em

AmeiAmei FofoFofo

Mamoncillo: conheça os benefícios dessa fruta

Mais uma fruta que já é possível cultivar no Brasil para obter seus benefícios à saúde
mamoncillo
Crédito: Wikimedia Commons

O mamoncillo é uma fruta da espécie Melicoccus Bijugatus nativo de regiões da América Central, Caraíbas, Colômbia e Caribe. A fruta tem um tamanho pequeno e é bem redondinha, semelhante à jabuticaba, porém sua casca é verde e a polpa é amarelada. O sabor tem um toque de acidez e, a textura, de adstringência (quando trava na boca), embora seja suculenta. Outra fruta parecida é a pitomba, mas não são a mesma coisa.

Benefícios para a saúde

propriedades do mamoncillo
Crédito: Sou Agro

Se nunca experimentou, veja quais os benefícios dessa fruta para a saúde, assim não perderá a oportunidade de provar quando pegar uma nas mãos.

Redução do açúcar no sangue

Seja para prevenir o diabetes ou ajudar a manter a doença sob controle, ele é útil. Ele contém aminoácidos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Seu efeito é melhor quando ingerido dentro de uma rotina alimentar balanceada.

Fornecimento de vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são essenciais para a manutenção da saúde, mas produzidas em pouca quantidade pelo organismo. Por isso, é preciso comê-las. Elas atuam na conversão de alimentos em energia, melhoram o sistema imunológico, combatem o estresse, atuam na tonicidade dos músculos, previnem o envelhecimento das células e muito mais. No mamoncillo encontram-se vitaminas B1, B3, B6 e B12.

Colabora no tratamento contra o câncer

A fruta sozinha não pode ser considerada a cura para o câncer. Mas é muito importante consumir alimentos que ajudem a prevenir essa doença e também a tratá-la, em combinação com o tratamento da medicina tradicional. Existem no mamoncillo propriedades que atuam no bloqueio da proliferação de células cancerosas, então a fruta pode ser uma aliada para quem sofre com a doença.

Ação anti-inflamatória e imunoprotetora

Manter uma alimentação saudável, um estilo de vida ativo e incluir o mamoncillo no dia a dia ajuda a evitar inflamações pelo corpo, é bom para fortalecer o sistema imunológico, tratar sintomas de gripe, resfriado, dor de garganta e infecções respiratórias.

Promove o relaxamento

As vitaminas do complexo B também ajudam a melhorar as funções cerebrais, aliviando o estresse e contribuindo com o relaxamento, o que é essencial para quem sofre com insônia e ansiedade.

Protege gestantes e bebês

A vitamina B6 é muito importante para a formação do tubo neural do feto que, se for bem formado, pode resultar em deficiência grave no bebê. Essa vitamina também protege a mãe contra doenças, mantendo seu sistema imunológico mais fortalecido para impedir o ataque de bactérias e vírus.

Ajuda a emagrecer

Por ser uma fruta com baixas calorias e muitas fibras, é uma boa aliada para inserir em um plano alimentar de emagrecimento.

Como consumir

Há várias formas de consumir a fruta. A mais prática é comer a fruta in natura, do modo como é colhida do pé. Pode ser descascado e usado para complementar salada de fruta, salada de verdura, fazer conserva, misturar em receitas de sucos, vitaminas, sorvetes caseiros e muito mais.

Suas sementes também são úteis, podendo ser torradas e moídas para incluir em receitas, assim com se faz com a chia e a linhaça, por exemplo. É uma ótima forma de enriquecer receitas e também para fazer chás que ajudam a aliviar dores estomacais.

Como plantar mamoncillo

É possível cultivar mamoncillo no Brasil, pois o clima é propício ao desenvolvimento da planta. Ela pode ser plantada como semente ou muda, comprada em lojas agropecuárias ou floriculturas.

O plantio deve ser feito em um solo bem fértil e com boa drenagem, em cidades de clima tropical ou subtropical, com cuidado para manter a terra sempre adubada. Em pomares domésticos a árvore pode atingir até 10 metros, sendo que o Brasil não é o seu habitat natural, do contrário cresceria até 30 metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
grãos integrais
Os benefícios dos grãos integrais à saúde
pudim de claras receitas
Receitas de pudim de claras para sobremesa