em

AmeiAmei TristeTriste

Como tratar unha encravada

Veja como se livrar de vez desse problema que gera incômodo em diversas pessoas
unha encravada como tratar
Crédito: Freepik

Impossível não encontrar alguém que nunca tenha tido unha encravada. Além de atrapalhar a estética das unhas, esse problema gera uma dor aguda forte. Então, veja abaixo diversas dicas para se livrar de vez disso.

Tratar unha encravada em casa: passo a passo

como tratar unha encravada em casa
Crédito: Freepik

Nem sempre é possível ir a um profissional para tratar aquela incômoda unha que insiste em encravar. Nesses casos, é necessário que se saiba como removê-la perfeitamente em casa. Por isso, veja o passo a passo de como tirar unhas encravadas.

1. Limpe os instrumentos

Parece bobagem, mas é essencial que se limpe muito bem os equipamentos que serão usados, como o alicate. Por isso, é importante colocá-los para ferver em uma panela com água.

Se preferir, pode-se limpar com um pano molhado em álcool etílico. Isso esterilizará o instrumento. Saiba que isso evita a aparição de novas infecções e inflamações que possam ocorrer depois do processo.

2. Faça um escalda pés

É bom fazer escalda pés antes de se remover a unha encravada. Para isso, você deve colocar os pés em água quente com sabão, o que ajuda a deixar o local limpo e livre de bactérias.

Além disso, a temperatura e o sabão amolecem a pele da área facilitando a remoção da unha. Assim, diminuem-se as chances de que ocorram ferimentos no momento de corte.

3. Desinfete as unhas

Após limpar as unhas com o escalda pés, é importante fazer uma segunda rodada de limpeza. Nessa rodada, você deve passar um algodão imerso em vinagre branco na região onde vai mexer.

4. Aplique a pomada

Depois disso, aplique uma pomada anti-inflamatória entre a unha e a pele, no local afetado. Em seguida, coloque um pequeno pedaço de algodão nesse espaço e comprima-o levemente. Deixe cicatrizar durante 1 hora.

5. Remova a unha

Essa é a parte mais delicada do processo e necessita de muito cuidado. Primeiramente, você terá que remover o algodão e a pomada e deixar a região limpa.

Em seguida, remova o cantinho da unha que está encravada, de modo que fique o mais reto possível. Não force muito, para não agravar o quadro. Depois disso, remova esse cantinho cortado com uma espátula especial de pedicure.

6. Faça um curativo

Assim que terminar o processo de corte, repita o passo de aplicação da pomada. Aplique-a no local e cubra com o algodão.

Empurre o algodão levemente com a ponta do alicate, com cuidado para não se machucar, de modo que ele fique entre a unha e o dedo. Em seguida, cubra esse curativo com uma gaze, para que ele não se solte durante o dia.

Lembre-se de manter esse curativo durante três dias, sem molhá-lo em momento algum, para não atrapalhar o processo.

Como tratar unha encravada com pus

como tratar unha encravada com pus
Crédito: Freepik

Há algumas diferenças entre cortar uma unha normal e uma com pus. Essas diferenças são essenciais para que você não cometa algum erro grave que piore a sua inflamação.

Uma das grandes diferenças é que, nesse caso, não se deve cortar a unha encravada. Isso apenas piorará o ferimento e gerará mais dor para você.

O primeiro passo é o mesmo da unha sem inflamação, aplicando o escalda pés. Nesse caso, não use o vinagre para limpar.

Logo depois, passe um pequeno pedaço de algodão ou fio dental sem sabor, por baixo da região afetada. Isso fará com que o pedacinho de unha pare de machucar a região com a sua ponta. Por isso, é desnecessário cortá-la e agravar ainda mais o quadro de inflamação.

Por último, passe a pomada anti-inflamatória e faça um curativo com gaze na região. Isso tratará a inflamação e evitará novos machucados nessa região afetada, além de isolar a inflamação da sujeira proveniente do meio externo.

Quando ir ao médico

Na prática, ir ao médico deve ser a sua prioridade. Isso porque esse profissional é especialista na área e saberá resolver o problema do melhor modo possível. Além disso, o tratamento em casa, se for mal feito, pode agravar o problema.

Os grupos que devem ir ao médico prontamente em casos como esses são diabéticos, pessoas com o sistema imunológico afetado e com dificuldade de cicatrização ou com um quadro inflamatório negligenciado previamente.

O médico que cuida desse problema é o dermatologista. Procure alguém de confiança e marque uma consulta. Ele deve ter prioridade em relação ao podólogo.

Tire mais dúvidas nesse vídeo:

19 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Menina de 8 anos conhece a irmã recém-nascida em vídeo emocionante
Menina de 8 anos conhece a irmã recém-nascida em vídeo emocionante
como controlar ciúmes
Como controlar ciúmes: 12 dicas