óleo de brahmi
Crédito: Wikimedia Commons

Óleo de brahmi: saiba o que é e para que serve

A medicina oriental oferece mais um de seus óleos para o uso dos brasileiros, conheça os benefícios

Publicidade

O óleo de brahmi (Bacopa monnieri) é muito utilizado na tradição ayurvédica indiana, onde é usado  há centenas de anos para que se possa usufruir de propriedades medicinais e cosméticas. Veja quais são seus benefícios, como usar e onde encontrar.

Para que serve o óleo de brahmi: 5 benefícios

De acordo com a medicina alternativa que faz uso de óleos essenciais para tratar do corpo e da mente, são diversas as atuações desse óleo no organismo, provocando uma verdadeira desintoxicação e cura, quando utilizado da forma correta. Veja alguns dos principais benefícios.

1. Melhora a saúde capilar

Por ter ação anti-inflamatória, esse óleo pode ser usado para tratar infecções e irritações do couro cabeludo, dependendo do caso, depois de consultar um dermatologista e ter certeza de que não necessita de outro tipo de tratamento para o problema em questão. Ao melhorar a saúde do couro cabeludo, o óleo acaba por estimular o crescimento de fios mais sadios.

2. Alivia sintomas de ansiedade e promove um sono tranquilo

Por conta de suas propriedades como ansiolítico e sedativo, o óleo de brahmi contribui com o alívio dos sintomas de ansiedade e também pode ser um bom aliado no tratamento da insônia, mas não deve substituir o tratamento da medicina tradicional.

Publicidade

3. Contribui com o tratamento de artrites

As artrites, em seus variados tipos, são doenças que atacam as articulações do corpo, as famosas “juntas”, que ficam inflamadas e acabam causando inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de locomoção. O efeito anti-inflamatório desse óleo pode ajudar no alívio dos sintomas.

4. Dores estomacais

Dores estomacais de causas simples podem ser aliviadas com uma massagem feita com o óleo de brahmi levemente aquecido sobre o abdômen. Ele ajuda a eliminar gases presos, promovendo a digestão que não ocorreu bem.

5. Problemas de memória e Alzheimer

Para esses tipos de problemas, o ideal é que o óleo seja aplicado por um profissional massoterapeuta com conhecimento em medicina ayurvédica ou aromaterapeuta, recomendando a melhor forma de uso nas sessões. O óleo ajuda a promover as capacidades cognitivas, contribuindo com a concentração e a memória.

Como usar

óleo de brahmi como usar
Crédito: Bazar Indiano

Para cada tipo de problema a ser tratado, o óleo pode ser utilizado de um jeito diferente. Basicamente, funciona como outros tipos de óleos usados na medicina alternativa, como a aromaterapia, que utiliza óleos aquecidos para fazer massagens, também como compressa sobre áreas do corpo que estejam doendo e inflamadas.

Publicidade

Pode ser misturado com outros óleos para o tratamento de pele e cabelo, além de poder ser colocado em difusores para aromatizar ambientes e proporcionar seus efeitos por meio da inalação.

Cuidados a ter

Como esse óleo não é amplamente difundido no Brasil e, assim, não há uma quantidade significativa de testes que comprovem seus efeitos no corpo e na mente, o ideal é que o uso seja feito sob prescrição e acompanhamento de um profissional que entenda de óleos essenciais e de medicina ayurvédica. Esse profissional é que deverá recomendar a dose ideal para cada pessoa, de acordo com o estado de saúde e o problema a ser tratado.

Cabelos com tintura podem usar óleo de brahmi?

A princípio, não há casos registrados de problemas capilares ocasionados pelo uso desse óleo em cabelos quimicamente tratados. Mesmo assim, como cada organismo é único, o ideal é faça uso em apenas uma pequena parte do couro cabeludo, esperando agir por alguns minutos. Se perceber se não houve qualquer reação adversa, então pode utilizar no cabelo todo.

Publicidade

Preço e onde comprar

Nas lojas de produtos naturais, algumas farmácias e lojas especializadas em medicina alternativa é possível encontrar esse tipo de óleo. Os preços variam de acordo com a quantidade da embalagem e a marca do óleo.

PODE GOSTAR TAMBÉM