em

AmeiAmei

Dicas e truques de maquiagem para pele oleosa

Não é porque você tem a pele oleosa que não pode usar maquiagem. Veja como cuidar da sua pele e ficar bonita
maquiagem para pele oleosa
Crédito: Freepik

Quem disse que pele oleosa não pode ser maquiada? Tudo bem que esse tipo de pele requer alguns cuidados especiais. Mas isso não quer dizer que você não possa realçar a sua real beleza com os produtos certos. Descubra agora algumas dicas de maquiagem para pele oleosa e se surpreenda com o resultado.

Para começar é preciso saber que a pele oleosa é uma decorrência de diversos fatores. Pode ser por motivos hormonais, como ocorre na adolescência e na menopausa. Pode ser um fator genético ou também por falta de cuidado.

Tenha em atenção também que o excesso de limpeza da pele causa efeito rebote. Quanto mais você lava o rosto, mais oleosidade a pele produz, pois a oleosidade serve como proteção. Um bom jeito de saber qual a origem da sua oleosidade é visitar um dermatologista. Então, assim que souber a razão da sua pele ser oleosa, pode começar a seguir essas dicas.

Dicas de maquiagem para pele oleosa

Um dos maiores problemas de usar maquiagem para quem tem pele oleosa é que os produtos parecem desaparecer da pele ao longo do dia. A sensação é de que você está derretendo, mesmo sem suar.

Também pode acontecer de desenvolver mais acne e cravos da noite para o dia, literalmente. Contudo, isso só acontece com quem usa os produtos errados, ou seja, para outro tipo de pele que não seja a oleosa. É importante, ainda, ter outros cuidados durante todo o processo de maquiar e demaquilar.

1. Preparação da pele

É muito importante que, antes de se maquiar, você lave o rosto da forma mais adequada. Lembre-se que não deve usar muito sabonete nem produtos abrasivos, pois eles ressecam demais a sua pele, fazendo com que você produza mais sebo.

Depois da lavagem, com a pele úmida, aplique um hidratante recomendado por um especialista. Pele oleosa não significa pele hidratada. Em seguida, seu protetor solar diário. É bom optar por um que tenha efeito matte, ou seja, antibrilho. Esses hidratam sem deixar uma camada de gordura extra. A sua pele absorve rápido e fica sequinha.

2. Aplicação do primer

O próximo passo é escolher um primer. Esse produto geralmente vem em forma de creme, sérum ou gel. Ele serve para fixar a maquiagem. Nesse caso é melhor em gel. Mas nada impede que você use outros tipos, desde que sejam apropriados para o seu tipo de pele.

Quem usa primer e tem a pele oleosa pode e deve dispensar o corretivo. Se você tem manchas ou acne para esconder, procure um primer com tonalidade.

3. Troque a base pelo pó

troque a base pelo pó
Crédito: Pxhere

Mesmo existindo muitos tipos de maquiagem para pele oleosa, a base pode não ser uma boa pedida. Aliás, tudo que tem textura de creme poderá deixar o seu rosto muito brilhoso. Uma boa ideia é trocar esse produto por um pó mineral compacto.

Existem muitos pós que, inclusive, são naturais. Se você prefere opções naturais, pode até usar Maizena em vez de pó. Use aquela almofadinha e aplique um pouco do amido de milho em cima do primer. Funciona como o antigo pó de arroz.

4. Espalhe bem a base

Se você precisar ou fizer questão de aplicar base líquida, não esqueça de espalhá-la bem na pele. Não deixar pontos com acúmulo de produto, além de ser visivelmente mais bonito, impede que os poros fiquem sobrecarregados com produto. Com um pincel, esponjinha ou com as mãos, esfume bem até que a pele tenha absorvido todo o produto.

5. Escolhas os utensílios adequados

Não é só na escolha da maquiagem para pele oleosa que deve ter atenção. Os utensílios para aplicação também fazem diferença no resultado. Prefira pincéis a esponjas. Além de eles distribuírem melhor os produtos, são fáceis de lavar e de secar.

Veja também: como limpar pincel de maquiagem

6. Aposte no poder da natureza

Além dos cuidados já mencionados, você também pode aderir a alguns truques simples para o dia a dia. Uma boa ideia é juntar algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca ao seu primer, pois ele tem efeito bactericida e anti-inflamatório. Ele também atua como antifúngico e previne vários problemas dermatológicos.

7. Cuidado com as sombras

cuidado nos pequenos detalhes
Crédito: Unsplash

Outra coisa importante é evitar sombras, especialmente as cremosas. As chances de escorrer e de derreter são grandes. Se quiser usar, aplique um fixador seco por cima. Existem muitos desses em spray em lojas especializadas.

8. Para preencher as sobrancelhas

Na hora de delinear as sobrancelhas para que fiquem com um desenho mais bonito, prefira produtos em forma de lápis em vez de usar opções em pó, pois eles fixam melhor e por mais tempo, evitando que você tenha que retocar várias vezes ou se preocupar se o desenho está sumindo.

9. Produtos à prova d’água

Rímel, delineador e lápis de olho devem ser à prova d’água. Assim, não corre o risco de ficar com os olhos manchados ao estilo urso panda ao longo do dia.

10. Cuide dos lábios

Fazer maquiagem para pele oleosa também inclui cuidar dos lábios. As bordas dos lábios também ficam oleosas com o passar das horas e o batom pode começar a borrar. Para evitar esse incômodo, aplique uma camada fina de pó translúcido por cima do batom.

11. Sempre remova a maquiagem

Jamais vá para a cama usando a maquiagem. Além de sujar a fronha, sua pele vai ficar muito mais oleosa e até com acne no dia seguinte. Durante a noite, o corpo todo passa por um processo de reparação e a sua pele precisa estar limpa e desobstruída para se regenerar durante o sono.

Na hora de remover a maquiagem, se quiser uma opção natural, prefira o óleo de coco aos cremes normais à venda no supermercado. O óleo de coco é mais saudável e, apesar de oleoso, não prejudica a sua pele. Outra opção depois de aplicar o demaquilante é passar uma boa camada de água micelar para remover o que ainda sobrou de sujeira.

Veja também: tônico ou água micelar, qual o melhor?

Como cuidar da pele oleosa?

Converse com o seu médico antes de escolher qual usar. Hoje há uma enorme gama nas farmácias e nas revistinhas das consultoras de produtos específicos para esse tipo de pele. O melhor é optar pelos produtos de pH neutro, como sabão líquido para bebê. Eles não removem toda a oleosidade, mas também não ressecam demais a pele.

Não compartilhe suas toalhas e acessórios com outras pessoas. Quem tem pele que produz mais sebo acaba por ter acne, e as espinhas são facilitadoras para outras inflamações. Outra coisa que não deve fazer é tentar espremê-las.

Se estiver com muitas espinhas, talvez seja melhor deixar a maquiagem para pele oleosa de lado por uns dias, pois a pele precisa respirar. Além disso, beba muita água, tenha uma alimentação e um estilo de vida saudável. O que você come também se reflete na sua pele.

Para cuidar direitinho da sua pele oleosa no dia a dia, veja mais essas dicas de quem é profissional no assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas com clara de ovo ideias
12 Receitas com clara de ovo doces e salgadas
presentes para idosos
20 Ideias de presentes para idosos