Crédito: Daily Mail
em

Monge indiano pode ser a pessoa mais velha do mundo

Durante uma viagem, ele surpreendeu os funcionários do aeroporto ao verem que nasceu em 1896!

Um monge indiano surpreendeu os funcionário do aeroporto de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), ao apresentar seu passaporte. Lá, sua data de nascimento marcava o ano de 1896, sendo assim a pessoa a ter vivido mais tempo. Foi uma grande comoção e a situação acabou viralizando. Entenda como ele consegue estar em forma, aos 123 anos e dicas para viver melhor.

A maior parte das pessoas sonha em viver muitos anos, com saúde e energia para aproveitar a melhor idade. Para esse monge indiano, isso é uma realidade diária, vivendo de forma simples, com qualidade de vida. Com pleno funcionamento do corpo e da mente, Swami Sivananda estava indo para um evento em Londres, quando virou a sensação no aeroporto.

Monge indiano pode ser a pessoa mais velha do mundo

Monge indiano pode ser a pessoa mais velha do mundo caso
Crédito: Daily Mail

Ainda não confirmado pelo Livro Guinness dos Recordes, porém em processo de estudo, esse monge pode ser a pessoa mais velha do mundo. De acordo com seu passaporte, ele nasceu no dia 8 de agosto de 1896, o que lhe confere 123 anos em 2019. Porém, como seu documento de registro foi feito em um mosteiro, como muitos da época, o Guinness está com dificuldades para atestar a legitimidade.

Mas isso não foi empecilho para que sua presença deixasse de causar alvoroço no aeroporto de Abu Dhabi, por onde passou. Ele estava deixando sua cidade natal para participar de um congresso em Londres, chamando a atenção dos funcionários pela data de nascimento. A partir daí, teve que tirar muitas fotos, virando quase uma celebridade.

Sivananda nasceu em Behala, na Índia, porém seus pais morreram quando ele ainda tinha 6 anos. Sem condições para criá-lo, seus familiares pediram que ele fosse criado em um mosteiro, por líderes espirituais. Assim, ele cresceu na cidade sagrada de Varanasi, sob rígida disciplina e com a promessa de celibato.

Até hoje, dorme em uma esteira no chão, não bebe leite ou come frutas, pois são – segundo suas palavras – muito sofisticados. Já dormiu muitas vezes com fome quando criança e não vê problema nisso. Sivananda diz que tudo o que se precisa para viver bem é ter disciplina. Além disso, uma alimentação simples, prática de atividades físicas e celibato.

Monge indiano pode ser a pessoa mais velha do mundo ioga
Crédito: Daily Mail

Ok, essas não são regras muito simples para que todas as pessoas possam seguir, concorda? então o que os médicos hoje recomendam como uma boa qualidade de vida? Uma coisa é certa e se deve dar ouvido ao monge Sivananda, se pode ser mais feliz com menos coisas, se tiver os hábitos certos.

Como ter qualidade de vida

O Ministério da Saúde faz uma série de recomendações para que se tenha qualidade de vida. Por qualidade de vida, entenda viver mais e melhor, livre de doenças e com uma boa interação social. Veja quais são os cinco fatores essenciais para a longevidade:

  • Hábitos saudáveis: evite aquilo que pode te fazer mal, então não fume nem beba em excesso, durma ao menos 8 horas por dia e cuide da saúde mental;
  • Trabalho: ele é maravilhoso, mas tem que ter limites. Não leve trabalho para casa e procure tirar férias de verdade, ficando longe até do celular;
  • Esporte e lazer: manter o corpo em dia requer algum esforço, tendo que sair do sedentarismo para ter uma melhor qualidade de vida. Faça também atividades de lazer, que te tragam satisfação;
  • Sol: tomar sol é fundamental para a saúde, sem protetor e com pouca roupa, ao menos uma hora por dia, até as 10h e depois das 16h. Porém seu excesso também pode fazer muito mal, então busque sempre o equilíbrio;
  • Alimentação: claro que ela é fundamental para a saúde como um todo e sua longevidade. Procure consumir alimentos que combatem os radicais livres e inflamações, balanceando os nutrientes.

Dessa forma, fica mais fácil para você tentar bater o recorde atual e até quem sabe do monge indiano. Lembre de cuidar muito bem da saúde mental, investindo um tempo para si e, se necessário, buscando o apoio necessário para a harmonia.

Homem tenta salvar irmão que se afogava, mas acaba morrendo também

Homem tenta salvar irmão que se afogava, mas acaba morrendo também

remédio para depressão

Remédio para depressão: conheça quais são e sua efetividade