em

10 Cuidados com a pele no verão

São cuidados essenciais para manter a pele protegida contra manchas e doenças, hidratada e bonita
pele no verão
Crédito: Freepik

Durante o ano inteiro é necessário cuidar da pele, não só para que esteja sempre bonita, mas também para prevenir doenças. Especialmente no verão, a maior exposição ao sol e à sujeira dos ambientes que frequenta aumenta o risco de desenvolver manchas, contrair fungos e até câncer de pele. Como ninguém merece nada disso, saiba quais são os cuidados que deve ter com a pele no verão.

Como cuidar da pele no verão?

Com o excesso de exposição ao sol, a pele resseca de forma profunda, afetando as células, que ficam doentes e desencadeiam doenças de pele. Esses cuidados que vai ver a seguir reduzem bastante o risco de ter queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, micose e outros problemas.

1. Usar protetor solar

pele no verão com protetor
Crédito: Freepik

Em qualquer época do ano, mesmo em dias nublados, o sol fica cada vez mais forte, afetando a pele com os raios UV. Se usar protetor solar todos os dias, vai criar uma barreira contra esses raios, prevenindo o câncer de pele.

2. Manter a pele limpa

No dia a dia, com a exposição ao sol e à poeira, os poros da pele ficam obstruídos e inflamam, causando acne e excesso de oleosidade. Para evitar esses problemas, deve lavar bem o rosto todos os dias, quando chegar em casa e remover a maquiagem.

Essa limpeza deve ser feita com sabonete próprio para cada tipo de pele, um bom removedor e finalizar com soro fisiológico gelado.

A cada quinze dias ou uma vez por mês, conforme a necessidade, pode ser feita uma limpeza de pele caseira ou no esteticista.

3. Manter a pele hidratada

Esse cuidado vem logo após a limpeza diária da pele e também ao longo do dia, de diferentes formas. Depois de lavar o rosto, aplique um creme hidratante para o seu tipo de pele, assim ele vai agir enquanto estiver dormindo.

Depois do banho, aplique hidratante também no corpo inteiro. Pode ser em creme ou um óleo de amêndoas, que nutre, hidrata e deixa a pele mais bonita, tudo ao mesmo tempo.

4. Evitar tratamentos de pele no verão

pele no verão evitar tratamento
Crédito: Freepik

Os tratamentos de pele que envolvem produtos químicos e laser devem ser evitados durante o verão, pois deixam a pele muito sensível. Qualquer exposição solar, mesmo com protetor, aumenta o risco de ficar com manchas ou desenvolver problemas de pele.

5. Cuidar com o excesso de banhos

Pode parecer estranho que banho em excesso faça mal à pele, mas faz. Tudo em excesso faz mal. Nas regiões em que o verão é mais quente, superando os 38ºC, as pessoas suam muito e necessitam de vários banhos para se refrescarem.

Para que a pele não fique ressecada, apenas 1 ou 2 desses banhos diários devem ser com sabonete. Os demais, apenas com água morna ou fria.

6. Não se depilar e tomar sol no mesmo dia

Quando faz depilação, especialmente as que removem os pelos com a raiz, os poros ficam abertos e mais expostos aos poluentes e ao sol, aumentando o risco de manchas. O ideal é que faça a depilação pelo menos 48 horas antes de tomar sol.

7. Fazer esfoliação

No verão a pele fica mais exposta à poluição do ar e uma das consequências é a aspereza. Para evitar esse desconforto, faça uma esfoliação no rosto e nos pés uma vez por semana, removendo o excesso de células mortas e deixando a pele mais macia e lisa.

8. Tomar banho de ducha depois da praia

pele no verão tomar ducha
Crédito: Freepik

Tomar uma ducha de água doce depois de chegar da praia é um grande alívio. A pele fica cheia de areia, grudando por causa do sal do mar, e a água doce leva tudo embora. Mais do que a sensação de alívio, esse banho limpa a pele e evita que o sal a resseque. Depois do banho use um hidratante no corpo todo.

9. Evitar umidade na pele

Uma coisa é aplicar hidratante ou óleo na pele, esperar secar e se vestir. A outra é ficar com a pele muito úmida de suor por várias horas. Essa umidade quente é propícia para a proliferação de fungos, especialmente a micose nos pés. Sempre que possível use sapatos abertos.

10. Beber muito líquido

Esse também é outro cuidado que deve ter o ano inteiro, mas no verão é ainda mais importante. Beba entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia. Essa deve ser a bebida principal, sempre. Depois pode alternar com chá gelado, suco natural, água saborizada natural e água de coco, por exemplo, que também nutrem e hidratam a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
panqueca colorida
7 Receitas de panqueca colorida
fantasias de carnaval
Fantasias de carnaval: 10 ideias para 2019