em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Orelha queimando: o que pode ser e quais os mitos envolvidos

Saiba reconhecer o porquê de a orelha estar avermelhada e quente sem motivo aparente
orelha queimando
Crédito: Wikimedia Commons

Se você já sentiu sua orelha queimando, com as características de estarem avermelhadas e quentes, já deve ter ouvido uma série de superstições sobre o assunto. Acontece que as causas desse fenômeno possuem origem científica, o que invalida os diversos mitos criados sobre esse assunto.

Por que a orelha fica queimando de repente?

O motivo pode ser comum ou uma síndrome. Porém, não se preocupe, pois segundo o um estudo publicado pelo Biomed Central, essa síndrome da orelha vermelha é extremamente rara, possuindo apenas 100 casos publicados no ramo da medicina.

A causa principal é a deficiência de uma enzima chamada ALDH2 que deveria converter o acetaldeído. Como a deficiência dessa enzima, esse componente não é convertido e se propaga, gerando esse problema.

Para quem não possui a síndrome, o destaque avermelhado se deve por conta de alguma alteração no bombeamento de sangue que é explicitada na orelha, por ela possuir menor camada de pele. Por isso, há alguns gatilhos que provocam a orelha queimando. Conheça-os abaixo:

1. Febre

O aumento de temperatura corporal gerado pela febre proporciona esse caso. Afinal, com o aumento de temperatura, a orelha parece que vai realmente queimar e fica levemente avermelhada, por ela ser mais sensível à temperatura e ao fluxo sanguíneo.

2. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebida alcoólica em excesso gera um aumento da frequência cardíaca, o que proporciona maior fluxo sanguíneo. Isso pode, inclusive, gerar ataques cardíacos, vale destacar. Esse aumento no fluxo sanguíneo faz com que a orelha fique mais avermelhada.

3. Remédios vasodilatadores

Existem alguns remédios que aumentam o fluxo da circulação sanguínea, através da dilatação dos vasos. Um exemplo desse grupo de remédios é o Viagra, utilizado para o tratamento de disfunção erétil.

Essa expansão dos vasos sanguíneos faz com que a variação do fluxo de sangue pelo corpo seja demonstrada em lugares mais sensíveis. Dentre esses lugares, está a orelha, envolta por uma fina camada de pele.

4. Dor de cabeça

orelha queimando
Crédito: Zound.me

A dor de cabeça surge devido a dilatação da artéria cerebral, aumenta-se o fluxo sanguíneo não apenas na região do cérebro, mas por toda a parte superior do corpo. Desse modo, a orelha também é atingida por tal fluxo exacerbado de sangue, o que gera a vermelhidão característica da orelha queimando.

5. Queimaduras solares

Conforme o Medical News Today, a vermelhidão característica da orelha queimando também pode ser propiciada pela luz solar em excesso, por conta dos efeitos dos raios UV. Os raios infravermelhos também podem ser responsáveis, pois apesar de não gerarem queimaduras, são acabam por aquecer a região, aumentando também o fluxo sanguíneo.

6. Estresse

Em situações de estresse, o sangue literalmente sobe para a cabeça… Afinal, o corpo tende a tentar estimular a resolução dessa situação desagradável o quanto antes, através do estímulo exacerbado do cérebro. Assim, o fluxo sanguíneo aumenta consideravelmente na região superior do corpo, o que gera a vermelhidão característica nas orelhas.

7. Medo

O medo e o estresse sempre foram aliados para a sobrevivência humana. Nos tempos primitivos, o medo fazia com que a pessoa raciocinasse mais sobre suas atitudes, através do estímulo sanguíneo ao cérebro, para a reação instintiva de luta ou fuga. Assim, o medo faz com que esse fluxo de circulação gere a orelha queimando.

8. Reação alérgica

Às vezes, o uso de acessórios como brincos, por exemplo, podem gerar algum tipo de alergia ou infecções. Essas infecções propiciam reações alérgicas na região da orelha, o que gera vermelhidão característica.

9. Constrangimento

Existem situações constrangedoras que deixam a pessoa com rubor por toda a face, inclusive na orelha. O cérebro pensa em mil situações e cenários em um instante muito curto, gerando intensa circulação na região.

10. Raiva

Quando você tenta esconder a sua raiva interna e acumula esse sentimento negativo, o seu corpo pode revelar isso. Afinal, a sua temperatura interna aumenta levemente, o que dilata os vasos e gera a vermelhidão na orelha.

Você sabia que sentir raiva pode ser um sintoma de ansiedade?

Mitos sobre a orelha quente e vermelha

orelha queimando
Crédito: Medical News Today

Conforme as crenças populares, orelhas vermelhas significam que estão falando de você. Segundo esses mitos, a vermelhidão na orelha direita quer dizer que estão falando bem e na orelha esquerda que estão falando mal. Fator que pode revelar o histórico preconceito sofrido por pessoas canhotas.

Para pessoas que estiverem falando mal de você, foi criada uma simpatia, que consiste em morder a gola de uma camisa ou a alça de um sutiã. Isso faz com que a pessoa que esteja supostamente falando mal de você, morda a língua.

Bobagem ou não, a ciência comprovou que a causa é extremamente natural, tendo a ver com o fluxo sanguíneo e aumento de temperatura.

Você já presenciou algum caso de orelha queimando? Compartilhe!

3 Comments Leave a Reply
  1. Não sei se alguém aí já foi vítima disso ou se já fez isso em alguém: se aproximar silenciosamente atrás da vítima, e com as duas mãos esfregar fortemente as orelhas delas. Após isso as orelhas das vítimas ficam muito vermelhas e insuportavelmente quentes. Fui vítima disso a muitos anos na escola, mas não esqueço disso até hoje. Muito desagradável. Mas depois fiz isso em algumas pessoas e achei divertido. É aquele ditado: pimenta nos olhos dos outros não arde! O que vocês contam? Quem já fez isso? Quem já foi vítima? Quem já fez e também já foi vítima? Como foi a experiência?

    • Depois que isso aconteceu comigo na escola nunca mais fui vítima. Hoje também não faço mais isso com os outros e nem faria, a menos que o sujeito realmente mereça. Quando me dá vontade de fazer isso com alguém me esforço para me controlar e felizmente consigo. Penso que só devo fazer ao próximo o que gostaria que fizessem comigo e que não devo fazer o que não gostaria de receber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sucos para memória
Os 7 melhores sucos para memória
aedes com bactérias
Começam testes com Aedes que impede transmissão de vírus