em ,

TristeTriste

Como se livrar de unha encravada sem precisar ir ao médico

É possível acelerar a cura da unha encravada de forma simples e caseira

Quem já teve (ou tem) uma unha encravada sabe o tamanho da dor que ela provoca. A unha encravada aparece por diversos motivos: devido a um corte indevido da unha, ao uso de sapatos apertados, a um trauma que a unha tenha sofrido ou mesmo devido a fatores anatômicos que favorecem essa situação. Veja dicas de como se livrar de uma unha encravada sem precisa recorrer a um especialista.

Unha encravada – como se livrar desse mal em casa

Se você costuma ter unhas encravadas com alguma frequência precisa ficar alerta para perceber se isso tem acontecido devido a uma pré-disposição genética ou por algo que pode ser evitado como cortes mal feitos ou sapatos que apertam. Para se livrar dessa dor que incomoda o tempo todo veja o que fazer abaixo.

1. Escalda-pés

É bom fazer escalda-pés quando se tem uma unha encravada. Você coloca os pés em água quente com sabão, o que ajuda a deixar o local limpo e livrar-se de bactérias. Além disso, a temperatura e o sabão amolecem a pele da área facilitando a remoção da unha, se for o caso. O ideal é fazer o escalda-pés mais de uma vez por dia.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um excelente aliado para o tratamento da unha encravada. Ele tem ação antibacteriana e evita que sua unha encravada se contamine, agilizando o processo natural de cura da unha. Você pode acrescentar um pouco do vinagre no seu escalda-pés ou aplicá-lo diretamente na unha encravada diluído com um pouco de água limpa.

3. Fio dental ou algodão debaixo da unha

Uma boa tática é redirecionar o crescimento da sua unha para fora da pele. Quando temos a unha encravada, ela cresce forçando a entrada na nossa pele, por isso dói tanto e fica vermelho. Portanto, você pode pegar um fio dental ou pequenos tufos de algodão e colocá-los entre a unha encravada e a pele. É um processo desconfortável, mas é bem eficaz. Se for utilizar, certifique-se que vai usar um fio dental limpo e sem sabor (os saborizados podem causar queimação) ou um algodão limpo.

4. Evite sapatos de salto e sapatos apertados

Além de causar muita dor devido à pressão exercida sobre a unha encravada, utilizar sapatos de salto ou apertados irá atrasar o processo de cura da unha. Se você tiver que usar esses sapatos por motivos profissionais, avise na empresa desta impossibilidade, é melhor para sua saúde e bem estar.

5. Óleos essenciais para reduzir a dor e inflamação

Alguns óleos essenciais têm ação analgésica e antitérmica e podem ajudar no processo de cura da unha encravada. Por isso, utilize um deles ou crie uma mistura de alguns para ajudar a suportar a dor: óleo de alecrim, de lavanda, de cravo, de Chipre, óleo de coco e de melaleuca são muito eficazes. Misture os óleos, aplique no local e massageie suavemente. É um remédio natural, dá aparência mais saudável e ajuda no processo de cura.

19 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Faça o seu creme hidratante caseiro – Saiba tudo aqui!
8 dicas de como afastar pássaros da sua casa