em

Soro caseiro: como fazer e para que serve

O soro caseiro é uma receita mundial que pode ser feita em casa para ajudar a tratar a desidratação
fazer soro caseiro
Crédito: Freepik

O soro caseiro é um composto simples de ser feito que pode salvar inúmeras vidas. A sua importância é enorme e todos deveriam saber fazer como prepará-lo. Nunca se sabe quando vai precisar.

Como fazer soro caseiro: passo a passo

soro caseiro como fazer
Crédito: Freepik

Ele já teve a sua importância testada diversas vezes durante a história. Resumidamente, ele é o remédio mais simples e adequado para quando se está com diarreia, por exemplo.

1. Desinfete o recipiente

Desinfetar de um modo apropriado o recipiente em que ele vai ser feito é um dos passos mais importantes a serem seguidos. Isso porque um recipiente mal desinfetado pode gerar outra infecção.

Para desinfetar esse recipiente, lave-o previamente, como uma louça comum. Depois finalize passando um papel-toalha com vinagre de álcool na parte interna do recipiente. O vinagre é um importante bactericida e fungicida e conseguirá eliminar o restante de micro-organismos que não tenham sido removidos antes.

2. Coloque o açúcar

Embora seja associado com diversos problemas no organismo, o açúcar possui utilidade no soro. Isso se deve à glicose que age no organismo e consegue auxiliar na recuperação do mesmo.

Meça uma colher de sopa bem cheia de açúcar para o soro. Essa medida equivale a 20 gramas, caso você possua uma balança.

3. Acrescente o sal

O sal é importante parte do soro e não pode ser negligenciado. Por isso, não coloque nem a mais, nem a menos da sua quantidade recomendada. Adicione uma colher de café de sal no recipiente ou 3,5 gramas.

O cloreto de sódio desempenha um papel fundamental no ciclo osmótico, o que significa que ele evita a desidratação.

4. Coloque a água

Ferva 1 litro de água para desintoxicar quaisquer impurezas que estejam presentes nela. Se você estiver com muita pressa, coloque a mesma quantidade de água mineral engarrafada ou filtrada.

5. Misture

Para finalizar o processo, misture a água com o açúcar e o sal. Mexa até começa a dissolvê-los. Consuma ou sirva prontamente.

É possível também fazer apenas uma medida de um copo de 200 ml, usando uma colher medidora distribuída em postos de saúde, nas sedes da Pastoral da Criança e pela Unicef. Ela tem dois lado, indicando as medidas de açúcar e sal e são uma boa opção para quem precisa da bebida com frequência. Ela é como a azul da foto abaixo.

Para que serve

fazer soro caseiro colher medidora
Crédito: Pastoral da Criança

A importância do soro caseiro é imensa. Isso porque ele é útil no tratamento de pessoas que tenham tido infecções, diarréias, vômitos e intoxicações alimentares. Desse modo, ele trata um amplo leque de problemas.

Essa versatilidade é explicada pelo fato de esse composto ser o modo mais eficaz e prático de regular o ciclo osmótico do organismo. O ciclo osmótico é vital para as pessoas, regulando a quantidade de água dentro do corpo.

Assim, a osmose é a responsável pela saúde das células, sempre evitando que elas fiquem túrgidas (inchadas) ou plasmolizadas (desidratadas). Então, no equilíbrio do ciclo osmótico, o corpo fica hidratado.

Às vezes o ciclo osmótico é desregulado por algum fator externo, o que provoca sérios danos, como a morte. Por isso, é usado em missões humanitárias, resgates, atividades militares e em navegações. Em todas essas áreas, aparece como uma ferramenta vital para a manutenção de uma vida.

Como tomar

Beba o soro caseiro várias vezes durante o dia, gradativamente. Não tome mais de meio copo de vez, pois isso pode gerar reações adversas do organismo.

Esse soro possui validade de 24 horas, não podendo ser consumido depois desse período de tempo. Então, depois de um dia, jogue fora e prepare um novo.

Não substitua nenhum tratamento pelo soro caseiro. Ele só deve ser usado em casos emergenciais ou como complemento. É importante que se consulte um médico se não forem observadas melhora no paciente.

Soro caseiro engorda?

Não, o soro não engorda. A quantidade de açúcar presente dele pode ser considerada insignificante para esse cálculo. Então, não se preocupe com o consumo dessa bebida poder acarretar em ganho de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas de bolo simples
10 Receitas de bolo simples para o café da tarde
coisas que não deve colocar na máquina de lavar
10 Coisas que não deve colocar na máquina de lavar roupas