em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Unha encravada: o que é, causas e como prevenir

Aprenda uma maneira fácil de tratar a unha encravada sem sair de casa
unha encravada
Crédito: Pixabay

A unha encravada é muito dolorida e incomoda bastante quem sofre com esse problema. Infelizmente ela não se cura sozinha, e se não for tratada, pode causar problemas mais graves e levar até à intervenção cirúrgica.

Esse problema pode afetar qualquer dedo, mas é mais frequente no dedão do pé, causando desconforto ao andar e até ao usar um sapato fechado. Por isso é necessário começar a tratar unha encravada logo no início, para evitar problemas.

Aqui você encontra:

Causas da unha encravada

Muitas são as causas para que as unhas encravem, devendo sempre ter atenção para evitar que aconteça.

1. Sapato inadequado

Usar um sapato que não se adapta direito ao pé, que aperta demais, ou não fica encaixado corretamente, pode causar problema na unha. Pois ela será forçada, se direcionando para debaixo da pele e crescendo torta.

Como lacear sapato apertado em poucos passos

2. Corte errado

unha encravada
Crédito: KO Deposiphotos

É muito importante cortar as unhas dos pés corretamente. O ideal é que sejam retas, para que ela não entre na pele e encrave. Quando você corta os cantinhos, induz suas unhas a crescerem mais para baixo, entrando na carne, provocando dor e desconforto.

Aprenda como cortar as unhas corretamente 

3. Acidentes

Também pode ser apontado como uma das causas para a unha encravar. Por exemplo, se você bater os pés em algum lugar, a unha pode ser pressionada e a pele a sua volta pode se fechar, fazendo com que ambas cresçam de maneira incorreta.

Sintomas

Por causarem desconforto e dores, as unhas encravadas são fáceis de identificar, mesmo que estejam inflamadas ainda por debaixo da pele. Veja alguns sintomas:

  • Dor intermitente em volta da unha;
  • Dor intensa, principalmente a noite, ao dormir;
  • Vermelhidão e inchaço no dedo;
  • Coceira por dentro do dedo;
  • Presença de carne esponjosa (granuloma piogênico) na lateral do dedo;
  • Infecção, seguida de pus e sangue.

Se você identificar algum desses sintomas, provavelmente sua unha está encravada e terá que tomar algumas medidas para tratar o problema.

O tratamento caseiro é indicado caso a unha encravada ainda não esteja em estado avançado, ou seja, mostrando sinais de infecção.

Possíveis complicações

Uma das principais preocupações com as unhas encravadas é para as pessoas que sofrem com diabetes, pois qualquer ferimento, mesmo que minúsculo, pode causar problemas graves.

Por isso, se você sofre de diabetes e está com as unhas encravadas, procure uma ajuda profissional, pois pode apresentar diversas complicações, como disseminação da inflamação e formação de carne esponjosa.

Quando ir ao médico e qual consultar?

unha encravada
Crédito: Deco Proteste

Você deve ir ao médico quando começar a ter secreção, ou quando a dor estiver atrapalhando suas tarefas no dia a dia. O ideal é consultar um dermatologista ou a um podólogo, que irá eliminar a parte que incomoda e tratar a inflamação.

Não vá de forma alguma à manicure para resolver ou prevenir a formação de unhas encravadas, pois a tendência é que fiquem pequenos pedaços de unha no fundo do dedo, piorando a situação.

Se estiver em fase inicial, quando está somente coçando, levemente inchado e vermelho, você pode tratar em casa mesmo, com tratamentos naturais. Veja alguns exemplos.

1. Algodão com anti-inflamatório

Coloque um pouco de algodão na unha encravada, entre a unha e a pele, com uma pomada anti-inflamatória. Faça isso com cuidado, para não machucar. Você sentirá uma pressão no dedo. Deixe o algodão no local para que a unha e a pele cresçam da maneira correta. Quando tomar banho, troque o algodão e faça tudo novamente, por no máximo 5 dias.

2. Vinagre de maçã

Passe vinagre de maçã na unha, utilizando um algodão. Ele ajuda a prevenir infecções. Pode fazer isso várias vezes ao dia, enquanto a inflamação ainda está no princípio.

3. Óleo de melaleuca ou tea tree

Utilize um algodão para passar o óleo de melaleuca na unha encravada, principalmente no cantinho. Isso irá ajudar a aliviar a dor e a prevenir infecções. Pode usar o óleo como substituto à pomada anti-inflamatória, do primeiro tratamento.

Como prevenir unha encravada

Para evitar que elas apareçam, você deve evitar utilizar sapatos fechados ou apertados e se não tiver jeito, tire assim que chegar em casa e opte por calçados confortáveis.

Tenha cuidado para não bater o pé, principalmente nas quinas de porta e guarda-roupas, que parecem ser verdadeiro imãs para os pés.

Lembre de sempre de cortar as unhas da maneira correta, sem tirar os cantinhos e deixando bem reta, alinhada com a altura do seu dedo, mas não deixando muito grande, para não machucar.

Não se esqueça de consultar sempre um profissional quando tiver problemas com unhas encravadas. O tratamento tardio pode causar mais danos para os seus pés.

Para saber mais sobre tratamento para unhas encravadas, assista ao vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
jaca benefícios para a saúde
Conheça os benefícios da jaca
stevia para parar de fumar
Stevia para parar de fumar funciona?