almofadas decorativas
Crédito: Pexels
em

Almofadas decorativas: dicas de como usá-las na decoração da casa

Sejam compradas ou feitas em casa, as almofadas deixam qualquer cômodo mais bonito aconchegante

Não é preciso comprar um sofá novo, trocar de tapete ou pintar as paredes para renovar a decoração da sala e dos quartos. Você pode usar truques mais simples e baratos, como usar almofadas decorativas. Dependendo dos modelos que escolher e das composições que fizer com o que já tem no ambiente, as almofadas podem ser responsáveis por uma grande transformação, além de trazerem mais conforto e aconchego. Veja essas dicas.

Veja também: como fazer lindas almofadas artesanais

Como usar almofadas decorativas nos ambientes da casa

Com essas dicas simples, vai ser bem mais fácil escolher o conjunto perfeito de almofadas decorativas para deixar sua casa ainda mais agradável e bonita.

1. Para sofás neutros

como usar almofadas decorativas sofás neutros

Se o seu sofá tem uma só cor ou tem mais de uma cor, mas todas lisas, sem estampas, aposte em almofadas estampadas. Da mesma forma, se o sofá for estampado, dê preferência para almofadas lisas. Assim você vai manter o equilíbrio e evitar a poluição visual.

2. Harmonize cores com facilidade

como harmonizar cores de almofadas

Nem todo mundo consegue combinar cores com facilidade, então, uma boa dica é não exagerar no colorido e escolher almofadas com uma cor que já exista no seu ambiente, em um detalhe. Por exemplo, se o seu tapete é vermelho e o sofá é cinza, aposte em um conjunto de almofadas vermelhas e beges ou em diferentes de tom de cinza e vermelho. Variar as tonalidades de uma mesma cor é ótimo, sempre funciona.

3. Almofadas que combinem com o estilo do ambiente

usar almofadas para o estilo do ambiente

Se você tem uma sala neutra, mais tradicional, dê preferência para almofadas no mesmo estilo. Ou seja, não coloque almofadas divertidas, de bichinhos e coloridas, em uma sala mais séria e sóbria, pois não vai combinar. Já para o quarto das crianças é o contrário: as almofadas divertidas e coloridas estão liberadas.

4. Aposte nas misturas de tamanhos

fazer misturas de tamanhos de almofadas

Não tenha medo de comprar peças de tamanhos diferentes ou com texturas de tecidos diferentes. Em uma composição para o sofá ou para a cama, por exemplo, podem ter almofadas de diferentes tamanhos e texturas de tecidos. Se preocupe mais com as cores e estampas do que com os tamanhos e texturas.

5. Pense na finalidade das almofadas

pensar na finalidade das almofadas

Existem almofadas decorativas que não são confortáveis para deitar ou recostar. Então, pense na utilidade delas antes de fazer a compra ou de fazer as suas em casa. Se quiser almofadas para se deitar no sofá, escolha aquelas com mais enchimentos e fofinhas. Deixe os modelos de almofadas de nó, por exemplo, apenas para decorar.

6. Mantenha o equilíbrio na quantidade

almofadas em quantidade equilibrada

Um conjunto sobre a cama ou sofá é muito bonito, mas precisa cuidar para não exagerar. As almofadas devem ocupar menos da metade do móvel, pois é preciso sobrar espaço para sentar ou deitar, sem precisar tirá-las do lugar. Em média, de 4 a 6 almofadas costuma ser o suficiente para sofás e camas de tamanhos normais.

7. Modelos temáticos

usar almofadas decorativas temáticas

Não são apenas os modelos de almofadas infanto-juvenis que podem ter a ver com a temática da decoração. Em uma sala rústica, por exemplo, você pode colocar uma composição de almofadas com couro sintético, pele sintética e estampa de animais ou vegetação do cerrado. Vai dar um charme especial ao cômodo.

Crédito das imagens: Art Maison e Viva Decora

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

menstruação com coágulos

Menstruação com coágulos: o que é e por que acontece?

receita de paella

Receita de paella espanhola para um almoço internacional