em

Benefícios do ômega-3 contra o lúpus

Um estudo descobriu que a suplementação dessa ácido graxopode ajudar

Benefícios do ômega-3 contra o lúpus
Crédito: Pxhere

De acordo com o Ministério da Saúde, o lúpus é “uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro”. Ou seja, ela faz com que as defesas do organismo ataquem as células boas do próprio organismo, causando inflamações nos tecidos. Alguns pesquisadores descobriram benefícios do ômega-3 contra o lúpus que pode ser animador para quem sofre da doença.

Os principais sintomas da doença são o cansaço constante, temperatura elevada e dores no corpo, inchaço, respiração deficitária, fotofobia, dor de cabeça e problemas de memória. Entre tantos outros sintomas, os mais característicos são o rash cutâneo, que deixa a pele do rosto vermelha, na região do nariz e maçãs, bem como feridas que surgem espontaneamente, principalmente depois de se expor ao sol.

Algumas medidas são necessárias para tratar os sintomas, já que a doença ainda não tem uma cura conhecida. Uma delas é manter uma alimentação balanceada, com ajuda de nutrientes especiais para tratar o lúpus.

Um desses nutrientes, é o ômega-3, um ácido graxo fundamental para o funcionamento do organismo, alimento para o cérebro e que pode também ajudar a reduzir as crises, reduzindo a inflamação.

Conheça os principais benefícios do consumo de ômega-3 contra o lúpus.

Benefícios do ômega-3 na prevenção de lúpus

Benefícios do ômega-3 na prevenção de lúpus
Crédito: Biosalud

De acordo com um estudo realizado e publicado na revista científica da Universidade de Michigan (MSU), o consumo de ômega-3 é capaz que impedir que um dos gatilhos do lúpus dê início a uma crise.

De acordo com Melissa Bates, do grupo de pesquisadores, foi descoberto que a doença é desencadeada “pela sílica cristalina, um mineral tóxico também conhecido como quartzo, que está ligado à autoimunidade humana”.

Para atestar a eficácia do nutriente, cobaias predispostas à doença foram alimentadas diariamente com quatro diferentes dietas, sendo com 12, 6 ou 2 gramas de ômega-3. Depois de sete dias, expuseram os ratos à sílica cristalina, capaz de desencadear a doença, partindo dos pulmões.

Depois de um mês, 96% das cobaias que ingeriram uma maior quantidade do nutriente, se curaram das lesões pulmonares, mostrando a eficácia do mesmo na prevenção do gatilho ambiental do lúpus.

O consumo de ômega-3 fez com que não houvesse a ativação da doença, como foi observado em cobaias geneticamente predispostas ao lúpus, curando 96% das lesões nos pulmões dos camundongos fêmeas.

Para os pesquisadores, esse ácido graxo “ajuda as células a enviarem um sinal anti-inflamatório ao corpo, para que ele não exagere e cause uma resposta auto-imune”, parando a crise, antes dela começar.

Outra hipótese levantada, a ser aprofundada também em estudos futuros, é que o nutriente “permite que as células tragam e removam a sílica tóxica do pulmão, sem morrer, impedindo o envio de sinais inflamatórios”, que desencadeariam a doença autoimune.

Outros benefícios do ômega-3

benefícios do ômega-3 para a saúde
Crédito: Abril.com

Além de ajudar no convívio como lúpus, o ômega-3 pode fazer muito bem para a sua saúde como um todo. Procure ingerir o nutriente preferencialmente de origem animal, como de peixes gordurosos de água fria ou krill. Mas nada impede de buscar sua fonte na linhaça, chia, algas e afins.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), ressalta a importância de se consumir o ômega-3, devendo ingerir entre 250 miligramas a 5 gramas por dia, no máximo. Conheça os seus principais benefícios.

1. Recuperação muscular

Seu consumo ajuda na recuperação muscular, depois de realizar atividades físicas mais intensas ou até mesmo ao final do dia, aliviando as dores nos músculo das pernas, costas, pescoço e outros.

Isso acontece pois ele reduz a inflamação no tecido muscular que foi danificado e está em recuperação, fazendo com que esta aconteça mais rapidamente e de forma menos incômoda.

2. Mais energia

O ômega-3 é processado em uma pequena organela que fica na célula, chamada mitocôndria. Ela é muito importante para o seu corpo, pois é responsável pela produção de energia.

Dessa forma, ao ingerir a quantidade adequada dele, você vai ter mais disposição e energia para trabalhar, se exercitar e todas as outras atividades do seu dia a dia, reduzindo a fadiga.

3. Pele mais bonita

Para deixar sua pele mais bonita, livre de acne e espinhas inflamadas, procure ingerir a quantidade correta de ômega-3 todos os dias, pois sua ação anti-inflamatória irá ajudar o tecido a se proteger e recuperar mais rapidamente.

Alergias e psoríase também podem ter seu efeito reduzido com a ingestão do nutriente, assim como a ação de fungos e outros agentes infecciosos.

4. Cérebro saudável

A boa gordura é alimento para seu cérebro, sendo o ômega-3 excelente para deixar o mesmo saudável e ativo, evitando o surgimento de doenças cognitivas e degenerativas.

O nutriente funciona como um elo entre os neurônios, estando presentes nas membranas dos mesmos. Isso faz com que funcionem com maior fluidez, melhorando a comunicação entre os receptores e neurotransmissores.

5. Bom desenvolvimento do feto

Toda gestante deve analisar com seu obstetra a possibilidade de suplementar o ômega-3, pois ele é fundamental para o desenvolvimento do feto. Já na barriga, ajuda a desenvolver a parte de visão e inteligência, diminuindo as chances de ter alergia.

As mamães também são beneficiadas, pois reduzem o risco de eclâmpsia, além dos quadros de depressão pós-parto.

É importante lembrar que toda alteração realizada na dieta e principalmente suplementação, deve ser orientada por um médico ou nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar colchão encardido

Como limpar colchão encardido: 8 dicas

limpar moedas antigas

Como limpar moedas antigas