orégano emagrece
Crédito: Public Domain Pictures
em

Orégano emagrece ou engorda?

Saiba se deve ou não incluir essa planta aromática e medicinal na sua rotina alimentar

O orégano é uma das ervas aromáticas mais populares, assim como a salsinha, o coentro, o louro e o tomilho. Seu aroma e sabor únicos são utilizados para complementar os mais diversos pratos salgados e a planta também oferece propriedades medicinais benéficas à saúde. O que muita gente fica na dúvida antes de inclui-lo na alimentação é se orégano emagrece ou engorda. Saiba agora.

Afinal, orégano emagrece ou engorda?

O orégano pode ser sim um bom aliado no emagrecimento, desde que a pessoa esteja seguindo uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e a prática diária de atividade física. A planta possui propriedades diuréticas que estimulam a produção de urina e ajudam a acabar com a retenção de líquidos, aliviando o inchaço que fica pelo corpo. Só esse inchaço, em algumas pessoas, é responsável por alguns quilos a mais.

O orégano emagrece também porque é um ótimo antioxidante, ou seja, ajuda a restaurar a saúde das células oxidadas e doentes, reduzindo os processos inflamatórios no corpo que dificultam e muito o emagrecimento.

Como se não bastasse, ele age fortalecendo o sistema imunológico, melhorando a digestão e contribuindo com o controle do colesterol alto. Todos esses benefícios são importantes para manter a saúde equilibrada e favorecer um emagrecimento saudável.

Propriedades nutricionais do orégano

A origem do orégano é da região do Mediterrâneo e seu nome científico é Origanum vulgare. Em suas propriedades nutricionais e medicinais estão os polifenóis, que atuam como antissépticos, anti-inflamatórios e no emagrecimento.

Contém óleos essenciais como terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno que também oferecem efeitos semelhantes, além de serem  analgésicos a antivirais.

No orégano há vitaminas A, do complexo B, C e K, além de ácidos graxos ômega-3, que protegem a saúde cardiovascular, e os minerais potássio, cobre, manganês, ferro, cálcio, magnésio e zinco, todos essenciais para diversas funções do corpo humano.

Como consumir

É muito fácil incluir o orégano na rotina alimentar. Se quiser apenas absorver suas propriedades de modo geral, no dia a dia, comece a utilizar as folhas desidratadas, assim como elas são compradas no mercado, no tempero de todas as comidas. Pode colocar orégano em massas, molhos, sopas, sanduíches, no feijão, nas carnes, saladas e onde mais achar que o sabor combina.

Como agora você sabe que ele ajuda a emagrecer, quando inserido em uma rotina alimentar saudável e própria para o emagrecimento, pode tomar uma xícara de chá de orégano diariamente, no momento recomendado pelo seu nutricionista para favorecer a perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

massa de panqueca

10 Receitas de massa de panqueca fáceis e rápidas

vaselina tira manchas do rosto

Vaselina tira manchas do rosto?