em

Dedos descascando: o que pode ser?

Veja quais são as causas mais comuns para a descamação dos dedos e como deve tratar do problema
dedos descascando
Crédito: Freepik

Algumas reações do corpo humano acontecem de repente e deixam as pessoas com dúvida sobre o que significam. Uma dela é ver os dedos descascando. Pode acontecer junto com outros sintomas, como vermelhidão e coceira, ou simplesmente a descamação da pele, sem dor e mais nada. Se você está passando por isso ou quer ajudar alguém que esteja, veja quais podem ser as causas.

Possíveis causas

Quando se fala nisso, deve-se ter em conta que são formas leves de descamação e não com a formação de crostas na pele e infecções. Esses são sintomas de doenças mais graves, como por exemplo a dermatite esfoliativa. Veja a seguir o que pode ser a causa, quando há sintomas leves.

1. Dermatite de contato

A dermatite de contato, também chamada de eczema, é um tipo de alergia. Pode ocorrer em outras partes do corpo e também deixa a parte afetada com vermelhidão e coceira. É bem comum que aconteça em pessoas com sensibilidade a produtos de limpeza, químicos presentes em tatuagem de hena, tintas, solventes e materiais com níquel.

2. Dermatite atópica

Esse tipo de dermatite tem causa hereditária e nem sempre deixa os dedos descamando, mas existe a possibilidade. Quando ocorre nos bebês, a dermatite atópica costuma afetar o rosto. Nas pessoas mais velhas, descama principalmente as dobras do corpo. Também deve ser levada em consideração ao perceber o sintoma nos dedos, se houver o mesmo em outras partes do corpo.

3. Micose

A micose é causada pelo ataque de fungos. Nesse caso, os dedos serão os dos pés, pois é comum que os fungos apareçam em áreas mais quentes e úmidas do corpo. Causa também coceira, vermelhidão, afeta o aspecto da unha e pode fazê-la esfarelar.

4. Psoríase

A psoríase é outro tipo de doença de pele e sua causa é autoimune. O próprio sistema imunológico vai atacar as células da pele, causando os sintomas. É mais comum que haja vermelhidão e crostas que descamam nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas também pode afetar os dedos.

5. Pele seca

Uma pele desidratada tende a descamar. Esse ressecamento pode acontecer por beber menos água do que necessário, por lavar as mãos em excesso, ficar muito tempo exposto a ambientes muito secos, com sol muito quente ou com vento constante. Também por tomar banho com água muito quente ou ter contato excessivo com cloro e outros produtos químicos fortes.

Como tratar esse problema?

como tratar dedos descascando
Crédito: Freepik

Cada um dos problemas que podem deixar os dedos descascando precisam de um tratamento específico. Alguns têm cura, outros têm apenas controle. Em todo caso, o que deve fazer para tratar é procurar um dermatologista, que é o médico especialista em cuidar da pele, das unhas, das mucosas e dos cabelos.

Deve ter cuidado com os tratamentos caseiros para tratar a pele, pois nem sempre vão resultar conforme o esperado. Em casos de alergia, dependendo da planta que colocar sobre a pele, pode até piorar. Por isso que a única forma segura para diagnosticar a causa dos dedos descascando é indo ao médico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

transformacao de mulher nascida com fissura labial
Transformação de mulher nascida com fissura labial impressiona
compota de maçã
10 Receitas práticas e saborosas de compota de maçã