Menu

Conheça os 10 melhores óleos essenciais para pele

Nada melhor do que fazer uma combinação de óleos naturais para deixar a pele mais nutrida e renovada.

Crédito: Freepik

Publicidade

Os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de frutas, ervas, flores e outras especiarias. Os processos de fabricação variam, mas são feitos sempre a frio para preservar os nutrientes da matéria-prima. Muitos desses nutrientes são altamente benéficos para a pele, e por isso você vai conhecer agora quais são os melhores óleos essenciais para pele, que ajudam a mantê-la mais saudável e bonita.

Quais os melhores óleos essenciais para pele saudável e bonita

Os óleos essenciais para pele podem ser usados diluídos em água, em outros óleos ou em cremes. Fazem parte dos ingredientes de produtos variados na indústria cosmética e, como oferecem benefícios ao corpo todo, também são usados em alimentos, bebidas e para terapias alternativas, como a aromaterapia.

Mas o que você vai ver agora são os tipos de óleos essenciais para pele, para que são recomendados e com o quais outros óleos combinam melhor.

1. Óleo essencial de laranja

Esse óleo é utilizado na estética para tratar manchas na pele, fazer drenagem linfática e reduzir a gordura localizada. Pode ser misturado ao óleo de manjericão, de bergamota, gerânio, cravo, limão, sândalo e outros cítricos, além de cremes para massagem. Também pode-se colocar gotas da água do banho ou para deixar os pés de molho.

Publicidade

2. Óleo essencial de gerânio

O óleo dessa flor é recomendado para tratamentos anti-idade, remoção de manchas, tratamento contra bactérias e para estimular o sistema linfático. Combina com óleos de citronela, cedro, camomila, cravo, jasmim, lavanda, rosa, alecrim, sândalo e os cítricos, além de cremes e misturado com água para vaporizar ou tomar banho.

3. Óleo essencial de lavanda

Além de ser recomendado para o tratamento de diferentes problemas de pele, nesse caso recomendado por um profissional, esse óleo também atua no alívio da tensão, na remoção de odores e para dormir melhor. Combina com óleo de cravo, cítricos, eucalipto, rosa, sálvia, camomila, citronela e pinho, além de poder misturar com cremes e água para vaporizar ou fazer compressa.

4. Óleo essencial de sândalo

Esse é um óleo recomendado para tratamentos de peles maduras, secas, com fissuras e com acne. Combina com óleos de cravo, rosa, mirra, pimenta negra, gerânio, jasmim, bergamota, lavanda e limão, além de poder ser misturado a cremes para máscara facial e corporal.

5. Óleo essencial de tea tree

Também chamado de óleo de melaleuca, ele é muito recomendado para o tratamento da acne, além de ajudar a tratar problemas de pele relacionados com fungos, servindo como antisséptico, analgésico e cicatrizante. Combina com óleos de cravo, canela, alecrim, sálvia, gerânio, gengibre, lavanda, manjerona, pinho e noz-moscada, podendo ser misturado também a cremes específicos e à água morna para que o vapor seja absorvido pela pele.

Publicidade

6. Óleo essencial de limão siciliano

Esse é outro óleo essencial que contribui no tratamento de manchas, de acne, além de ser um tônico rejuvenescedor. Junto com esses benefícios é bom para revigorar o organismo. Combina com óleos de sálvia, néroli, laranja, citronela, eucalipto, camomila, bergamota e lavanda, além de cremes para máscaras corporais e faciais.

7. Óleo essencial de capim-limão

Poderoso para o tratamento de gordura localizada, desintoxicante da pele e de todo o organismo, estimula o metabolismo através da pele, tonifica e é usado em massagens modeladoras. Ele combina com óleos de gerânio, sândalo, rosa, alecrim, cedro, jasmim e os cítricos, além de cremes para massagem e tratamento da pele.

8. Óleo essencial de eucalipto

Para a pele, esse óleo vai ajudar a tratar a oleosidade e melhorar a oxigenação. Junto com esse efeito, ele é popularmente conhecido para o tratamento de gripe e resfriado, melhorando a respiração. Combina bem com os óleos cítricos, a lavanda, a hortelã-pimenta, tea tree e manjericão, podendo ser usado com outros cremes ou com água para vaporizar, tomar banho e fazer compressa.

Publicidade

9. Óleo essencial de cedro

Para as peles maduras, esse óleo é outro recomendado. Ele também é bom para redução de rugas, de acne, tratamento de psoríase na pele ou no couro cabeludo. Tem boa ação em conjunto com óleo de patchouli, louro, sândalo, eucalipto, os cítricos, alecrim e rosa, além dos cremes para massagem ou próprios para cada tipo de tratamento.

10. Óleo de hortelã-pimenta

São diversos os benefícios do óleo de hortelã-pimenta para o corpo todo. Mas para a pele, especificamente, ele age contra as alergias, alivia coceira de picadas, dor de queimadura, controle da oleosidade e da acne. Combina com óleo de lavanda, eucalipto, manjerona, alecrim, limão e tantos outros, além de poder ser combinado aos cremes de tratamento.

Cuidados a ter

Lembre-se que cada pele necessita de cuidados específicos e pode ter reações adversas em contato com determinados óleos. Então, antes de aplicar na pele toda, passe em uma pequena parte e deixe agir por um tempo para ver se terá alguma reação.

Publicidade

Nunca aplique óleos essenciais para pele puros. Sempre diluídos em água, cremes ou com outros óleos suaves, evitando irritação, pois são substâncias fortes. Se tiver uma necessidade de tratamento específica, o ideal é ir ao dermatologista para garantir que usará o tipo de óleo correto, na quantidade ideal e com as combinações que vão contribuir para o tratamento.

Leave a Reply

Sair da versão mobile