em

Óleo de buriti: você sabe o que é e para que serve?

O buriti é uma palmeira que dá frutos muito bonitos e o óleo é extraído das suas castanhas. Conheça os benefícios
óleo de buriti
Crédito: Wikimedia Commons

Talvez você já tenha ouvido falar no óleo de buriti, que é vendido como cosmético para passar no corpo e deixar a pele macia e cheirosa. Esse óleo é extraído das castanhas que ficam dentro dos bonitos frutos de uma palmeira alta que tem o nome científico de Mauritia flexuosa. Sua origem é brasileira (Amazônia, Cerrado e Pantanal) e também da Venezuela e de Trindad e Tobago. Conheça quais são os usos do óleo de buriti.

Veja também: como fazer óleo de alecrim caseiro e para que serve

Aqui você encontra:

Usos do óleo de buriti

usar óleo de buriti cosmético e comestível
Crédito: Alibaba

Mesmo sendo uma planta nativa do Brasil, o buriti não é tão difundido por todo o país. Muitas pessoas nunca viram a planta nem seu fruto de perto, mas já viram o óleo usado na cosmética. O fato é que ele pode ser usado de diferentes formas.

Produtos cosméticos

Como já mencionado, ele pode ser extraído das castanhas da fruta e transformado em um óleo cosmético que é usado para fazer loções corporais, sabonetes, perfumes, xampus, condicionadores e outros produtos para finalidade de cuidados com a pele e cabelo.

Ele tem em sua composição um poder hidratante, protegendo a pele e o cabelo do ressecamento excessivo, pois cria uma fina camada protetora que impede uma evaporação exagerada do líquido da pele e do cabelo que os mantém hidratados.

Esse óleo também vai fornecer uma variedade de vitaminas e minerais para nutrir pele e cabelo, deixando-os mais macios e bonitos. Como se não bastasse, também contribui com a produção de colágeno, que é essencial para manter a pele e os órgãos firmes e tonificados.

Produtos para tratar queimadura e picada

Outra finalidade interessante desse óleo é que ele ajuda a tratar queimaduras de sol, aliviando o desconforto e favorecendo a cicatrização. Também é usado nas regiões nativas para tratar picadas de cobra e escorpião, mas nesse caso, o ideal é ir primeiro ao pronto-socorro, pois nem todos os animais peçonhentos deixam venenos tratáveis com esse óleo.

Produtos comestíveis

Existe também o óleo que é próprio para ser ingerido, passando por um processo diferente do óleo cosmético, sem os mesmos aditivos químicos. Ao ser ingerido ele vai levar para o corpo as mesmas propriedades do óleo cosmético, mas sem os aditivos não comestíveis, é claro.

O óleo vai fornecer ação antioxidante que protege as células do envelhecimento precoce, também vai fornecer vitamina A, C, algumas do complexo B, além de cálcio, ferro, fósforo e iodo.

Para tratar da tosse e melhorar a respiração, a medicina popular na Amazônia, Cerrado e Pantanal faz uso de uma colher desse óleo comestível ao dia. Mas essa é uma recomendação popular, então precisa ter cautela ao ingerir, observando os efeitos que podem acontecer. Se perceber qualquer reação adversa, procure um médico e suspenda o uso do óleo para essa finalidade.

Corante natural

Por causa da vitamina A, o óleo tem uma cor avermelhada muito bonita que é utilizada tanto na indústria cosmética quanto na alimentícia. Para cada uso há uma composição específica, mas o fato é que se torna uma opção mais natural em substituição aos corantes artificiais.

Óleo de buriti pode ser ingerido?

Sim, ele pode ser ingerido, desde que seja extraído para essa finalidade, sem os aditivos industriais que o transformam em um óleo cosmético. Então, na hora de comprar, tenha muita atenção a esse detalhe importante. Compre o óleo comestível para incluir nas suas receitas e obter os benefícios.

Preço e onde comprar

O preço e o local onde comprá-lo vai depender do uso e da quantidade desejada. Pode encontrar porções desde R$ 15 até R$ 60. Ele é encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. Escolha um produto que seja 100% puro e natural. Na hora de usar, deve ser diluído em um pouco de outros óleos vegetais puros, pois é forte.

receitas para perder barriga
4 Receitas para perder barriga: descubra a combinação infalível
receitas de chá seca barriga
Chá seca barriga para desinchar e queimar calorias