinado para isso, faça pelo tempo que desejar.

8. Paschimottanasana – Alongado para frente

exercícios para insonia postura oito

Sente-se com as pernas esticadas para frente. Alongue a coluna e depois estique os braços para frente, tentando alcançar os pés. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante. Vá somente até onde o seu corpo consegue, sem forçar para doer. A cada dia, vai conseguir um pouco mais.

9. Parivrtta Sukhasana – Torção sentada

exercícios para insonia postura nove

Sente-se no solo com as pernas para frente. Cruze as pernas, deixando a esquerda dobrada com o joelho para cima, mas com o pé apoiado no joelho direito. Apoie a sua mão direita no joelho esquerdo e a mão esquerda esticada para trás do quadril. Gire o tronco e a cabeça calmamente para a esquerda e mantenha sempre a coluna reta. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante. Fique na posição por 10 segundos, depois, bem devagar, mude de lado.

10. Viparita Karani – Postura com as pernas na parede

exercícios para insonia postura dez

Deite-se de costas no chão e apoie as pernas na parede, esticadas, com toda a parte de trás delas encostando na parede. Deixe os braços apoiados ao lado do corpo e relaxe. Inspire e expire calmamente, em um ritmo normal e constante.

As dicas desse artigo servem como informação, mas não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Todos os movimentos devem ser feitos respeitando as limitações de cada pessoa.

Crédito das imagens: Buru News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sobre entorse de tornozelo

Entorse de tornozelo: sintomas, causas e tratamentos

receitas com café

Receitas com café: sobremesas simplesmente divinas