em

Óleo de amêndoas no cabelo: benefícios e como usar

Esse óleo é um dos favoritos da culinária fit, mas também serve para tratar da pele e do cabelo. Veja como usá-lo
óleo de amêndoas no cabelo
Crédito: Pixabay

Os óleos essenciais naturais são extraídos de plantas e trazem muitos benefícios para vida humana. Um dos mais utilizados e populares é o óleo de amêndoas, que tem utilidade culinária, cosmética e medicinal. O que você vai saber agora é como usar o óleo de amêndoas no cabelo e seus benefícios.

Benefícios do óleo de amêndoas para o cabelo

benefícios do óleo de amêndoas no cabelo
Crédito: Freepik

As amêndoas são oleaginosas de origem asiática ricas em gorduras saudáveis, que ajudam a proteger e hidratar os cabelos. Também contêm vitaminas A, E e do complexo B, além de minerais para nutrir os fios. Os resultados são os seguintes benefícios:

1. Redução de frizz

O tratamento capilar com óleo de amêndoas ajuda a manter os fios mais comportados, pois sua estrutura fica nutrida e hidratada. Assim, o efeito arrepiado deixa de aparecer com tanta frequência, claro, tomando outros cuidados diários para a saúde do cabelo.

2. Hidratação

Cabelos hidratados ficam mais macios e sedosos, mais comportados e maleáveis também. A hidratação pode ser feita uma vez por semana ou duas vezes no mês. O papel do óleo de amêndoas na hidratação é criar uma camada protetora em volta de cada fio para que a água do seu interior não seja evaporada tão rapidamente pelo calor do sol ou do secador.

3. Brilho

Cabelos hidratados e nutridos são muito mais brilhosos, com movimento e aspecto resistente. Não há o que possa fazer o cabelo parecer brilhoso quando na verdade não está. Usar óleo de amêndoas no cabelo para aumentar o brilho é bom por causa da vitamina E que nutre e hidrata.

4. Anticaspa e antiqueda

As vitaminas do óleo de amêndoas são absorvidas quando o couro cabeludo é massageado com o óleo. Esse tratamento ajuda a hidratar a pele e reduzir a caspa, além de nutrir os fios para reduzir a queda.

Como usar?

como usar o oleo de amendoas no cabelo
Crédito: Freepik

Usar óleo de amêndoas no cabelo é uma das escolhas que deve fazer, junto com outros cuidados rotineiros. Então, adicione o óleo em outros produtos para que ele esteja constantemente tratando dos fios. Apenas tome cuidado para não exagerar e deixar o cabelo pesado, com excesso de oleosidade.

1. Xampu ou condicionador com óleo de amêndoas

Quando fizer ou comprar seu óleo de amêndoas, adicione 1 colher de chá em uma embalagem de 250 ml do seu xampu ou condicionador. Quando for lavar o cabelo, passe duas vezes o xampu e massageie bem para que o óleo faça efeito.

2. Máscara de hidratação

A hidratação costuma ser feita semanalmente ou quinzenalmente, conforme a necessidade de cada cabelo. Existem muitas receitas de hidratação caseira e muitas delas incluem o óleo de amêndoas.

Por exemplo, pode misturar 2 colheres de sopa de creme para hidratação com mais 2 colheres de azeite de oliva, 1 colher de óleo de amêndoas e 1 colher de chá de mel. Misture tudo muito bem, aplique nos cabelos lavados, massageando da raiz às pontas. Deixe agir por 20 minutos e pode enxaguar.

3. Umectação

A umectação pode ser feita na fase de hidratação do seu cronograma capilar. É um tratamento prático, pois vai aplicar óleo puro nos cabelos secos e sujos, da raiz às pontas, e deixar agir por meia hora. Se a raiz for muito oleosa, não aplique nela. Depois é só lavar normalmente e ainda pode finalizar com uma máscara hidratante.

Onde comprar óleo de amêndoas e quanto custa?

O óleo de amêndoas pode ser feito em casa, extraído dos miolos de amêndoas, ou pode ser comprado no supermercado, na farmácia e em lojas de produtos naturais. Se comprar o óleo essencial, que é puro, o preço vai depender da quantidade. Varia em média de R$ 4 a R$ 30. Vale a pena comprar a versão prensada a frio, sem ser refinado, que é mais nutritiva para o cabelo e para a pele.

Veja como fazer óleo de amêndoas caseiro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
saber se estou na menopausa
Como saber se estou na menopausa
patê de sardinha
8 Receitas de patê de sardinha para petiscar