Menu

25 Receitas de marmitas saudáveis

Ter criatividade para deixar o cardápio da semana pronto não é fácil, mas essas sugestões vão ajudar

Crédito: Pexels

Publicidade

Se você precisa trabalhar longe de casa todos os dias e não pode ter o privilégio de almoçar em casa durante a semana, é muito provável que você tenha sua própria marmita. Se isso acontecer, outra preocupação que você tem é pensar o que fazer de cardápio para os cinco dias da semana, correto? Para variar nessas escolhas e ter sempre uma opção de marmitas saudáveis pronta, inspire-se com essas ideias. 

25 Ideias de marmitas saudáveis

Você já parou para calcular quando você gasta comendo em restaurante? Tudo bem que, para sair um pouco da rotina, é delicioso, mas não dá para fazer disso a regra. Programe-se com essas sugestões de marmitas saudáveis e combine os elementos como achar melhor!

1. Bolinho salgado

Crédito: Manga com Pimenta

Para aquela segunda sem carne que você evita comer ingredientes de origem animal, esse muffin salgado é uma excelente opção. Ele leva espinafre, cenoura e aveia e pode ser acompanhamento de alguma salada ou até o seu lanche da tarde.

2. Legumes assados

Crédito: Panelinha

Marmitas saudáveis que se prezem têm que ter uma boa porção de legumes e verduras. Essa receita é prática para fazer, basta lavar, temperar e colocar tudo junto no forno e deixar por 10 minutos. A sugestão é usar pimentão, abobrinha, couve-flor e cebola, mas você pode variar conforme o que tiver na geladeira.

Publicidade

3. Wrap de frango agridoce

Crédito: Minha Casa, Minha Cara

Se você já comeu um wrap fora de casa e achou uma delícia, vai se surpreender com a facilidade de preparar esse prato. Essa opção é recheada de frango e abacaxi, o que dá suculência e um sabor adocicado que combina muito bem com a proteína. Nesse prato, você tem todos os nutrientes que precisa em uma refeição.

4. Peito de frango suculento

Crédito: Tudo Receitas

Um bom filé de peito de frango é essencial para qualquer dieta. E se você ficou com um pé atrás porque já comeu muitas vezes e quase sempre ele está ressecado, essa receita é para tirar essa sua impressão. Com uma boa marinada e o tempo certo na frigideira, não vai ter erro.

5. Chips de abobrinha

Crédito: Tudo Receitas

Um acompanhamento crocante e muito fácil de fazer: basta fatiar as abobrinhas bem fininhas, temperar e espalhar as fatias pela assadeira. São 45 minutos para assar, então aproveite para ir fazendo outras receitas para outras marmitas saudáveis.

6. Salada no pote

Crédito: Gomes da Costa

Essa receita você já pode deixar preparada para a semana toda, basta ter os potes de vidro. Também é fácil para variar os ingredientes e combinar do jeito que você achar mais gostoso. Experimente também trocar as opções de molhos para salada.

Publicidade

7. Carne moída com refogado de pimentão

Crédito: Panelinha

Uma boa receita carne moída é versátil e vai bem com quase todo acompanhamento, o que é excelente na hora de montar as marmitas saudáveis. Essa vai com pimentão refogado, mas fica ao seu gosto tirar ou substituir esse ingrediente.

8. Quibe de abóbora

Crédito: Tastemade

O quibe é outra boa opção simples de fazer. Basta preparar o recheio, hidratar o trigo e montar. Depois disso, é só deixar o forno fazer o trabalho dele. Se você quiser, na hora de montar a marmita, pode juntar uma salada ou uma patê vegano, como o feito com grão-de-bico.

9. Filé de peixe crocante

Crédito: Panelaterapia

O peixe é uma opção muito saudável e que também é muito fácil de fazer. Para essa receita, o mais complicado é juntar os ingredientes para fazer a crosta: torrada esmigalhada, sal, raspas de limão e azeite. Depois é só deixar no forno até estar dourado.

Publicidade

10. Crepioca de frango

Crédito: Blog da Mimis

Essa é aquela receita para salvar a pátria. Naqueles dias em que você está com zero vontade, ingredientes ou tempo para dedicar à cozinha, experimente essa receita, que é fácil, gostosa e nutritiva.

11. Macarrão com tomates cerejas

Crédito: Receita de Vovó

Outra receita prática para quando a despensa já não está lotada de opções. É só fazer essa receita de macarrão e adicionar tomates cereja. Leva também creme de leite e o que mais demora é fazer a massa, o que é cerca de cinco minutos. Fica bonito e delicioso.

12. Quinoa com vegetais e almôndega

Crédito: Cozinha Legal

Com muitos ingredientes saudáveis, essa receita de quinoa e almôndegas é uma refeição completa e que se adequa a muitas dietas. Fica pronto em 30 minutos e rende seis porções, ou seja, você já prepara comida para vários dias.

Publicidade

13. Mil folhas de frango cremoso

Crédito: Sem Medida

Sobrou frango do final de semana? Desfie, junte coalhada seca, azeite, pimentão vermelho, cebola roxa e mais alguns temperos no processador e já está mais da metade do trabalho feito. Essa receita também ensina a fazer uma saladinha cítrica de couve super versátil.

14. Omelete de forno

Crédito: Cozinha Arrumadinha

Aqui você vai fazer aquela mistura que, no final, fica uma refeição e tanto. Esse omelete de forno fica pronto em 20 minutos e a sugestão é que você junte cenoura, cebolinha, tomate, abobrinha e os ovos. Para dar liga, leite e queijo.

15. Frango colorido

Crédito: Panelaterapia

Sabe aquele peito de frango grelhado de todos os dias? Que tal colocar um pouco mais de cor, sabor e nutrientes nele? Então confere essa receita que leva frango, cenoura em cubinhos, vagem do tipo mais fina, picada e milho de lata escorrido.

Publicidade

16. Escondidinho de batata-doce e frango

Crédito: Amo Brócolis

Esse é um prato único, que tem sabor, textura e nutrientes para você aguentar mais algumas horinhas antes do lanche. Ele é melhor do que o feito com batata, pois tem carboidrato composto, ao contrário desta que tem carboidrato simples, saciando por menos tempo.

17. Pizza de couve-flor

Crédito: Panelaterapia

Pizza no almoço pode? Claro que sim! Se for essa pizza saudável de couve-flor ainda mais. Ela tem a massa fininha e crocante, com um sabor neutro que irá dar destaque à cobertura. Que tal adicionar peito de frango desfiado, ervilha, ovos, cebola e muito queijo? Varie as coberturas e aproveite a sua receita!

18. Lasanha de abobrinha

Crédito: Tempero Alternativo

Melhor do que almoçar uma pizza leve e sem culpa, é poder desfrutar de uma boa lasanha. Essa é feita com massa de abobrinha, alternada com molho e queijo, de dar água na boca. Pode também variar nos recheios, em dias diferentes, com carne moída, frango, camarão, tofu e muito mais.

Publicidade

19. Quiche lowcarb sem glúten

Crédito: Blog da Mimis

Um ótimo acompanhamento, é rico em minerais e vitaminas essenciais, além de poder ser usado em dieta low carb e com restrições de glúten. Essa receita leva recheio de lombinho e alho poró, sendo o ideal para aqueles dias em que você quer dar uma variada na marmita.

20. Frango com legumes na pressão

Crédito: Guia da Cozinha

Super fácil de fazer, essa receita fica pronta rapidinho, precisando apenas colocar tudo na panela de pressão e pronto. Leva além do frango, mandioquinha, cenoura, batata, mandioca, abobrinha, abóbora, couve e ervilha torta.

21. Farofa saudável

Crédito: Blog da Mimis

Faça também essa farofa especial, que não leva farinha de mandioca e ainda por cima nutre e dá saciedade. Pode fazer e colocar em um saquinho de geladinho (sacolé), para misturar somente na hora de comer, sendo um excelente opção para variar o cardápio, sem perder em qualidade.

Publicidade

22. Pizza de carne moída

Crédito: Panelaterapia

Essa é uma receita prática, para os dias em que você não quer perder tempo na cozinha e preparar algo diferente para colocar na marmita da semana. Fica parecendo uma pizza, com a base de carne e cobertura maravilhosa de queijo, que simplesmente derrete na boca.

23. Ensopado de grão-de-bico e abóbora

Crédito: Blog da Lu

Feito com curry, um delicioso tempero que tem por base diversas especiarias, incluindo a cúrcuma, excelente remédio natural, esse ensopado de grão-de-bico e abóbora é um excelente acompanhamento para sua marmita.

24. Risoto integral de camarão

Crédito: Blog da Mimis

Para aquele dia em que você quer algo mais elaborado, saboroso e nutritivo, faça a receita de risoto integral com camarão e abobrinha. Só é importante manter a marmita em ambiente refrigerado (como um frigobar) até a hora da refeição, pois o camarão estraga muito rapidamente.

Publicidade

25. Brigadeiro de biomassa de banana verde

Crédito: Blog da Mimis

Claro que tem que ter a sobremesa! E o que melhor do que um delicioso e nutritivo brigadeiro de biomassa de banana verde? Gostoso, saudável e irresistível, essa receita nutre, sacia e ainda ajuda seu cérebro a se concentrar melhor no trabalho.

Leave a Reply

Sair da versão mobile