em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

7 Doenças que causam manchas vermelhas na pele

Se você notou manchas na sua pele, de cor avermelhada, agende uma consulta médica e observe se há mais sintomas

manchas vermelhas na pele
Crédito: Pixabay

É bem comum ver manchas vermelhas na pele quando a causa é uma picada de mosquito, por exemplo. É o tipo de mancha considerada normal e sem riscos quando o inseto não é venenoso. Mas existem outras causas para manchas avermelhadas surgirem, que devem ser consideradas junto com os demais sintomas que o paciente apresentar. Veja a seguir quais são as principais doenças que deixam essas manchas.

Veja também: conheça os sintomas e como tratar brotoeja

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser?

sete causas de manchas vermelhas na pele
Crédito: MedPrev

A menos que as manchas vermelhas que surgirem na pele sejam mesmo por uma causa que claramente é inofensiva, o ideal é ir ao médico. Somente o profissional poderá analisar elas e os demais sintomas, caso haja, para identificar o que está acontecendo. Ainda assim vale a pena conhecer quais são as causas mais comuns.

1. Reação alérgica

No caso da picada de inseto em uma pessoa não alérgica, a mancha vermelha será bem localizada e vai durar algumas horas, no máximo. Já se a picada for em uma pessoa alérgica, as manchas podem causar graves sintomas.

Dependendo do nível de alergia da pessoa a determinada picada ou mesmo a outros agentes alérgenos, ela pode precisar ir à emergência. Não é só a pele que manifesta os sintomas com manchas avermelhadas e erupções. Também ficam afetados a respiração, a visão e, às vezes, o sistema gastrointestinal.

Quando o assunto é alergia, há muitos detalhes para analisar em um tratamento prolongado. Mas para tratar um caso isolado o médico irá prescrever anti-histamínicos (remédio para bloquear as histaminas que causam reações alérgicas) e, caso necessário, medicação para dor.

2. Zika

A popular doença Zika, causada pelo mosquito Aedes aegypti, se manifesta por meio de sintomas como pintas avermelhadas e levemente elevadas por todo o corpo, além de coceira. Elas surgem, geralmente, três dias depois da picada, começando pelo rosto e se espalhando pelo corpo todo.

É importante ir ao médico para acompanhar a evolução da doença e receber o tratamento adequado que normalmente consiste em repouso, hidratação constante e medicamentos para dor e outros sintomas que possam estar incomodando até a doença ir embora.

3. Micose

A micose é uma doença de pele causada por fungos. Ela ocorre muitas vezes nas unhas e acaba afetando a região em volta da unha. Os sintomas variam de acordo com o tipo de fungo, mas geralmente são unha amarelada e oca por baixo, muita coceira e manchas vermelhas na região afetada por causa da irritação causada. Pode haver também o surgimento de pequenas bolhas com líquido dentro e descamação da pele.

4. Eczema

O eczema também é uma doença dermatológica que pode ser aguda ou crônica. Algumas pessoas o sentem repentinamente e quando percebem os sintomas já passaram, enquanto outras pessoas sentem os sintomas de forma progressiva e prolongada. Esses sintomas são muita coceira, vermelhidão em pontos do corpo, onde formam-se bolhas que estouram, secam e deixam a pele daquela área mais grossa e escamosa.

O eczema não tem cura, mas tem tratamento para que os sintomas sejam mantidos sob controle. Em primeiro lugar é preciso consultar um dermatologista para ele identificar de que tipo se trata. Só depois ele vai determinar o melhor tratamento que pode ser com pomadas corticoides, antialérgicos ou até antibióticos, conforme o caso.

5. Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória e crônica, não contagiosa e de causa desconhecida. Existem alguns tipos diferentes que apresentam características específicas, por isso é essencial ir ao médico antes de fazer qualquer tratamento, mesmo que seja natural.

Entre os principais sintomas dessa doença estão as manchas vermelhas na pele, descamação, pele ressecada em excesso, podendo causar rachaduras e sangramento, muita coceira, ardência e dor no foco da inflamação.

Os tratamentos, assim como no eczema, variam depois do diagnóstico correto. Podem ser tópicos com medicamentos para aplicar na pele e reduzir a inflamação e os sintomas. Também podem ser sistêmicos, com medicação via oral ou injeção. Há ainda opções de tratamentos com exposição à luz ultravioleta.

6. Rubéola

Você já deve ter ouvido falar da rubéola, uma doença causada pelo Rubella vírus e que é altamente contagiosa, em especial entre as crianças. Essa doença é prevenida com vacina e fica mais perigosa quando afeta gestantes por causa do risco que oferece ao bebê.

As manchas vermelhas na pele são o principal sintoma, junto com febre, dores musculares, de cabeça, dificuldade para engolir e respirar, além de olhos vermelhos.

O tratamento não é específico para a doença, e sim para amenizar os sintomas até que o vírus vá embora. É importante ficar de repouso e isolado para evitar o contágio. Por esse mesmo motivo a pessoa não deve compartilhar nenhum objeto com outras.

7. Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico que produz anticorpos em excesso quando a pessoa é exposta a determinados agentes. Esses anticorpos excessivos começam a atacar outros sistemas do corpo, gerando sintomas como manchas vermelhas na pele (principalmente no rosto), alterações hormonais, sensibilidade ao sol, disfunção renal e até problemas neurológicos.

O tratamento depende de uma investigação aprofundada por parte do médico para, primeiro, descobrir qual tipo da doença está afetando o paciente. Depois, o tratamento é determinado de forma individual, conforme os sintomas da pessoa.

É comum recomendar que a pessoa evite o sol, nunca saia sem protetor solar e evite as situações que podem desencadear os sintomas, como estresse ou certos medicamentos. É um processo lento de descobertas que a pessoa precisa ficar atenta para começar a moldar seu estilo de vida na intenção de manter a doença adormecida.

10 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

geladinho gourmet

Geladinho gourmet: 10 receitas para aprender e fazer uma renda extra

dicas de como organizar a casa

Como organizar a casa: 15 dicas para trazer bem-estar e praticidade à rotina