em

Pele descascando: causas e o que fazer

Não é só quando você pega sol demais que a pele descasca. Veja outros motivos para essa reação acontecer
pele descascando
Crédito: Wikimedia Commons

A pele do corpo pode descascar por diferentes motivos e nem sempre é um problema sério, mas em todos os casos exige cuidados para que volte a ficar saudável. Se está acontecendo com você em alguma parte do corpo, veja o que pode ser a pele descascando e o que deve fazer para solucionar o problema.

Pele descascando: o que pode ser?

Muitas vezes, por falta de cuidados simples no dia a dia, como tomar pouca água e ficar horas no sol sem proteção, é o suficiente para a pele começar a descamar. Também há outras causas que não estão totalmente sob o seu controle. Veja quais são.

Excesso de sol

O primeiro e mais comum motivo é o excesso de sol sem protetor solar. Quem vai pegar um bronze e esquece do protetor pode ter queimaduras leves ou graves, dependendo da força dos raios solares e do tempo que ficou exposto. Junto com a descamação da pele a pessoa pode sentir tontura, sonolência, muita sede, ficar com os olhos vermelhos e ter sensibilidade na pele, como se estivesse com frio.

Falta de água

A desidratação também causa a descamação da pele, junto com outros sintomas mais sérios e necessita de tratamento urgente, começando com soro caseiro para repor não só a água, mas os minerais. A desidratação deixa o organismo inteiro debilitado, pois todos os sistemas do corpo necessitam de água para funcionar. Portanto, beba pelo menos 1 litro e meio de água todos os dias, mesmo se não estiver com sede.

Ressecamento

Banho muito quente todos os dias ou exposição a temperaturas muito baixas também podem deixar a pele descascando, porque fazem com que ela resseque. Logo, sem água o suficiente, o tecido vai ficar quebradiço e áspero.

Reação alérgica

Muitas alergias afetam a pele, em especial aquelas que ocorrem por causa de poeira, pelos de animais ou ácaros nos tecidos das roupas. Em contato com a pele, esse agentes vão causar irritação, coceira, inchaço e a descamação.

Doenças

Algumas doenças podem apresentar a descamação da pele como um dos sintomas. Essas doenças são o câncer de pele, o hipotireoidismo, infecções fúngicas, lúpus, psoríase e os vários tipos de dermatite.

O que fazer quando a pele está descascando?

como tratar pele descascando
Crédito: Freepik

Quando você sabe que o motivo são as horas que passou demais no sol e não há queimaduras sérias nem insolação, o tratamento pode ser feito em casa aplicando soluções como bastante creme hidratante, gel de babosa e pasta d’água, por exemplo.

Deve manter-se longe do sol até que a pele se regenere e, a partir de então, não saia mais de casa sem protetor solar para prevenir que aconteça de novo. A recorrência de queimaduras do sol é um fator de risco para o câncer de pele.

Se você não sabe de onde pode estar vindo o problema, preste atenção a outros sintomas e agende uma consulta com o dermatologista ou o clínico geral para falar a respeito e fazer o tratamento adequado. Não espere demais, pois se for o caso de um problema sério, ele poderá se alastrar e piorar a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dicas de comidas para fazer na panela de arroz
Comidas para fazer na panela de arroz que não são arroz
covinhas no rosto
Por que algumas pessoas têm covinhas no rosto?