em

Como congelar morangos corretamente

Os morangos possuem uma safra curta, mas você pode aprender a congelá-los para ter o ano todo.
congelar morangos
Créditos: Pixabay

Existem atualmente mais de 600 tipos de morangos. Eles são de diferentes tamanhos, texturas e têm sabores diferentes. Uma fruta muito saborosa, rica em vitaminas e que faz muito bem ao organismo. Você pode congelar morangos para utilizá-los sempre que desejar durante todo ano, e existem diversas maneiras de o fazer.

4 Formas de congelar morangos

Congelar morangos como
Crédito: Pixabay

Os morangos têm o tempo de safra muito reduzido, mas você pode aprender a congelar a fruta e utilizá-laa o ano todo em sucos, sobremesas ou vitaminas.

1. Inteiros

Para congelar os morangos inteiros, você deve retirar as folhas em seu topo. Distribua os morangos com a ponta para cima em uma bandeja forrada com papel vegetal ou película aderente. Congele os morangos dessa forma por aproximadamente 5 ou 6 horas, e em seguida pode transferir da bandeja para um saco plástico a vácuo. Dessa forma, você terá morangos por, pelo menos, dois meses.

2. Açúcar seco

Para congelar os morangos com açúcar seco, você deve retirar as folhas e cortar ao meio, ou picar em pedaços pequenos. Acrescente uma xícara de açúcar refinado, ou granulado, a cada quilo de morangos. Depois disso, misture delicadamente até que o açúcar dissolva. Então passe os morangos para um saco plástico a vácuo ou recipiente de plástico.

Caso use um recipiente de plástico, é importante que não tenha nenhuma abertura para que não entre ar e acabe por estragar os morangos. Os morangos congelados com açúcar seco podem durar até 6 meses.

3. Calda de açúcar

Para congelar os morangos com calda de açúcar, você deve retirar as folhas e pode utilizá-los inteiros, cortados ou picados. A calda é feita com uma xícara de açúcar a cada quatro xícaras de água. Você deve deixar a calda esfriar antes de misturar aos morangos.

Em caso de usar a calda, o mais recomendável é que use um recipiente de plástico, ou vidro, para que fique totalmente selado. Assim, quando precisar deles, pode descongelar facilmente. Os morangos em calda podem durar até 6 meses.

4. Purê

Para congelar os morangos em purê, você deve retirar as folhas, colocar no liquidificador, ou mixer, e bater os morangos. Não é preciso adicionar água. Depois basta transferir o purê para um recipiente de plástico ou vidro.

Uma ideia muito prática é colocar o purê em uma forma de gelo. Assim você tem uma versatilidade maior quando for preciso usar, podendo até adicionar o gelo de morango em sucos. Os morangos em purê podem durar até 6 meses.

Como usar morango congelado

Ao congelar morangos, as opções de preparo são inúmeras. Você pode utilizar para fazer geleias, bolos, recheios de cupcake, sucos, milk-shake, smoothie, sorvete e muito mais.

Além de poder descongelá-los para preparar alguma receita que lhe agrade, ou para comê-los, pode também utilizar os morangos congelados para fazer um smoothie. É uma boa pedida para os dias mais quentes.

Dicas e curiosidades

  • Depois de descongelar os morangos, não volte a congelá-los. Isso pode fazer com que fiquem amolecidos e apodreçam;
  • Morangos fazem muito bem à pele. Experimente fazer uma máscara com ele, basta amassar 2 ou 3 morangos e juntar um pouco de mel e farinha de aveia;
  • Os morangos também ajudam na redução das rugas.
Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

abelhas se uniram para salvar a vida
Abelhas se uniram para salvar a vida de uma companheira
fritar coxinha congelada
Como fritar coxinha congelada?