Moela de frango
Crédito: Freepik
em

Moela de frango engorda? Oferece benefícios à saúde?

A moela é um miúdo saboroso, tem valores nutricionais interessantes, mas também tem um lado que pode prejudicar a saúde

Publicidade

A moela de frango é uma parte muito boa para fazer sopas e ensopados. De textura macia e um sabor único, bastando usar temperos simples, a moela também tem a vantagem de ser um miúdo rico em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. Mas, antes de incluir no cardápio, é bom conhecer o outro lado da moela.

Moela de frango engorda?

Apesar de ser uma carne segura para consumo, muito gostosa e com benefícios nutricionais, a moela tem seu lado negativo: se comer demais, engorda!

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma porção de 100 g de moela de frango crua possui 85 calorias. Já uma porção de 100 g cozida possui 127 calorias, enquanto uma unidade média do alimento contém aproximadamente 20 calorias.

Isso não é muito, mas, se comer em grande quantidade, fica exagerado. Claro que também vai depender da forma como a moela de frango for preparada e dos acompanhamentos servidos.

Publicidade

Moela ensopada, por exemplo, costuma ser um prato calórico e acompanhado de arroz branco, batatas ou polenta, carboidratos que também engordam se comer muito e não gastar as calorias.

A questão principal está na quantidade e no gasto energético. Se você comer moela em receitas com menos gorduras, e uma pequena porção de cada vez, não tem problema.

Entrar no grupo do Telegram

É igualmente importante gastar a energia consumida, praticando atividade física regularmente. Se você gasta, a gordura não fica acumulada.

Publicidade

Como limpar moela passo a passo e dica de receita

Cuidado com o colesterol!

Você já viu que, se consumir a moela em porções pequenas, e mantendo uma rotina saudável, não tem problema saborear um prato de moela de vez em quando.

Mas, além disso, tem outro ponto importante para levar em consideração. A moela tem alto teor de colesterol e isso é péssimo para a saúde cardiovascular.

Publicidade

Uma porção de 100 g de moela de frango contém 370 mg de colesterol e o limite máximo diário de consumo deve ser de 300 mg ao dia. Então, mesmo uma porção pequena de moela tem mais colesterol do que você deveria comer em um dia.

Em resumo, a moela de frango tem seus benefícios e malefícios, portanto, pode satisfazer a vontade de comer, mas só de vez em quando, sem exagero.

Veja também: Como fazer moela de frango: 5 receitas para experimentar

Publicidade
sonhar com escada rolante

O que significa sonhar com escada rolante?

Azia na gravidez

Azia na gravidez: conheça as causas e os cuidados pra evitar