em

O que causa verrugas?

As verrugas, às vezes, são muito comuns. Saiba o que as causam e seus tipos
o que causa verrugas
Crédito: Wikimedia Commons

De diversas formas, quantidades e tamanhos, as verrugas são muitas vezes temidas, mas, em geral, não oferecem riscos à saúde de quem as tem. Elas podem ter diversas texturas e cores, assim como suas causas são diversas. Veja o que causa verrugas e seus tipos.

Causas das verrugas

o que causa verrugas causas
Crédito: Dra. Cláudia Sá

O que faz com que a verruga se desenvolva é a presença do vírus papiloma vírus humano (HPV). Ela pode estar concentrada somente nesse ponto, mas há chances de se espalhar para outras áreas do corpo.

Veja o que causa verrugas, na maior parte das vezes, e faz com que o vírus se aloje na superfície da pele, se multiplicando e criando outras camadas sobre a derme.

E lembre-se: ela é, sim, contagiosa, inclusive com o próprio portador, que pode contaminar outras áreas do corpo com o vírus.

1. Unhas roídas

Se você tem o costume de roer as unhas, pode abrir uma porta de entrada para o vírus e, posteriormente, isso será o que causa verrugas e as desenvolve.

Se você não conseguiu ainda lidar com esse hábito, procure alternativas naturais que ajudem a parar.

2. Cutículas feridas

Quando você fere o entorno dos dedos, ao tirar a cutícula, por exemplo, você abre portas para a contaminação. É ainda pior quando o alicate usado já passou por outras mãos e não foi esterilizado como deveria.

Assim, leve seus próprios instrumentos ou certifique-se que o processo de limpeza foi feito de forma adequada.

3. Andar descalço

Em casa, tudo bem, mas andar sem calçados na rua pode gerar lesões que abram portas para a contaminação e formação da verruga, normalmente do tipo olho de peixe.

Isso é bastante comum com crianças, porém, pessoas que utilizam sapato fechado o dia inteiro, andam bastante e estão com sobrepeso também podem desenvolvê-la.

4. Sensibilidade causada pela depilação

A depilação com lâmina ou cera acaba agredindo a pele, formando pequenas feridas que podem ser o que causa verrugas.

Para evitar, utilize sempre aparelhos novos e vá ao dermatologista sempre que alguma verruga aparecer, para evitar que se espalhe.

5. Contato com o vírus em banheiros

Nunca sente em banheiro público, pois o HPV passa através do contato com a pele. Os banheiros compartilhados são realmente perigosos nesse sentido.

6. Sexo sem proteção

O HPV é altamente contagioso através das relações sexuais, com ou sem penetração. Por isso é mandatório o uso de preservativos.

Qualquer feridinha, inclusive aquelas miniaberturas causadas pela depilação, pode ser porta de entrada para o que causa verruga.

7. Doenças autoimunes

Pessoas que sofrem com doenças autoimunes também têm uma maior chance de desenvolver verrugas, pois o combate ao vírus está prejudicado.

Assim, cuidar da imunidade é evitar uma série de dores de cabeça, principalmente para quem já sofre com isso.

8. Áreas de atrito

Áreas de atrito constante, como as mãos, cotovelo, coxas, joelhos e afins, também estão na lista de maior propensão ao desenvolvimento de verrugas.

O atrito cria pequenas feridas, quase imperceptíveis, o que causa verrugas. Use cremes e fique atento a essas áreas.

Tipos de verrugas

o que causa verrugas tipos
Crédito: Dra. Laís Rios

Agora que já sabe o que causa verruga, conheça os diversos tipos. Algumas são totalmente inofensivas e outras devem ser estudadas com cuidado.

1. Olho de peixe

O famoso olho de peixe, que surge na sola do pé, dói muito e é normalmente confundido com um calo é, na realidade, uma verruga.

Ela surge do atrito e até de pequenas fissuras nos pés, que, ao serem contaminadas com o vírus, acabam formando a verruga, só que para dentro da pele e não para fora. São normalmente verrugas benignas.

2. Genitais

As verrugas genitais devem sempre ser um sinal de alerta vermelho. Então se aparecer alguma, marque uma consulta médica imediatamente, com o ginecologista ou com o urologista.

Elas podem aparecer na região genital, perianal, na uretra e até mesmo na boca. São normalmente mais difíceis de tratar e, se não forem eliminadas, podem vir a desenvolver até mesmo tumores malignos, sendo uma das causas do câncer de útero e de pênis.

3. Peringual

Elas acontecem em volta das unhas, na região onde se tira a cutícula, principal causa do problema. Roer os cantinhos das unhas também pode causá-las.

Por isso é importante evitar tirar a cutícula e, se o fizer, leve seu próprio equipamento, como alicates e lixas. Se não for o caso, certifique-se de que os itens são esterilizados corretamente, contando com os outros descartáveis.

4. Subungual

Essas aparecem por debaixo das unhas, causando deformações nas mesmas, como elevações em apenas uma área, deixando o local visualmente destoante.

Elas são benignas e não causam dor ou desconforto. Apenas são uma fonte de contaminação para outras partes do corpo.

5. Comum

A verruga comum é arredondada e tem a superfície menos lisa, porém com o mesmo tom que a pele da pessoa, sendo assim mais discreta.

Ela costuma aparecer em regiões do corpo que passam por atrito com maior frequência, como as mãos, dedos, coxas e afins. Elas são benignas, mas igualmente contagiosas.

6. Filiforme

Essas têm o aspecto diferente, sendo também da cor da pele, porém mais lisas e compridas, como se fossem uma pontinha de um fio.

Aparece normalmente no rosto, pescoço e nas pálpebras, em pessoas com mais idade ou que estão com o sistema imunológico comprometido.

7. Plana

A verruga plana geralmente se desenvolve em grupo, sendo achatada e amarelada, ficando em regiões como o rosto e pescoço. Apesar do seu aspecto diferente da comum, ela também é benigna e não oferece risco para quem a tem.

A melhor forma de evitar o que causa verrugas na pele é ter cuidado com a transmissão, ou seja, evitar se descuidar em banheiro públicos, usar alicates dos outros, roer unhas e usar preservativo, por exemplo.

Manter uma alimentação saudável, tomar sol e fazer atividades físicas ajudam a manter a imunidade em dia, então cuide bem do seu corpo. Saiba mais no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como limpar cromados
Como limpar cromados
pode usar álcool na limpeza doméstica
Usar álcool na limpeza doméstica: sim ou não?