É bem comum chegar no açougue e pedir 1 quilo de carne de segunda. Esse tipo é diferente da carne de primeira, e tudo tem a ver com a pureza e a maciez da carne. Entre os 21 tipos de cortes da carne bovina, as principais diferenças estão entre as quantidades de gorduras e nervos que cada um tem. Veja quais são os cortes de carne de segunda e de carne de primeira para entender qual serve melhor a cada tipo de receita.
Tipos de carne de primeira
A carne de primeira é aquele corte de partes que o boi não movimenta muito, que possuem músculos maiores e menos colágeno. Por causa disso, quando são cozidas (ou assadas, grelhadas), elas ficam mais macias e com mais sabor. São as boas para churrasco e assados de forno, mas também para vários outros preparados:
- Filé mignon
- Alcatra
- Picanha
- Patinho
- Contrafilé
- Lagarto
- Coxão mole
- Maminha
- Baby beef
Tipos de carne de segunda
Já no caso dessas, ela é retirada de partes que o boi movimenta mais, com músculos menores e mais colágeno. Assim, ao serem aquecidas em calor direto, tendem a ficar mais duras e também podem ter aquelas partes de colágeno que algumas pessoas confundem com gordura. Não quer dizer que tenham menos qualidade:
- Músculo dianteiro
- Chuleta
- Coxão duro
- Costela
- Paleta
- Capa de filé
- Acém
- Fraldinha
Receitas com carne de segunda
Como viu, as carnes mais baratas também são cortes muito comuns e gostosos, tudo vai depender do modo de preparo para que elas fiquem mais macias quanto possível. São cortes bons para fazer guisados, na pressão, ensopados, tortas e também podem ser assadas por bastante tempo, como se faz com a costela. Confira algumas sugestões de receitas.
Chuleta com legumes na pressão
Essa receita é boa para fazer no almoço da semana. A chuleta é uma carne que vem com osso, por isso é menos apreciada, já que precisa desossar na hora de comer. Mas feita na pressão ela fica bem macia, fácil de separar a carne do osso.
Essa receita leva também os legumes cozidos juntos, então você já tem um prato completo para servir. Os temperos também fazem a diferença. Essa receita leva alho, sal, colorau, orégano, coentro e tempero pronto. Confira o passo a passo nesse vídeo do canal Receitas da Dinda:
Estrogonofe de paleta
O estrogonofe é daquelas receitas que você pode fazer na semana ou também para uma ocasião especial. É fácil, econômico e rende para servir mais pessoas junto com uma panela de arroz soltinho. Veja o que vai precisar para essa receita:
Ingredientes
Paleta: 1 quilo e meio;
Pimentão verde: ½ unidade;
Pimentão vermelho: ½ unidade;
Pimentão amarelo: ½ unidade;
Pimenta de cheiro: a gosto;
Cebola média: 1 unidade;
Tomate médio: 1 unidade;
Alho: 2 dentes;
Sal, pimenta, páprica picante e colorau: a gosto;
Creme de leite: 1 caixinha.
Veja o passo a passo dessa receita nesse vídeo do canal Dicas para seu Dia a Dia:
Músculo com mandioca na pressão
Essa é uma receita que fica deliciosa e é saudável, ótima para prato principal e só precisa de salada fresca ou legumes na conserva para servir. Como é feito na pressão, o músculo fica bem macio.
Ingredientes
Músculo: 1 quilo e meio;
Cebola grande picada: 1 unidade;
Alho: 3 dentes;
Mandioca: de 150 a 300 gramas;
Tomate picado em partes grandes: 1 unidade;
Cenoura picada em rodelas: 1 unidade;
Pimentão picado em partes grandes: 1 unidade;
Cebolinha: a gosto;
Massa de tomate: 2 colheres (sopa) bem cheias;
Sal: a gosto;
Óleo: 1 fio.
Veja como é o preparo desse prato com todos os detalhes e dicas do canal Angela Drulla Receitas:
Costela no forno
Quem adora churrasco não resiste a uma boa costela feita no forno, bem macia. Essa carne tem ossos e gordura, mas é justamente isso que a deixa com um sabor único. É uma ótima receita para quando tiver vontade de comer churrasco, mas não tiver churrasqueira.
Fica ainda melhor servido com uma boa maionese de batatas. Aprenda todo o preparo com esse vídeo do canal Culinária em Casa:
Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas