em

Buriti: benefícios da fruta e como consumir

De tão bonito, pode ser um fruto decorativo, mas os principais benefícios estão em suas propriedades medicinais
buriti
Crédito: Wikimedia Commons

O buriti é uma palmeira alta, de nome científico Mauritia flexuosa, nativa de Trintad e Tobago, da Venezuela e do Brasil, nas regiões do pantanal, do cerrado e da Amazônia. Seus frutos são revestidos por uma casca estampada com relevo em um tom vermelho-castanho muito bonito. A polpa da fruta é saborosa, nutritiva e pode ser usada em diversas receitas.

Benefícios para a saúde

beneficios do buriti
Crédito: Wikimedia Commons

Com seu fruto, além das receitas, fazem-se também produtos cosméticos para tratar do cabelo, da pele e das unhas. Ele deixa o produto aromático e ainda fornece suas propriedades medicinais. Veja quais benefícios vai obter ao utilizar produtos ou consumi-lo em receitas.

Efeito antioxidante

Esse efeito é importante para prevenir doenças e o envelhecimento precoce, pois ele faz a revitalização e proteção de todas as células do corpo. Quando elas estão oxidadas começam a adoecer e abrir caminho para o desequilíbrio no organismo.

Energético

Como várias plantas da Amazônia, inclusive o guaraná, essa é uma fruta que tem efeito estimulante, ajudando a se sentir mais disposto ao longo do dia.

Ajuda a manter a saúde da pele

Entre os ativos dessa planta, quando transformada em diferentes produtos, estão o efeito hidratante, bactericida, cicatrizante e suavizante, que juntos vão deixar a pele mais bonita, macia e com redução de acne.

Estimula o bom funcionamento gastrointestinal

Quando comido in natura, inteiro, o fruto oferece uma boa quantidade de fibras, além de diversas vitaminas e minerais que ajudam na digestão dos alimentos, na distribuição dos nutrientes e previnem doenças estomacais e intestinais.

Fonte de nutrientes

No buriti tem vitamina A, B e C, cálcio, ferro, proteínas, fibras e muitos outros nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável diariamente. Consuma dentro de uma alimentação saudável e balanceada para obter esses benefícios.

Como consumir?

A frutinha pode ser comida pura, removendo a casca e consumindo a polpa. Também pode ser transformada em sobremesas, sucos, geleias, compotas, licor e vinho. O óleo extraído da planta pode ser usado para diversas finalidades, inclusive na culinária, quando é puro e próprio para esse fim. Veja algumas sugestões de como preparar esse fruto.

Receita para provar: doce de buriti

Se tiver a oportunidade de levar um pouco desse fruto para casa, experimente fazer esse delicioso doce que é muito popular nas regiões onde ele é nativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sobre homeopatia
Homeopatia: o que é e para que serve
fruta-do-conde
Fruta-do-conde: conheça suas propriedades e benefícios