frango assado
Crédito: Freepik
em ,

5 erros comuns ao preparar frango assado + receita do especialista

Veja dicas para evitar erros e deixar o frango assado no ponto!

Publicidade

Pior do que aquele frango assado com a pele branca, é abrir o forno e encontrar o bicho esturricado.frango assado

Cru ou assado demais, errar no ponto do frango é sempre uma decepção. Por isso, preparamos 5 dicas de especialistas para preparar o frango assado perfeito.

As técnicas vão desde o tempo de cozimento até o tempero correto, para que o sabor seja uniforme por toda a ave. Ninguém merece comer a asinha insossa, né? Pega o livrinho de anotações e se liga nas dicas do que NÃO fazer!

  1. Assar o frango gelado: não coloque a carne fria dentro do forno – corre o sério risco de endurecer o seu jantar. O ideal é tirar da geladeira umas horas antes e esperar que o frango fique à temperatura ambiente. Assim, não terá choque térmico e o processo de cozedura será mais natural.
  2. Ligar o forno no máximo: se estiver com pressa, comece a cozinhar mais cedo! Colocar a temperatura nas alturas vai assar seu frango por fora e deixar o interior cru – ou pior, se o forno estiver alto e passar do tempo, a carne vai ficar mais seca que cabelo pós praia.
  3. Assar o frango com o peito para cima: pode até ficar mais bonito para apresentar à mesa, mas a ave nessa posição não absorve o tempero da tigela da melhor forma. Posicione o frango com as “costas deitadas” no refratário, em contato direto com o molho, para ficar mais suculento e só vire nos minutos finais, para dar aquela douradinha que a gente gosta!
  4. Temperar na hora: se quiser um sabor intenso e gostoso, não dá para temperar o frango antes de levar ao forno, né? É preciso dar tempo para que o tempero penetre bem na carne: de preferência tempere no dia anterior e deixe o frango marinando, para pegar bem o gostinho!
  5. Cortar errado: sabia que o corte errado pode endurecer a carne e até dificultar na hora de comer? Ossos triturados podem ser um problema semelhante às espinhas do peixe. Se tiver uma tesoura apropriada para o corte, é o melhor. Caso não tenha, separe o peito primeiro, depois as asas e coxas, e então, repartindo em pedaços menores.

Agora, aquela receita especial para deixar o frango assado no grau!

Publicidade

Ingredientes:

  • Um frango inteiro, de aproximadamente 1,5kg
  • Limão
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Alho
  • Sal
  • Manteiga ou azeite

Modo de preparo:

  • No dia anterior, besunte com azeite (ou manteiga) e sal toda a superfície da ave, sem esquecer debaixo das asas e no meio das coxas;
  • Coloque os demais temperos na cavidade do frango. O limão pode ir inteiro mesmo!
  • Amarre as pernas juntas com barbante e coloque na assadeira, com o peito para baixo;
  • Preaqueça o forno a 180 °C e asse o frango por cerca de 1h em fogo baixo;
  • Após o tempo de cozimento, deixe por mais 20 minutos em 220 ºC para dourar.

Dica extra: faça uma farofa com os miúdos do frango – vai ser só sucesso!

Publicidade

Veja também: Receita de bolo da vó: 3 Delícias pra reunir a família na mesa

 

 

Publicidade

 

 

 

Publicidade
Limites do uso de celular para crianças

Limites do uso de celular para crianças: por que tomar esse cuidado?

Diferenças entre sinusite e rinite

Diferenças entre sinusite e rinite: sintomas e tratamentos