em

Menstruação atrasada: quais são as causas e o que fazer?

Existem diferentes fatores que podem fazer a menstruação atrasar. Conheça quais são e o que fazer para regular o ciclo.
menstruação atrasada
Designed by Freepik

Não faz muito tempo que o tema menstruação começou a ser falado mais abertamente. As mulheres sempre foram estimuladas a não falar sobre o assunto por ser íntimo ou “sujo”. Por isso, a informação sempre foi pouca e a preocupação, muita. Mas agora o tabu está se quebrando e um dos temas que mais gera dúvida é sobre menstruação atrasada.

Para ajudar você a ter mais consciência sobre o funcionamento do seu corpo e a perceber os sinais que ele lhe envia, veja agora quais são as causas mais comuns de menstruação atrasada. Descubra quando é normal e o que pode fazer para solucionar o problema.

8 Causas da menstruação atrasada

Quando a mulher costuma ter um ciclo menstrual regulado todo mês, a primeira coisa que pensa quando a menstruação atrasa é que pode estar grávida. De fato, menstruação atrasada por alguns dias é um dos principais sinais de gravidez. Esse é o processo natural do corpo quando um óvulo é fecundado.

Ao invés de ele se desfazer e o sangue descer, ele vai começar o processo da gestação. A mulher não irá mais menstruar até que tenha o bebê e pare de amamentá-lo. Mas existem outros fatores ligados à saúde que podem fazer a menstruação atrasar, já que afetam o funcionamento hormonal. Veja quais são.

1. Obesidade

A ação da hipófise, uma das glândulas cerebrais que controla a liberação de óvulos, pode estar condicionada pelo aumento da gordura corporal. Esse fator descontrola o processo metabólico e, como consequência, pode gerar menstruação atrasada.

2. Medicação

Alguns tipos de remédios podem causar o atraso da menstruação, como os neurolépticos, usados para tratar problemas psiquiátricos. Os tranquilizantes benzodiazepínicos em altas doses e os antidepressivos também pode influenciar. A quimioterapia também pode gerar o atraso menstrual, bem como remédios contra hipertensão e corticoides.

3. Amamentação

Durante o período de amamentação, os hormônios da mulher conseguem evitar a ovulação. Por consequência, a menstruação não acontece. Isso é perfeitamente normal. A menstruação só irá começar a voltar quando o bebê parar de mamar de forma definitiva.

4. Menopausa

O período antes da menopausa propriamente dita chama-se climatério. Ele pode começar por volta dos 41 anos de idade, embora em algumas mulheres se inicie antes ou depois disso. O fato é que nessa fase já começam a aparecer sinais de desregulação hormonal, e um dos sintomas pode ser a menstruação atrasada.

5. Problemas de tireoide

A tireoide é uma glândula hormonal muito importante no corpo humano. Quando existe um problema com ela, como o hipotireoidismo, a menstruação pode aumentar bastante. Quando o problema é oposto, o hipertireoidismo, a menstruação pode atrasar ou até não descer. Isso ocorre porque a tireoide influencia no funcionamento dos ovários.

6. Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse afetam diretamente a liberação de hormônios. Situações do dia a dia que possam afetar você, causando transtornos nervosos, acabam por facilitar a liberação de certos hormônios que inibem o bom funcionamento o ciclo menstrual.

7. Anticoncepcional

Quando uma mulher começa a tomar um anticoncepcional ou muda de um tipo para o outro, o corpo precisa de uma período para se adaptar. Esse período pode levar alguns meses, de acordo com o organismo de cada mulher em particular. Com isso, é normal que ocorra a desregulação do ciclo.

8. Adolescência

Depois da primeira menstruação, a menarca, é natural que o corpo necessite de pelo menos cinco anos até que o seu sistema reprodutor se torne adulto. Por isso pode haver atrasos menstruais durante esse tempo.

É normal a menstruação atrasar? Quantos dias?

Conforme você viu nas causas acima, muitas vezes é normal a menstruação atrasar sim. O atraso pode ser de dias ou até de meses, a depender do motivo do atraso. Portanto, analise em qual das causas você pode se enquadrar e preste atenção em outros sinais do seu corpo que considere diferentes do que está acostumada.

O que fazer?

Ao perceber que a menstruação está atrasada ou está desregulada por alguns meses, o melhor que pode fazer é procurar seu ginecologista para saber o que está acontecendo. Nunca mude as doses de remédios por contra própria ou poderá piorar o problema.

Os motivos podem ser simples, como também pode ser uma questão mais séria que precise de um tratamento imediato para não evoluir. A prevenção é sempre a melhor opção.

Remédios caseiros para menstruação atrasada

Remédios caseiros para que a menstruação atrasada desça só devem ser tomados quando você já consultou seu médico e tem certeza de que não existe um problema maior por trás do atraso.

Os métodos caseiros mais seguros para estimular o fluxo sanguíneo e também menstrual são os chás para menstruação descer. Os que costumam funcionar bem são os chás de orégano, de canela, de cravo, de Angélica, de arruda, de anis estrelado, de boldo e de agoniada.

É importante levar em conta que esses chás provocam contrações no útero. Isso pode ser abortivo ou causar má formação do feto, no caso de a mulher estar grávida e não saber. Por isso, antes de beber qualquer tipo de chá, é indicado que faça um teste de gravidez para ter certeza de que não há gestação.

Quando consultar o médico?

O sistema reprodutor da mulher é muito sensível e complexo. Por isso, qualquer alteração percebida merece atenção do ginecologista. Não precisa esperar que alguma dor ou muitos sintomas apareçam para consultar o médico.

A função do ginecologista é acompanhar a saúde da mulher, e você deve procurá-lo sempre que tiver alguma dúvida ou insegurança com relação ao seu corpo. Além do ginecologista, é importante também fazer um check-up todos os anos, com diferentes profissionais, para prevenir doenças e saber como está a sua saúde.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

AVISO: nunca compre produtos com uma etiqueta que começa com 8!
Alerta lançado sobre as tintas de tatuagens! Saiba que elas podem ser perigosas!