em

Dicas e truques de maquiagem para pele oleosa

Não é porque você tem a pele oleosa que não pode usar maquiagem! Veja como cuidar da sua pele e ficar bonita!
dica de maquiagem para pele oleosa
Crédito: Freepik

Quem disse que pele oleosa não pode ser maquiada? Tudo bem que esse tipo de pele requer alguns cuidados a mais. Mas isso não quer dizer que você não possa realçar a sua real beleza com produtos. Descubra aqui algumas dicas de maquiagem para pele oleosa e se surpreenda com o que você pode fazer na sua casa.

Para começar, é preciso primeiro saber que a pele oleosa é uma decorrência de diversos fatores. Pode ser por motivos hormonais, como ocorre na adolescência e na menopausa. Pode ser um fator genético ou também por falta de cuidado.

Atenção! Cuidado em excesso com a pele também causa efeito rebote. Quanto mais você lava o rosto, mais oleosidade produz. Um bom jeito de saber qual a origem da sua oleosidade é visitar um dermatologista. Então, assim que souber o porquê da sua pele oleosa, pode começar a seguir essas dicas!

Dicas de maquiagem para pele oleosa

Um dos maiores problemas de usar maquiagem para quem tem esse tipo de pele é que a tendência é ela sumir ao longo do dia. Parece que você está derretendo, mesmo sem suar ou morrer de calor.

Também pode acontecer de desenvolver mais acne e cravos literalmente da noite para o dia. Contudo, isso só vai se suceder se você não tiver os devidos cuidados e procurar os produtos adequados.

1. Preparação da pele

É muito importante que, antes de se maquiar, você lave o rosto da forma mais adequada. Lembrando que não deve usar muito sabão nem produtos abrasivos, pois isso ressecará demais a sua pele, fazendo com que você produza mais sebo.

Depois disso, com a pele úmida, aplique o seu protetor solar diário. É bom optar por um que seja efeito matte, ou seja, antibrilho. Esses hidratam sem deixar uma camada de gordura extra. A sua pele absorve rápido e fica sequinha.

Aí é escolher um primer. Esse produto geralmente vem em forma de creme, serum ou gel. Ele serve para fixar a maquiagem. No seu caso, é melhor um em gel. Mas nada impede que você use outros tipos, desde que sejam apropriados para o seu tipo de pele.

Quem usa primer e tem a pele oleosa pode e deve dispensar o corretivo. Se você tem manchas ou acne para esconder, procure um primer com tonalidade.

2. Troque a base pelo pó

troque a base pelo pó
Crédito: Pxhere

Mesmo existindo muitos tipos de maquiagem para pele oleosa, a base nunca será uma boa pedida. Aliás, tudo que tem textura de creme poderá deixar o seu rosto muito brilhoso. Evite a todo custo. Uma boa ideia é trocar esse elemento por um pó mineral compacto.

Existem muitos pós que inclusive são naturais e saudáveis. E se você for mais natureba, pode até usar Maizena em vez de pó. Isso mesmo! Use aquela almofadinha e aplique um pouco do amido de milho em cima do primer. Funciona como o antigo pó de arroz.

E lembre-se de levar esse aliado com você onde for. Se a ideia é ficar maquiada um bom período de tempo, será preciso retocar. Principalmente na zona T, onde há mais oleosidade.

3. Escolhas bem os utensílios

Não é só na escolha da maquiagem para pele oleosa que deve ter atenção. Os utensílios também! Prefira pincéis a esponjas. Além de eles distribuírem melhor os produtos, são fáceis de lavar e de secar. As esponjas absorvem a oleosidade da sua pele e a espalham para outras zonas. É isso que faz você ter mais acne após um dia de festa.

Sempre lave aquilo que você puder das suas coisas. Isso evita a contaminação e permite que você tenha uma pele mais saudável.

4. Aposte no poder da natureza

Você pode, por exemplo, englobar alguns truques simples para o dia a dia. Uma boa ideia é juntar algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca ao seu primer. O óleo da árvore-do-chá tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório. Ele também atua como antifúngico e previne vários problemas dermatológicos.

Na hora de remover a maquiagem, prefira o óleo de coco aos cremes normais à venda no supermercado. O óleo de coco é mais saudável e, apesar de oleoso, não prejudica ainda mais a sua pele. Pelo contrário, ele também atua como um anti-inflamatório natural.

5. Cuidado nos pequenos detalhes

cuidado nos pequenos detalhes
Crédito: Unsplash

Outra coisa importante é evitar sombras, especialmente as cremosas. As chances de escorrer e de derreter são grandes. Se precisar usar, aplique um fixador seco por cima. Existem muitos desses em spray em lojas especializadas.

Rímel, delineador e lápis de olho devem ser à prova d’água. Assim, não corre o risco de ficar com um olho maquiado e outro não.

Como cuidar da pele oleosa?

Mesmo que você não use muita maquiagem, terá de ter alguns cuidados específicos com a sua pele. Por exemplo: nada de dormir maquiada, jamais! Isso entope ainda mais os poros, fazendo com que sua pele fique mais oleosa e sensível.

Evite sabonetes muito abrasivos. Os específicos para esse tipo de pele tem um efeito secante que pode ser prejudicial. Converse com o seu médico antes de escolher qual usar. O melhor é optar pelos produtos de pH neutros, como sabão líquido para bebê. Eles não removem toda a oleosidade, mas também não ressecam demais a pele.

Não compartilhe suas toalhas e acessórios com outras pessoas. Quem tem pele mais sebosa acaba por ter acne, e as espinhas são facilitadoras para outras infecções. Outra coisa que não deve fazer é tentar espremê-las.

E se estiver com muitas espinhas, talvez seja melhor deixar a maquiagem para pele oleosa de lado por uns dias. A pele precisa respirar! Ficar sem nada é um santo remédio. E, claro, beba muita água, tenha uma alimentação e um estilo de vida saudável. O que você come também se reflete na sua pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Aprenda a colocar unhas de porcelana em casa
Conheça o método Marie Kondo para organizar a casa