como fazer uma churrasqueira
Crédito: Pixnio
em

Como fazer uma churrasqueira em casa para aproveitar com a família

Dá para improvisar e construir de diversas formas diferentes, desde a mais simples até uma feita com argamassa

Quer saber como fazer uma churrasqueira em casa? Se você ainda não aproveita o quintal da sua casa para fazer aquele churrasco de final de semana, está na hora de mudar isso. Aprenda a fazer com tijolos para área externa e veja outros modelos que pode improvisar, se preferir.

Veja também: quais os melhores acompanhamentos para churrasco

Como fazer uma churrasqueira em casa

Primeiro de tudo, você vai ter um passo a passo da churrasqueira tradicional, feita com tijolos e argamassa. Por outro lado, vai aprender também a improvisar. Mas não é qualquer improviso, é a mais autêntica gambiarra brasileira, mostrando que pode ser excelente.

De tijolos e argamassa

A ideia dessa de tijolos é ficar em formato de um E maiúsculo. Assim você terá um lado para grelha e outro para usar como bancada. Além de ser linda, ela é durável, ao contrário das outras abaixo. Por outro lado, vai dar bem mais trabalho para fazer. Veja os materiais e o passo a passo.

Materiais

Grelha com aparador de gordura;
Tampo para o balcão;
Cano de PVC com 3/8 polegadas de diâmetro;
Nível;
Mangueira de jardim;
Colher de pedreiro;
Esquadro;
Giz ou fita de marcação;
Cimento;
Cal hidratada;
Areia para construção;
Tijolos.

Passo a passo

Veja abaixo o passo a passo completo para deixar sua churrasqueira perfeita! Pode ser que tome um pouco de tempo, mas a durabilidade compensa.

1. Escolha o local

O lugar ideal para esse modelo é num área aberta, longe de árvores e cercas que possam pegar fogo. Se for na grama ou pedra, vai precisar fazer uma fundação de concreto com 10 centímetros de espessura. Depois que a fundação secar, inicie o projeto da churrasqueira. Coloque os tijolos no formato que a churrasqueira vai ficar. Use um esquadro para medir e marque a posição passando giz ou fita em volta. Retire os tijolos.

2. Preparo da massa

A quantidade de cada material vai depender do tamanho que você vai querer a sua churrasqueira. Mas basicamente será 1 parte de cimento, ¼ de cal hidratada e 3 partes de areia para construção. Depois coloca-se água até dar a consistência de lama.

3. Primeira camada

Passe a argamassa dentro da área delimitada para o formato da churrasqueira. Por cima, coloque a primeira cama de tijolos. Molhe os tijolos com mangueira antes de colocá-los sobre a argamassa para que tenham melhor aderência.

Deixe um espaço de meia polegada entre cada tijolo. Passe argamassa nas extremidades dos tijolos e coloque-os no lugar. Bata com a colher de pedreiro em cima para o tijolo afundar na argamassa e fixar melhor.

4. Próximas camadas

Remova os excessos de argamassa e monte 4 camadas de tijolos nas duas quinas da churrasqueira. Confira o alinhamento dos tijolos para que fique perfeito e evite erros nas etapas seguintes. Preencha o restante das paredes entre as quinas, sempre conferindo o alinhamento.

5. Apoio

Na quinta camada, faça uma formação que vai servir de apoio para o fundo da churrasqueira. Vire os tijolos do lado esquerdo e do centro para dentro. Adicione mais três camadas e faça mais um apoio. Dessa vez os tijolos do meio deverão ficar sobrando para os dois lados para servir de apoio para o balcão. No lado em que vai o fogo, suba mais duas camadas de proteção.

6. Acabamento

Utilize um cano de PVC fino para marcar os espaços com argamassa e dar um melhor acabamento e ajudar a compactar. Deixe secar por 48 horas. Depois de tudo seco é só encaixar a tampa do balcão de um lado e a grelha e o fundo. Está pronta para usar.

Outra opção é utilizar blocos de concreto no lugar dos tijolos. Acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo:

Com tijolos e telha

Não faz ideia de como fazer uma churrasqueira apenas com tijolos e telha? Então veja como é fácil! E quer saber o melhor? Fica pronta em minutos, para não atrapalhar sua fome. O mais legal é que ela fica mais alta, diferente das outras versões que ficam no chão. Veja como montar e aproveite para ver em ação!

Com poucos tijolos

Para uma versão ainda mais econômica, que pode ser feita com o resto de blocos da obra, tente essa aqui. Ela funciona perfeitamente, como a versão acima, porém é feita no chão mesmo. Então muito cuidado e atenção na escolha do local onde ela vai ficar. O ideal é fazer no chão de cimento, terra ou pedra natural resistente.

Churrasqueira a bafo com tonel

Nesse vídeo não tem passo a passo, como nas outras. Mas a ideia é tão genial que merece ser compartilhada. Além disso, é fácil entender o que foi feito, sendo um esquema simples e eficaz para fazer carne no bafo. Ela fica suculenta e com o toque do carvão, assando lentamente, preservando a umidade e sabor. Veja que interessante!

Em panela

Não tem como ser uma gambiarra maior do que essa. A churrasqueira feita em panela antiga é portátil, mas só faz pequenas porções por vez. Além disso, você tem que apoiar em uma base onde ela não vá cair, queimar o chão ou os outros. No mais, pode ser uma ideia caso você esteja no desespero de comer um churrasquinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

biscoito de natal

Biscoito de Natal: 5 receitas para entrar no clima natalino

como fazer arroz soltinho

Como fazer arroz soltinho: dicas e segredos para o acompanhamento perfeito