Durante o ano inteiro é necessário cuidar da pele, não só para que esteja sempre bonita, mas também para prevenir doenças. Especialmente no verão, a maior exposição ao sol e à sujeira dos ambientes que frequenta aumenta o risco de desenvolver manchas, contrair fungos e até câncer de pele. Como ninguém merece nada disso, saiba quais são os cuidados que deve ter com a pele no verão.
Como cuidar da pele no verão?
Com o excesso de exposição ao sol, a pele resseca de forma profunda, afetando as células, que ficam doentes e desencadeiam doenças de pele. Esses cuidados que vai ver a seguir reduzem bastante o risco de ter queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, micose e outros problemas.
1. Usar protetor solar

Em qualquer época do ano, mesmo em dias nublados, o sol fica cada vez mais forte, afetando a pele com os raios UV. Se usar protetor solar todos os dias, vai criar uma barreira contra esses raios, prevenindo o câncer de pele.
2. Manter a pele limpa
No dia a dia, com a exposição ao sol e à poeira, os poros da pele ficam obstruídos e inflamam, causando acne e excesso de oleosidade. Para evitar esses problemas, deve lavar bem o rosto todos os dias, quando chegar em casa e remover a maquiagem.
Essa limpeza deve ser feita com sabonete próprio para cada tipo de pele, um bom removedor e finalizar com soro fisiológico gelado.
A cada quinze dias ou uma vez por mês, conforme a necessidade, pode ser feita uma limpeza de pele caseira ou no esteticista.
3. Manter a pele hidratada
Depois do banho, aplique hidratante também no corpo inteiro. Pode ser em creme ou um óleo de amêndoas, que nutre, hidrata e deixa a pele mais bonita, tudo ao mesmo tempo.
4. Evitar tratamentos de pele no verão

Os tratamentos de pele que envolvem produtos químicos e laser devem ser evitados durante o verão, pois deixam a pele muito sensível. Qualquer exposição solar, mesmo com protetor, aumenta o risco de ficar com manchas ou desenvolver problemas de pele.
5. Cuidar com o excesso de banhos
Pode parecer estranho que banho em excesso faça mal à pele, mas faz. Tudo em excesso faz mal. Nas regiões em que o verão é mais quente, superando os 38ºC, as pessoas suam muito e necessitam de vários banhos para se refrescarem.
Para que a pele não fique ressecada, apenas 1 ou 2 desses banhos diários devem ser com sabonete. Os demais, apenas com água morna ou fria.
6. Não se depilar e tomar sol no mesmo dia
Quando faz depilação, especialmente as que removem os pelos com a raiz, os poros ficam abertos e mais expostos aos poluentes e ao sol, aumentando o risco de manchas. O ideal é que faça a depilação pelo menos 48 horas antes de tomar sol.
7. Fazer esfoliação
No verão a pele fica mais exposta à poluição do ar e uma das consequências é a aspereza. Para evitar esse desconforto, faça uma esfoliação no rosto e nos pés uma vez por semana, removendo o excesso de células mortas e deixando a pele mais macia e lisa.
8. Tomar banho de ducha depois da praia

Tomar uma ducha de água doce depois de chegar da praia é um grande alívio. A pele fica cheia de areia, grudando por causa do sal do mar, e a água doce leva tudo embora. Mais do que a sensação de alívio, esse banho limpa a pele e evita que o sal a resseque. Depois do banho use um hidratante no corpo todo.
9. Evitar umidade na pele
Uma coisa é aplicar hidratante ou óleo na pele, esperar secar e se vestir. A outra é ficar com a pele muito úmida de suor por várias horas. Essa umidade quente é propícia para a proliferação de fungos, especialmente a micose nos pés. Sempre que possível use sapatos abertos.
10. Beber muito líquido
Esse também é outro cuidado que deve ter o ano inteiro, mas no verão é ainda mais importante. Beba entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia. Essa deve ser a bebida principal, sempre. Depois pode alternar com chá gelado, suco natural, água saborizada natural e água de coco, por exemplo, que também nutrem e hidratam a pele.

