decoração com pequenas mudanças
Crédito: Freepik
em

8 Ideias para mudar a cara da sua casa com pequenas mudanças

Com criatividade você descobre que as grandes mudanças estão em pequenos investimentos

Quem passou a estar mais tempo em casa nessa época de isolamento, passou a observar mais os cômodos e a ter mais vontade de mudar a decoração. Fazer mudanças é bom e necessário para renovar os ares e os ânimos. Mas, para ficar bom, precisa de boas ideias. Se quiser fazer isso gastando o mínimo possível, veja essas dicas de como mudar a cara da sua casa com pequenas mudanças.

1. Mude as paredes sem pintar

Crédito: Reciclar e Decorar

Para deixar algumas paredes da casa totalmente transformadas sem precisar fazer sujeira com pintura, tem duas soluções principais: papel de parede ou placas de PVC com efeito 3D. Essas duas opções são coladas na parede e são fáceis de instalar.

Mesmo assim, se não tiver prática, é bom contratar um profissional da loja onde for comprar esses revestimentos para fazer a instalação sem erro e sem desperdício. Esses materiais podem ser usados em apenas uma das paredes de cada cômodo. Já será o bastante para deixar tudo diferente, bem bonito e até mais chique, se for essa a ideia.

2. Adicione plantas

Crédito: Mequetrefismo

Se você gosta bastante de plantas, e está disposto a dedicar um tempo do dia ao cuidado delas, com certeza essa é uma excelente ideia para mudar o visual dos ambientes. As plantas deixam tudo mais fresco, agradável e com estilo.

Além disso, você pode escolher plantas que renovam o oxigênio e absorvem poluentes. Elas podem ficar no piso, sobre os móveis e penduradas nas paredes. Só precisa pesquisar um pouco para saber quais espécies se desenvolvem melhor em cada tipo de ambiente, como plantas para banheiro ou para espaços com menos iluminação.

3. Melhore a iluminação

Crédito: Cyri

Com algumas luminárias e abajures será possível fazer uma grande mudança nos ambientes da casa. À noite, deixe de lado as luzes de teto e acenda apenas alguns abajures e luminárias de piso ou de mesa nos ambientes. A quantidade vai depender do tamanho de cada cômodo. Pode até usar aqueles fio de luz tipo pisca-pisca, pois os cômodos vão ficar bem mais aconchegantes e agradáveis.

4. Peças artesanais para a decoração

Crédito: Utile&Bello

Existe uma infinidade de peças decorativas artesanais para fazer usando materiais reciclados que tem em casa. São peças que vão renovar a decoração da casa, gastando pouco. Pode fazer vasos, mural de fotos, mesinhas, bancos, tapetes, luminárias, criar esculturas com materiais antigos, renovar móveis antigos fazendo uma pátina, fazer decoração com janelas antigas e muito mais.

5. Fitas washi

Crédito: Pinterest

As fitas washi são compradas nas lojas de materiais para escritório, alguns supermercados e lojas de decoração. São fitas adesivas coloridas que você usa para decorar paredes e móveis, fazendo desenhos geométricos de vários estilos. Se não encontrar essa fita específica, pode até usar fita isolante preta para criar desenhos conceituais.

6. Almofadas novas

Crédito: Viva Decora

Na sala e nos quartos, outra forma de mudar a cara da decoração com pequenas mudanças é adicionando muitas almofadas de tamanhos e cores variadas, ou mudando a capa das almofadas que já tem.

Veja ideias de como usar almofadas decorativas em casa.

7. Mude as cortinas

Crédito: Decor Fácil

Cortinas não são tão baratas, mas se quiser fazer apenas um investimento e as suas cortinas estão velhas, essa é uma mudança que vale a pena. Como as cortinas são parte importante da decoração, pois ocupam boa parte das paredes, trocá-las vai fazer uma enorme diferença.

8. Novos quadros

Crédito: Enquadrarte

Assim como as cortinas, os quadros também são elementos que fazem muita diferença no visual dos ambientes. Se você já tem alguns pendurados e faz tempo que não muda as imagens, essa é uma boa ideia.

Se não tem, compre novos, de tamanhos variados, alguns para pendurar nas paredes e outros para apoiar no piso ou sobre um aparador, sobre a cabeceira da cama e outros móveis que fiquem encostados na parede. Não precisam ser quadros caros. Escolha imagens na internet, mande imprimir e compre molduras simples, de madeira clara ou pretas. Servem para todos os cômodos da casa.

arroz de coco como fazer

Arroz de coco: receitas deliciosas de um prato diferente

torta bauru receita forno

Torta bauru: receitas fáceis para o almoço ou lanche