manjerona
Crédito: Pixabay
em

Manjerona: o que é e para o que serve essa erva aromática

A manjerona muitas vezes é confundida com o orégano. Entretanto, possui algumas características diferentes. Conheça os benefícios

Saiba quais são os benefícios da manjerona para a sua saúde e como consumir corretamente.
Nativa da Europa, ela cresce em praticamente todos os cantos do planeta. Tem um aroma agradável e forte, seu nome científico é Origanum Majorana L, que significa felicidade nas montanhas.

Benefícios da manjerona

São muitos os benefícios da manjerona para a sua saúde, principalmente porque ela é rica em antioxidantes, deixando o seu corpo protegido de diversas doenças, incluindo cardiovasculares.

1. Efeito calmante

O chá da erva é famoso por combater o estresse e a ansiedade, produzindo um efeito calmante que ajuda também na luta contra a insônia. O que aumenta o bem-estar do corpo de uma forma geral.

Pode ser utilizado também o óleo essencial na aromaterapia, fazendo com que o sistema nervoso simpático reduza seu ritmo de trabalho, estimulando o parassimpático, que é responsável pelo relaxamento e descanso.

2. Ajuda a tratar doenças respiratórias e afins

Muitas culturas usam a erva para aplacar doenças oportunistas, que podem causar desde resfriados, até sinusites, asma e gripes. Isso devido às propriedades antivirais e anti-inflamatórias, que ajudam o organismo a se recuperar mais rapidamente.

Além disso, ela é um excelente expectorante, ajudando assim a limpar as vias aéreas superiores, desobstruindo a passagem para que o ar possa circular normalmente, através da eliminação do muco em excesso nas mesmas. O tratamento é facilitado também pela presença da saponina.

3. Rica em vitamina K

manjerona
Crédito: Bamby

É rica em vitamina K, que é responsável pelo bom funcionamento de vários processos importantes do corpo, especialmente a coagulação do sangue, sendo importante para evitar doenças cardiovasculares.

Sem contar que ela também ajuda os ossos e é eficaz na prevenção de pedras nos rins, pois ajuda a fixar o cálcio nos ossos ao invés de deixá-lo solto no organismo.

4. Melhora a digestão

Ela possui substâncias que ajudam a regular o sistema digestivo, aliviando dores de estômago, enjoo, náuseas e infecções intestinais. Seu consumo estimula as glândulas salivares, melhorando a primeira fase do processo de digestão de alimentos, além da produção da bílis e ácido gástrico.

Ajuda também a normalizar os movimentos peristálticos, fazendo com que o intestino passe a funcionar mais corretamente, estimulando a eliminação do bolo fecal. Da mesma forma, combate espasmos, aliviando as dores intestinais durante processos de diarreias, cólicas e afins.

5. Boa para o coração

Ela também é rica em potássio e cálcio, substâncias que ajudam o corpo a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial estáveis, dada a regulação da quantidade de sal nas células, equilibrando assim o processo da bomba de sódio e potássio.

A presença dos antioxidantes também ajuda a deixar o coração saudável, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais flexíveis e dilatados, ajudando na circulação do sangue e facilitando o seu bombeamento, controlando assim a pressão arterial.

6. Alivia dores menstruais

A manjerona também é muito usada para combater os sintomas da menopausa e regular o ciclo menstrual. Especialmente durante o período de TPM, quando o corpo fica sobrecarregado de estímulos, sofrendo com cólicas e diversas fontes de mal estar, onde o chá pode ajudar bastante.

Usar o óleo dessa erva na região do abdome e massagear delicadamente também ajuda a aliviar a cólica, pois o mesmo é excelente para combater espasmos musculares, relaxando e aliviando as dores.

Propriedades nutricionais

Além de ser rica em antioxidantes, a manjerona é excelente para a saúde por causa da sua composição nutricional. A cada colher (sopa) da erva desidratada, você encontra 0,9 g de carboidratos e 0,1 g de gordura.

Além disso, contém proteína, fibras dietéticas, vitamina k, ferro, manganês, cálcio e vitamina A, fazendo com que se torne uma excelente opção tanto para colocar na comida quanto para fazer o chá.

Como consumir

manjerona
Crédito: Dobruchut

É bastante versátil, podendo ser utilizada fresca ou seca, em chás e na comida, bem como em forma de óleo essencial, para massagens e na aromaterapia.

Sua versão fresca fica perfeita em molhos para massas, pizzas, carnes vermelhas ou brancas, cachorro quente mais elaborado e muitas outras receitas. Seca também pode ser utilizada, porém com mais suavidade.

Como fazer chá de manjerona

Agora que você já sabe quais são os benefícios do chá para a saúde, veja como fazer corretamente:

Ingredientes

Água: 1 litro;
Manjerona: 10 g (secas) ou 20g (frescas).

Modo de preparo

  1. Ferva a água e acrescente as folhas;
  2. Deixe em infusão no fogo por 10 minutos, tampado, deixando esfriar;
  3. Coe e adoce com mel.

Você pode tomar o chá até três vezes por dia. Se quiser, pode tomar gelado também, acrescentando pedrinhas de gelo.

Lembre-se que as dicas do site não substituem uma consulta médica, então sempre peça autorização de um profissional de confiança antes de começar qualquer tratamento, mesmo que natural.

Diferença entre manjerona e manjericão

A manjerona pode ser confundida com orégano as vezes, por sua similaridade no formato e sabor, mas são plantas diferentes. Da mesma forma, há confusão entre ela e o manjericão.

Ela tem uma característica palatável mais adocicada do que o orégano, assim como é muito mais delicada do que o manjericão, com uma presença mais marcante no alimento.

Suas folhas são bem menores e menos largas do que as do manjericão, apesar do formato do pé e das ramificações serem similares. Outro ponto é que o excesso de manjericão batido no molho pode amargar, já com a manjerona isso não acontece, pois tem sabor mais suave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

invade casa e faz faxina

Invasor entra em casa, faz faxina e sai sem roubar nada

Pai de cinco adota mais 4 e luta pelo 10º filho

Pai de cinco adota mais 4 e luta pelo 10º filho