em

Azeite ou óleo: qual o melhor para fritar?

Descubra qual dos dois tipos é o mais indicado para realizar suas frituras.
azeite ou óleo na fritura

Fritar com óleo ou com azeite, qual o melhor? Esse é um assunto polêmico. Ao longo dos últimos anos essa é uma dúvida que tem surgido com frequência nas casas dos brasileiros. Estudos recentes parecem ter achado uma resposta para essa pergunta e chegaram à conclusão de que o que importa mesmo é se o produto é refinado ou virgem.

Mito ou verdade?

Todo mundo sabe que o azeite de oliva extravirgem é muito rico em gorduras boas e antioxidantes. Elas fazem bem ao coração e aos vasos sanguíneos. Ao contrário do que se pensa, aquecer o azeite não quer dizer que as propriedades benéficas sejam perdidas.

Estudos comprovam que 80% dos antioxidantes se mantêm após fritura ou aquecimento. Além disso, a gordura boa do azeite de oliva não sofre alterações. E o mais importante: não há formação de gordura trans ou ácidos graxos saturados quando o azeite é aquecido. Dessa forma, não há qualquer problema em usá-lo para frituras.

Refinado ou virgem?

Os estudos mostram ainda que óleos específicos para fritura têm a mesma ou maior resistência ao calor do que o azeite. Dessa forma, o que importa é o processamento do produto que você vai usar. Em outras palavras, esteja atento a se ele é refinado ou virgem.

Especialistas apontam que o ideal é usar os óleos refinados. Eles são mais seguros para cozinharem em alta temperatura, pois seu ponto de desintegração é mais elevado que o do azeite extravirgem.

Portanto a dica é alternar. Ainda que o azeite possa ser usado em frituras, prefira usá-lo para refogar alimentos. Óleos específicos para fritura são mais resistentes a temperaturas mais elevadas, além de mais baratos, sendo uma escolha mais acertada nessas horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Artrose: a doença que desgasta os joelhos e as articulações
causas da lombalgia
Lombalgia: problema que atinge a parte baixa da coluna