como limpar moela
Crédito: Freepik
em

Como limpar moela passo a passo e dica de receita

Antes de começar o preparo das receitas com moela é importante saber como limpá-la direitinho

A moela é muito gostosa ensopada, frita, com batatas, polenta, aipim, arroz, acebolada e muito mais. Só que antes de ir ao preparo das várias receitas em que se pode usar esse ingrediente, precisa saber como limpar moela para aproveitar bem a sua textura e sabor. Então, veja dicas e passo a passo que vão fazer suas moelas ficarem limpinhas e deliciosas.

Veja também: diferentes receitas para preparar a moela

Dicas e passo a passo para limpar moelas

Saber como limpar moela serve tanto para deixar esse ingrediente higienizado, já que faz parte do sistema digestivo da galinha, quanto para remover as partes mais durinhas e aproveitar melhor todas as que comprar, mesmo se já vierem pré-limpas e embaladas.

Cortando as partes extras

Algumas moelas vêm com uma pequena parte amarelinha, como pode ver nessa imagem abaixo compartilhada do Aqui na Cozinha. Usando uma faca pequena, remova essa parte amarela de todas as moelas que a tiverem. Um dos lados da moela tem a parte mais vermelha, que é a carne, e o outro lado é um courinho de cor mais clara. Essa parte não necessita ser toda removida, mas algumas pessoas acham a textura desagradável. Então, se quiser, pode remover. Caso queira deixar, apenas raspe bem com a faca para ficar limpinho.

limpando moelas
Crédito: Aqui na Cozinha

Lavando as moelas

Depois de remover as gordurinhas e raspar as moelas, coloque-as em uma bacia e lave-as bem com água corrente. Depois regue com um pouco de vinagre, cerca de ½ xícara por quilo de moela, e vá mexendo bem, pois o vinagre é bactericida e fungicida, vai ajudar a limpar bem. Deixe as moelas na solução com vinagre por uns 20 minutos, depois escorra passando por mais água corrente.

Cortando

Por fim, as suas moelas já vão estar limpas, só precisa cortar em pedaços menores para utilizar nas suas receitas. Esse corte não é uma regra, só faça se quiser. Mas serve para deixar a apresentação dos pratos mais bonita e facilitar na hora de comer.

Limpeza completa

Se as moelas que você comprou vierem com uma parte amarela maior, remova com facilidade também, usando as mãos. Veja no vídeo o procedimento, que também já mostra como é simples usar as moelas limpas em um cozido:

Como fazer arroz de moela

Agora que já sabe como limpar moela de um jeito bem fácil, aproveite para aprender uma deliciosa receita de arroz de moela para servir no almoço.

Ingredientes da moela

Óleo: 2 colheres (sopa);
Moelas: 600 gramas;
Alho picado: 3 dentes;
Cebola picada: 1 unidade;
Sal, orégano, pimenta, colorau e cebolinha: a gosto;
Tomate picado: 2 unidades;
Água: até cobrir.

Ingredientes do arroz

Tempero caseiro mix: 2 colheres (sopa);
Alho picado: 2 dentes;
Cebola picada: ½ unidade;
Arroz: 400 gramas.

Com tudo anotado, acompanhe no vídeo do canal Bete com Carinho como fazer essa receita:

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como fazer moela

Como fazer moela de galinha: 5 receitas para experimentar

queijo empanado

Como fazer queijo empanado frito para petisco