em

Óleo de brahmi: saiba o que é e para que serve

A medicina oriental oferece mais um de seus óleos para o uso dos brasileiros, conheça os benefícios
óleo de brahmi
Crédito: Wikimedia Commons

O óleo de brahmi (Bacopa monnieri) é muito utilizado na tradição ayurvédica indiana, onde é usado  há centenas de anos para que se possa usufruir de propriedades medicinais e cosméticas. Veja quais são seus benefícios, como usar e onde encontrar.

Para que serve o óleo de brahmi: 5 benefícios

De acordo com a medicina alternativa que faz uso de óleos essenciais para tratar do corpo e da mente, são diversas as atuações desse óleo no organismo, provocando uma verdadeira desintoxicação e cura, quando utilizado da forma correta. Veja alguns dos principais benefícios.

1. Melhora a saúde capilar

Por ter ação anti-inflamatória, esse óleo pode ser usado para tratar infecções e irritações do couro cabeludo, dependendo do caso, depois de consultar um dermatologista e ter certeza de que não necessita de outro tipo de tratamento para o problema em questão. Ao melhorar a saúde do couro cabeludo, o óleo acaba por estimular o crescimento de fios mais sadios.

2. Alivia sintomas de ansiedade e promove um sono tranquilo

Por conta de suas propriedades como ansiolítico e sedativo, o óleo de brahmi contribui com o alívio dos sintomas de ansiedade e também pode ser um bom aliado no tratamento da insônia, mas não deve substituir o tratamento da medicina tradicional.

3. Contribui com o tratamento de artrites

As artrites, em seus variados tipos, são doenças que atacam as articulações do corpo, as famosas “juntas”, que ficam inflamadas e acabam causando inchaço, vermelhidão, dor e dificuldade de locomoção. O efeito anti-inflamatório desse óleo pode ajudar no alívio dos sintomas.

4. Dores estomacais

Dores estomacais de causas simples podem ser aliviadas com uma massagem feita com o óleo de brahmi levemente aquecido sobre o abdômen. Ele ajuda a eliminar gases presos, promovendo a digestão que não ocorreu bem.

5. Problemas de memória e Alzheimer

Para esses tipos de problemas, o ideal é que o óleo seja aplicado por um profissional massoterapeuta com conhecimento em medicina ayurvédica ou aromaterapeuta, recomendando a melhor forma de uso nas sessões. O óleo ajuda a promover as capacidades cognitivas, contribuindo com a concentração e a memória.

Como usar

óleo de brahmi como usar
Crédito: Bazar Indiano

Para cada tipo de problema a ser tratado, o óleo pode ser utilizado de um jeito diferente. Basicamente, funciona como outros tipos de óleos usados na medicina alternativa, como a aromaterapia, que utiliza óleos aquecidos para fazer massagens, também como compressa sobre áreas do corpo que estejam doendo e inflamadas.

Pode ser misturado com outros óleos para o tratamento de pele e cabelo, além de poder ser colocado em difusores para aromatizar ambientes e proporcionar seus efeitos por meio da inalação.

Cuidados a ter

Como esse óleo não é amplamente difundido no Brasil e, assim, não há uma quantidade significativa de testes que comprovem seus efeitos no corpo e na mente, o ideal é que o uso seja feito sob prescrição e acompanhamento de um profissional que entenda de óleos essenciais e de medicina ayurvédica. Esse profissional é que deverá recomendar a dose ideal para cada pessoa, de acordo com o estado de saúde e o problema a ser tratado.

Cabelos com tintura podem usar óleo de brahmi?

A princípio, não há casos registrados de problemas capilares ocasionados pelo uso desse óleo em cabelos quimicamente tratados. Mesmo assim, como cada organismo é único, o ideal é faça uso em apenas uma pequena parte do couro cabeludo, esperando agir por alguns minutos. Se perceber se não houve qualquer reação adversa, então pode utilizar no cabelo todo.

Preço e onde comprar

Nas lojas de produtos naturais, algumas farmácias e lojas especializadas em medicina alternativa é possível encontrar esse tipo de óleo. Os preços variam de acordo com a quantidade da embalagem e a marca do óleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
exercícios para glúteos
Exercícios para glúteos: os 10 melhores para ter o resultado desejado
economizar produtos de limpeza
7 Dicas para economizar produtos de limpeza