em

AmeiAmei

Como plantar orégano

Essa erva aromática confere muito mais sabor aos molhos, massas, carnes, saladas, sanduíches e muito mais
como plantar orégano passos
Crédito: Pixabay

O orégano, junto como o tomilho, a alfavaca, a salsinha e a cebolinha, estão no grupo das ervas aromáticas mais usadas pelos brasileiros para temperar comida. O sabor dos alimentos feitos com ervas frescas é muito mais gostoso, o prato fica mais aromático, apetitoso e saudável também. Então, veja como plantar orégano em casa para perfumar a cozinha sempre que colher folhas frescas.

Como plantar orégano em casa passo a passo

como plantar orégano
Crédito: Pixabay

Muita gente só conhece o orégano desidratado, do jeito que é usado para colocar na pizza e molho de tomate. Vale a pena ter essa plantinha no quintal ou em vasos na varanda, pois ela é de um verde bem vivo e bonito. Precisa cultivar do jeito certo para que a planta tenha um aroma e sabor especiais. O tipo de orégano mais cultivado para alimentação é o Origanum vulgare. Veja o que fazer para plantar orégano em casa.

Plantio

Se quiser começar a plantar orégano por sementes, o ideal é que primeiro coloque-as em uma sementeira para que se desenvolvam mais rapidamente. Quando estiverem do tamanho de mudas, pode transplantar para o local definitivo. Esse processo leva cerca de 2 semanas. Mantenha as sementes bem úmidas, protegidas do sol e da luz.

Também pode plantar diretamente uma muda que ganhou ou comprou. Se estiver na casa de alguém que tenha o orégano plantado, pode pegar alguns raminhos e colocar dentro de um copo com água pela metade. Quando as raízes começarem a surgir, faça o plantio na terra.

Clima

É bem fácil estar no clima ideal para cultivar orégano, pois é uma planta bem maleável. Estando entre 4ªC e 32ªC, a planta se desenvolve muito bem. Se estiver entre 21ºC e 25ºC o resultado vai ser ainda melhor.

Luminosidade

As folhas do orégano ficam mais aromáticas se a planta passar o dia no sol. Então, escolha um local da horta ou coloque o vaso em um local que pegue bastante luminosidade o dia inteiro e que a planta possa ficar ao menos 4 horas por dia pegando sol direto.

Solo

Na hora de preparar a terra para plantar orégano, não tem segredo. É a mesma base para plantar outras ervas, frutas e flores. Na horta, deixe a terra bem fofa e drenada, misturando um pouco de areia e bastante húmus de minhoca, que é natural e não tem risco de usar em excesso e matar a planta. No vaso, faça uma camada de argila expandida ou brita, outra de areia e por cima a mistura de 50% de terra fertilizada, 40% de húmus de minhoca, finalizando com 10% de areia.

Irrigação

O importante quanto à irrigação do orégano é que não deixe a terra ficar totalmente seca, nem encharcada de água. Vá colocando água aos poucos, no pratinho ou em volta da planta, sempre que estiver secando, mantendo sempre úmida.

Dicas para cuidar

Os cuidados com o orégano são simples, pois essa planta é bem flexível quanto ao solo e ao clima. Só precisa manter as regas sem deixar a terra secar por completo e nunca deixar que a planta passe o dia na sombra.

Também é importante remover as ervas daninhas que crescem sozinhas ao lado da erva. Elas são espontâneas, mas usam os nutrientes do orégano para crescer, prejudicando o desenvolvimento da sua planta.

Quando colher

Depois de uns dois ou três meses, quando notar que a planta está com pelo menos 20 centímetros, já pode começar a colher os ramos. O sabor fica mais acentuado na versão seca do orégano, então colha um ramos grande e deixe secando à sombra. Depois esmague com as mãos e guarde em um potinho de vidro, como esses de tempero comprados no supermercado.

Mantenha as plantas saudáveis de depois da colheita e vai conseguir ter orégano fresco por quatro ou cinco anos. Depois plante novas mudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios do chá de orégano
Para que serve chá de orégano e como fazer
recheio de leite Ninho
Como fazer recheio de leite Ninho em 17 receitas deliciosas